quinta-feira, 23 de julho de 2015

DRE PENHA - “A Politica do Brincar, Experiências do Protagonismo e os Saberes da Experiência no Currículo Integrador” – Módulo 3.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 23/07/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 54 DE 07 de DE JULHO 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA: a realização de curso de formação em serviço: “A Politica do Brincar, Experiências do Protagonismo e os Saberes da Experiência no Currículo Integrador” – Módulo 3.

JUSTIFICATIVA Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Infantil, a Orientação Normativa nº 01 de 2 de dezembro de 2013, os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil e a construção de “Um currículo integrador para a infância paulistana: Por uma ideia de educação infantil na cidade de São Paulo”, tendo como eixo a interação e a brincadeira e o rompimento da cisão entre: o CEI e a EMEI e destas com o Ensino Fundamental; o corpo e a mente; o brincar e o aprender; a razão e a fantasia; a experiência e a atividade; e, as concepções e as práticas, propomos discussão desses documentos pelos professores na construção do Currículo Integrador.

OBJETIVOS GERAIS - Intensificar as ações de formação dos professores da Educação Infantil para que possam, a partir dos princípios éticos, políticos e estéticos, construir um currículo integrador; - Instrumentalizar os professores da Educação Infantil para a construção de uma prática curricular integradora, buscando articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico; - Fomentar, por meio de atividades teórico-práticas, a discussão considerando os eixos: Brincar e as Interações, a organização do espaço físico e tempo como elementos fundamentais da prática curricular integradora; - Estimular a reflexão sobre propostas que promovam a autonomia e multiplicidade de experiências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Aprofundar a discussão: “ o brincar e as interações”; - Aprofundar a discussão sobre as formas de organização dos tempos e espaços nas Unidades de Educação Infantil; - Aprofundar as discussões sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana; - Articular o Currículo Integrador da Infância Paulistana: Por uma ideia de Educação Básica e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

CONTEÚDOS - Tempos e Espaços na Educação Infantil da criança e da instituição; - O Currículo Integrador na Infância Paulistana: Por uma ideia de Educação Básica; - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana; - A prática avaliativa na Educação Infantil.

METODOLOGIA O trabalho se dará a partir de uma metodologia dialógica e problematizadora com produções dos agentes envolvidos no processo de formação.

PÚBLICO ALVO Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em regência e/ ou módulo na Educação Infantil, da DRE Penha que tiveram no mínimo 75% de frequência módulo 2.

LOCAL: Turma 1: Auditório da EMEI Pres. Dutra, Rua Santo Elias, 146 - Tatuapé; Demais turmas: Sala Multiuso da EMEF Jackson de Figueiredo, Rua Itapura, 210, Tatuapé

CRONOGRAMA, HORÁRIO E LOCAL:
Turma 1: 10/08, 14/09, 07/10, 09/11 - das 7h às 11h
Turma 2: 31/08, 29/09, 29/10,19/11 - das 7h às 11h
Turma 3: 11/08, 22/09, 13/10, 10/11 - das 11h às 15h.
Turma 4: 10/08, 14/09, 07/10, 09/11 - das 13h às 17h.
Turma 5: 31/08, 29/09, 29/10, 19/11 - das 15h às 19h.

REGÊNCIA
Turmas 1 e 3: Márcia Regina Jorge – RF 671.601/1,
Turmas 4 e 5 Miriam Mançano – RF 675.723.5/1e
Turma 2: Sandra Aparecida Melro Salim – RF 621.917.9/2

CARGA HORÁRIA: Total de 16 (dezesseis) horas, divididas em 4 (quatro) encontros presenciais de 4 (quatro) horas.

VAGAS Turma 1: 40 vagas Turma 2: 40 vagas Turma 3: 40 vagas Turma 4: 40 vagas Turma 5:40 vagas

INSCRIÇÕES: Todos os professores que tiveram no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no Módulo II, realizado no primeiro semestre de 2015, estão automaticamente inscritos.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 75% (setenta e cinco por cento) e entregarem proposta de ação coletiva que pressuponha um currículo integrador.


ÁREA PROMOTORA Diretoria Regional de Educação Penha – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica.  

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