quarta-feira, 1 de julho de 2015

DRE GUAIANASES - Curso de Formação Continuada: “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/07/2015 – PÁGINA 61
COMUNICADO Nº 22, DE 22 DE JUNHO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICAa realização do Curso de Formação Continuada: “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”;

JUSTIFICATIVA: Diante da necessidade do reconhecimento que crianças e adolescentes são sujeitos e cidadãos no tempo presente, e não apenas alguém a ser preparado para o futuro e, pressupondo a interdisciplinaridade como um trabalho integrado envolvendo as áreas do conhecimento, com vistas a garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem, realizaremos uma ação formativa para os educadores dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, discutindo práticas que valorizam a integração dos saberes, numa concepção de organização curricular em espiral, inclusiva, investigativa e crítico – emancipatória, pautada em princípios éticos, políticos e estéticos, visando o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, considerando-os como protagonistas do processo educativo, como propõe o “Programa Mais Educação São Paulo” e a Portaria Nº2.551 de 10 de abril de 2015.

OBJETIVOS: - Promover conjunto de reflexão com os professores dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral para a construção de uma prática curricular interdisciplinar, baseada na investigação, na autoria, no trabalho coletivo e nos esforços de superação da fragmentação do saber; - Subsidiar o processo de elaboração de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social, tendo em vista fomentarem a participação cidadã e o posicionamento crítico, responsável e construtivo dos estudantes; - Estimular e fomentar a reflexão, a partir das áreas do conhecimento, sobre possibilidades metodológicas que considerem os princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, mobilizando esforços coletivos para o desenvolvimento de práticas inventivas/criativas, autônomas e experimentais.

CONTEÚDOS: - O Projeto Político-Pedagógico em consonância com o Programa Mais Educação São Paulo, como instrumento desencadeador de práticas integradoras no cotidiano escolar, na perspectiva do currículo crítico e emancipatório;
- Ciclos de Aprendizagem; - Interdisciplinaridade e autoria; - Diversidade cultural, étnica, popular, infantil, adolescência e escolar; - Avaliação para a aprendizagem no contexto interdisciplinar e autoral.

METODOLOGIA: Formação presencial pautada na escuta e na dialogicidade, na problematização da ação docente (ação-reflexão-ação) favorecendo a reflexão sobre a teoria e as práticas docentes e o diálogo entre o conhecimento produzido e o que está em construção na Rede Municipal de Ensino.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I regente, em complementação de jornada e/ou módulo no Ciclo Interdisciplinar e Professores de Ensino Fundamental II e Médio regentes, em complementação de jornada e/ou módulo que atuam nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, jurisdicionados à DRE Guaianases.

VAGAS: 1.890, distribuídas em 45 turmas. Sendo 42 vagas por turma.

CARGA HORÁRIA: 16 horas, distribuídas em quatro encontros de 4 horas.
LOCAL:
Polo 1: CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 – Cid. Tiradentes;
Polo 2: ETEC de Saúde Prof. Makiguti - Av. dos Metalúrgicos, 1945 – Cid. Tiradentes;
Polo 3: EMEFM Oswaldo Aranha B. de Mello - Av. dos Metalúrgicos, 1155 – Cid. Tiradentes;
Polo 4: CEU Inácio Monteiro - Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N - Cohab Inácio Monteiro.

CRONOGRAMA: De agosto a dezembro de 2015
Polo 1 – Datas: 04/08/15 – Manhã: T1, T2, T7, T8, T9, T10, T14, T15, T18, T19, T22 e T23.
Polo 1 – Datas: 04/08/15 – Tarde: T3, T4, T5, T6, T11, T12, T13, T16, T17, T20 e T21.
Polo 1 – Datas: 05/08/15 – Manhã: T24, T27, T28, T31, T32, T33, T36, T37, T40, T41, T42 e T45. Polo 1 – Datas: 05/08/15 – Tarde: T25, T26, T29, T30, T34, T35, T38, T39, T43 e T44.

Polo 2 – Datas: 14/09 e 09/11 – Manhã: T1, T8 e T9 – Tarde: T3, T11 e T12.
Polo 2 – Datas: 16/09 e 11/11 - Manhã: T7 e T10 – Tarde: T5 e T13
Polo 2 – Datas: 18/09 e 12/11 - Manhã: T18 e T19 – Tarde: T16, T20 e T21
Polo 2 – Datas: 21/09 e 13/11 - Manhã: T22 e T23 – Tarde: T25 e T26
Polo 2 – Datas: 22/09 e 16/11 - Manhã: T24 e T27 – Tarde: T29
Polo 2 – Datas: 24/09 e 12/11 - Manhã: T14
Polo 2 – Datas: 24/09 e 19/11 - Manhã: T31, T32 e T33 – Tarde: T34 e T35
Polo 2 – Datas: 28/09 e 23/11 - Manhã: T36 e T45 – Tarde: T38
Polo 2 – Datas: 29/09 e 26/11 - Manhã: T40, T41 e T42 – Tarde: T43 e T44

Polo 3 – Datas: 14/09 e 09/11 - Manhã: T2 – Tarde: T4
Polo 3 – Datas: 16/09 e 11/11 - Tarde: T6
Polo 3 – Datas: 18/09 e 12/11 - Manhã: T15 – Tarde: T17
Polo 3 – Datas: 22/09 e 16/11 - Manhã: T28 – Tarde: T30
Polo 3 – Datas: 28/09 e 23/11 - Manhã: T37 – Tarde: T39

Polo 4 – Datas: 14/12/15 – Manhã: T1, T2, T7, T8, T9, T10, T14, T15, T18, T19, T22 e T23.
Polo 4 – Datas: 14/12/15 – Tarde: T3, T4, T5, T6, T11, T12, T13, T16, T17, T20 e T21.
Polo 4 – Datas: 18/12/15 – Manhã: T24, T27, T28, T31, T32, T33, T36, T37, T40, T41, T42 e T45.
Polo 4 – Datas: 18/12/15 – Tarde: T25, T26, T29, T30, T34, T35, T38, T39, T43 e T44.

HORÁRIOS: Manhã: das 8h30 as12h30; Tarde: das 13h30 as 17h30.

AVALIAÇÃO: Será contínua, validando a participação do/ no percurso e processo dos profissionais durante os encontros, bem como a articulação das discussões decorrentes de suas práticas e a realização dos projetos na U.E.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas até 03/07/2015, através de formulário (formato do Google Docs) enviado às Unidades Educacionais via e-mail, devidamente preenchido com os dados dos profissionais dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os inscritos com frequência mínima de 75% e que realizarem as atividades previstas.

REGENTES: RF Aline Fátima da Silva Costa Magno 802.812.5 Luciano de Brito Leal 780.820.8 Silvano Alves da Silva 721.590.8 Elza Viana dos Santos 725.762.7 Fulvia Zonaro Crestani 802.984.9 João Maria de Sene 676.852.1 Paula Cezar Munhoz Massi 808.036.4 Thais Blazio Martins 776.342.5 Elza Viana dos Santos 725.762.7 Heros Rodrigues de Morais 808.753.9 Mariana Prates Damasceno 800.535.4 Rosângela Ferreira de Souza Queiroz 692.395.0 Silvana do Vale Silva Oliveira 622.622.1 Natalia Raphaela Dos Santos 793.621.4 Silvana dos Santos Silva 770.571.9 Zirlene Maria Ferreira 713.954.3 Ticiane Silva Raymundo 755.240.8 Marilza Aparecida Lourenção 690.907.8 Gilberto Tavares Martins 560.654.3 Wanessa Januário Rezende 753.121.4 Douglas Aparecido Marques 798.276.3 Marzo Rodrigues Dias 783.032.7 Andréia Fernandes de Souza 780.485.7 Cleber Ferreira Santos 790.752.4 Gilson dos Santos 673.734.0 Selmo Henrique de Araújo 791.615.9 Sabina Paulina de Sene 631.141.5 Camila de Freitas Galvão 802.977.6 Ana Lucia Carvalho 802.948.2 Marco Antonio de Carvalho 720.927.4 Juliana de Medeiros 754.649.1 Andreia Viçoso da Silva 753.126.5 Rosana Raimondi 564.053.9 Fabricio Pomponet Monteiro 722.656.0 Demian Ramos Martin 802.746.3 Fernanda Lopes de Moraes 790.809.1 Marisa Leite da Fonseca Mendes Vaz 627.279.7 Roberto Tiago Correa Silva 792.389.9 Maria Nazaré Piedade Alves de Azevedo 754.606.8 Tiago Carvalho 809.397.1 Ulisses Vakirtzis 674.420.6 Marcelo Eduardo Lopes 774.778.1

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) DRE Guaianases. 

CONTATO: 2554 4475 – 2552 4094.

RESPONSÁVEL: José Ivanildo Ferreira dos Santos – Diretor de DOT-P - RF. 646.687.7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a implantação / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2014. 116p. - JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. - MORIN, Edgar. A cabeça bem –feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina. – 21ª Ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. 128p MACHADO, José Nilson. Interdisciplinaridade e contextuação. - FAZENDA, I. (coord.) O que é interdisciplinaridade? (2ª ed.) São Paulo: Cortez, 2013. - (org.) Didática e Interdisciplinaridade (13ª ed.).SP, Ed. Papiros, 1998. - (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade, (2ª ed.). São Paulo: Cortez, 2002. - FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. - FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2ª ed. aumentada. São Paulo: Cortez, 1991.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


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