quinta-feira, 16 de julho de 2015

DRE JAÇANÃ / TREMEMBÉ - Curso Optativo: CIRANDA CULTURAL: A CIDADE EDUCADORA, EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIÁLOGO.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/07/2015 – PÁGINA 36
COMUNICADO Nº 18 DE 14 DE JULHO DE 2015

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P), COMUNICA: a realização do Curso Optativo: CIRANDA CULTURAL: A CIDADE EDUCADORA, EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIÁLOGO.

JUSTIFICATIVA: Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em seus princípios éticos, estéticos e políticos, e o Programa de Reorganização Curricular Mais Educação São Paulo, o curso percorrerá espaços culturais, buscando consolidar o diálogo entre educação e cultura. Reafirmando o teor essencial das linguagens que nos constituem na construção de identidades, sentidos e memórias, faz-se relevante a formação continuada dos profissionais responsáveis pela formação teórica e sensível dos educandos.

OBJETIVOS: - Percorrer espaços culturais; - Interagir com as diversas manifestações e linguagens expressivas; - Consolidar o diálogo entre educação e cultura.

CONTEÚDOS: - Apreciação e reflexão crítica do acervo sociocultural dos museus, bem como a interlocução deles, nos diferentes tempos e espaços históricos com o entorno e com a cidade; - A importância e a dialogicidade das diferentes manifestações expressivas, que representam a complexidade das diversas constituições identitárias; - A possibilidade da construção de diferentes olhares e narrativas numa perspectiva de síntese reflexiva e sensível do processo vivenciado.

METODOLOGIA: Provocar, por meio de processos dialógicos e reflexivos, ativar, problematizar e contextualizar as múltiplas possibilidades do acervo dos museus.

PÚBLICO-ALVO: Agentes de apoio, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, POIE, POSL, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Supervisor Escolar e Assistente Técnico de Educação I que atuam na Diretoria Regional de Educação do Jaçanã/Tremembé.

VAGAS: 50 (CINQUENTA)

LOCAL E CRONOGRAMA: 15/08/2015 – Instituto Tomie Ohtake Endereço: R. Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo, SP, 05426- 010 22/08/2015 – Centro Cultural Banco do Brasil Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo, SP, 01012-000 12/09/2015 – Museu Catavento Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, S/N – Brás, São Paulo, SP, 03003-060 19/09/2015– Museu Palácio do Horto Florestal Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo, SP, 02377-000

HORÁRIO: 13h às 17h.

REGÊNCIA: Eugênia Regina de Carvalho Rossatto – RF: 55088861 Roberto Antonio Maciel – RF: 6686362

CARGA HORÁRIA: 16 horas

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever, de 31/7 a 6/8, pelo link http://goo.gl/forms/ZOBRjPL6m4  As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, obedecendo o seguinte percentual: 25 vagas para profissionais que atuam no Ensino Fundamental e Médio e 25 vagas para profissionais que atuam na Educação Infantil. A confirmação da inscrição será por e-mail da Unidade em até 3 dias úteis.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem frequência de 75% e entregarem trabalho final com conceito S (satisfatório).


ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário