quinta-feira, 16 de julho de 2015

DRE PENHA - curso de formação CINECLUBE ÉTNICO-RACIAL: CORES E VALORES.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/07/2015 – PÁGINA 37
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA PENHA
COMUNICADO Nº 75, DE 8 DE JULHO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P), COMUNICA a realização do curso de formação CINECLUBE ÉTNICO-RACIAL: CORES E VALORES.

JUSTIFICATIVA: Na perspectiva da educação como prática de liberdade, consideramos que a construção propositiva das identidades é fundamental na constituição de sujeitos autônomos. Assim, faz-se necessário sensibilizar as educadoras e os educadores para as questões étnico-raciais do Brasil e do mundo, no intuito de que estes, por sua vez, eduquem seus estudantes para relações humanas mais saudáveis, por meio do conhecimento da História do próprio povo e do combate ao racismo.

OBJETIVO GERAL:1) Sensibilizar as educadoras e os educadores para as questões étnico-raciais brasileiras e mundiais. 2) Debater a respeito do epistemicídio sofrido pelos indígenas e negros. 3) Discutir a descolonização do currículo com base em uma nova perspectiva epistemológica. 4) Refletir a recente chegada dos imigrantes bolivianos e africanos nas escolas de nossa rede. 5) Subsidiar novas práticas que valorizem as identidades étnicas dos estudantes. 6) Incentivar iniciativas pedagógicas de caráter antirracista.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Promover o contato com a História e Cultura bolivianas. 2) Apresentar a História do Brasil do ponto de vista dos grupos oprimidos. 3) Refletir a representação da imagem da mulher negra brasileira. 4) Evidenciar personalidades negras importantes para a luta antirracista. 5) Aprofundar os conhecimentos a respeito das comunidades indígenas brasileiras e suas lutas.

CONTEÚDOS: Exibição de oito filmes, entre longas-metragens e curtas-metragens, que tratam das Histórias e Culturas negras, indígenas e bolivianas.

METODOLOGIA: Exibição dos filmes e debate a respeito dos temas presentes em cada um deles.

PÚBLICO-ALVO: DRE Penha: Professores de Educação Infantil; Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professores de Ensino Fundamental II e Médio; Coordenadores Pedagógicos; Diretores de Escola e Assistentes Técnicos Educacionais I.

LOCAL: Auditório DRE Penha.

CRONOGRAMA: 13/8; 27/8; 10/9; 24/9; 8/10; 29/10; 5/11 e 19/11.

HORÁRIO: das 19 h às 22 h.

CARGA HORÁRIA: 24 horas presenciais.

REGÊNCIA: Deborah Monteiro – RF. 7975325; Wilton Luiz Duque Lyra – RF 660.381-5

VAGAS: 50 vagas

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas no período de 3 a 10 de agosto de 2015, somente via e-mail: deborahmonteiro@prefeitura.sp.gov.br , aos cuidados da DOT-P, indicando: nome da EMEF, área de conhecimento, RF, vínculo, nome completo (sem abreviação), cargo, função, padrão, unidade de lotação, unidade de exercício, RG, CPF.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% e conceito satisfatório (S).

OBSERVAÇÃO: Contatos através dos telefones: 3397- 9151, 3397-9152, 3397-9153 e 3397-9154.


ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha – Prof. Marcos Mendonça. Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – Profª Suzandayse Cesarino Lovotrico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário