terça-feira, 14 de julho de 2015

DRE PENHA - Curso Optativo “FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO – MÓDULO II”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/07/2015 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 48, DE 05 DE MAIO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação da Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Programas Especiais, COMUNICA a realização do Curso Optativo “FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO – MÓDULO II”

JUSTIFICATIVA: Uma importante estratégia metodológica é a resolução dos problemas ambientais locais, para, a partir da realidade cotidiana, buscar a sustentabilidade no nível global. Esta metodologia encontra eco na Política Municipal de Educação Ambiental, na Proposta de Parques Educadores e no Programa Mais Educação São Paulo, no que tange, sobretudo, ao ciclo autoral, onde de se ressalta a necessidade de se inserir os alunos em projetos de intervenção social em suas comunidades, para a transformação da realidade. O mosaico de Unidades de Conservação localizado em Itaquera é fator preponderante para o equilíbrio ambiental da região e de toda a Cidade, detém um enorme potencial educativo, por seus atributos físicos, biológicos, socioculturais e históricos que poderão contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos de grande relevância para formação cidadã dos alunos e para a melhoria das condições socioambientais da região.

OBJETIVOS: - Propiciar aos educadores um contato mais próximo com os recursos naturais e o patrimônio construído das referidas Unidades de Conservação para que, por meio de vivências e subsídios teóricos, possam conhecê-los e valorizá-los, tornando- se multiplicadores desses conhecimentos e de práticas sustentáveis; - Ressaltar a importância da participação pública nos espaços democráticos de planejamento e de gestão ambiental de nossa Cidade; - Subsidiar projetos e ações de educação ambiental que propiciem a criação, recuperação e a proteção de áreas verdes presentes na Cidade de São Paulo, a começar pela região leste onde essas U.E.s estão inseridas.

CONTEÚDOS: * Quadro situacional ambiental dos Distritos da Zona Leste e relação com os aspectos sociais, políticos e econômicos (vulnerabilidade). * A degradação ambiental, crise ecológica e o saber ambiental qualificando a participação cidadã; * Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Paulo; Plano Diretor; Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; Conselhos Gestores de Parques, CADES; * Projetos interdisciplinares de intervenção socioambiental a partir do contexto de cada comunidade escolar.

METODOLOGIA: Exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, trilhas, visitas e oficinas temáticas.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professores do Ensino Fundamental II e Médio, Professores de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da DRE-Penha, prioritariamente os que cursaram o Módulo I do referido curso, no período de 13 de Junho a 04 de Julho

CARGA HORÁRIA: Total de 22 horas

NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas (quarenta)

CRONOGRAMA: DATAS: 25/07/2015: Quadro situacional ambiental dos Distritos da Zona Leste de São Paulo e relação com os aspectos políticos, sociais e econômicos (vulnerabilidade); Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Paulo; 01/08/2015: A degradação ambiental, crise ecológica e o saber ambiental qualificando a participação cidadã; Espaços de Participação Pública: CADES, Conselhos Gestores, Conselhos Participativos, Audiências Públicas (Plano Diretor, Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, entre outros); 06/08/2015: Visita à Câmara Municipal de São Paulo – Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente; 15/08/2015: Visita ao antigo Aterro Sanitário em Unidade de Conservação de Itaquera; 22/08/2015: Elaboração de projetos interdisciplinares de intervenção socioambiental a partir do contexto de cada comunidade escolar.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNICID (Rua Cesário Galeno, 448/475 – prédio Alfa, Carrão) e APA DO CARMO (Av. Afonso Sampaio e Sousa, 3261, Itaquera, São Paulo).

HORÁRIOS: Das 9 às 13 horas (aulas na UNICID e Aterro Sanitário) e das 10 às 14 horas– (visita à Câmara Municipal)

REGENTES: Mirtes Moreira Silva, RF 651.780.3/2; Eliane Ribeiro Malaquias, RF 620.474.1/2; Nanci Rodrigues Chaves, RF 559.079.5/4; Gustavo Feliciano Alexandre, RG 25.583.872- 4; Adriana Neves da Silva, RG 9.547.010; Juliana Macedo Gitahy Teixeira, RF 811.834-5; Domingos Leôncio Pereira, RF 548.143.1; Alice Maria Calado Melges, RF 799.584.9; Débora Gomes Assis, RF 821.103.5; Vandineide Cardoso Ribeiro dos Santos, RF 598.927.2/2; Fernando Rodrigues Deli, RF 721.399.9; Rosana Maria Pedro, RF 822.143.0

INSCRIÇÃO: Os interessados deverão se inscrever até 21 de Julho, exclusivamente pelo e-mail: emalaquias@prefeitura.sp.gov.br

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 80 % (oitenta por cento) entrega de uma proposta de trabalho na Unidade Educacional até 04 de Setembro de 2015.

AVALIAÇÃO: Apresentação de um registro escrito das atividades desenvolvidas no curso e posterior entrega de uma proposta de trabalho na Unidade Educacional sobre a temática abordada.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha/ Programas Especiais/Frente de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Parcerias: SVMA (Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário; Divisão de Projetos em Educação Ambiental – UMAPAZ; Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Leste 1 e 2) e Fundação Florestal-SMA

CONTATO: Programas Especiais – DRE-Penha: 3397-9183/ 3397-9187 – Responsáveis pelo curso: Mirtes Moreira Silva – RF. 651.780.3/2 e Eliane Ribeiro Malaquias, RF. 620.474.1/2



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário