quarta-feira, 22 de julho de 2015

DRE PENHA - SEMINÁRIO “Educação em Direitos Humanos 2015 - DRE-Penha”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/07/2015 – PÁGINA 30
RETIFICAÇÃO DO DOC 22/07/15 PÁG 36
COMUNICADO Nº 60 DE 17 DE JULHO DE 2015

LEIA-SE COMO SE SEGUE E NÃO COMO CONSTOU:


CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 75% (setenta e cinco por cento). 

...........................................................................................................


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 22/07/2015 – PÁGINA 36
COMUNICADO Nº. 60 DE 17 DE JULHO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão Técnica de Programas Especiais COMUNICA a realização do SEMINÁRIO “Educação em Direitos Humanos 2015 - DRE-Penha” de formação continuada para a Rede Municipal de Ensino.

I - OBJETIVOS: - Promover educação para a transformação social, baseada nos princípios de dignidade, igualdade, laicidade, democracia e valorização das diferenças, por meio de formações para o exercício cotidiano dos Direitos Humanos; – Promover a formação de educadores da rede municipal de ensino no âmbito da Educação em Direitos Humanos, de forma a propiciar a aquisição de conhecimentos teóricos e prá- ticos específicos pela troca de experiências, pela reflexão crítica visando à elaboração de projetos educativos de acordo com o contexto sociocultural das respectivas comunidades escolares dos participantes;

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Fomentar discussões acerca das relações etnicorraciais, das questões de gênero e da contribuição da multiplicidade dos povos para a existência de uma sociedade plural e justa. - Fomentar discussões e debates no interior das unidades escolares com a participação dos Grêmios Estudantis e a efetiva participação dos membros dos Conselhos de Escola;

III – JUSTIFICATIVAS: A Educação em Direitos Humanos vem sendo tema de inúmeras reflexões que enfatizam as suas contribuições no desenvolvimento integral dos alunos na sua formação cidadã, com base no Plano Nacional em Direitos Humanos e com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Na proposição de consolidar uma cultura pautada nos princípios de E.D.H e na garantia de direitos, são possíveis vários caminhos a serem pensados coletivamente para uma sociedade mais justa. É preciso ampliar o universo de discussões e estudos também sobre o papel da escola e dos educadores e da família na construção do Currículo para uma Educação mais humanitária. Diante disso, faz-se necessário dar continuidade a um processo transdisciplinar e interdisciplinar para toda a equipe de educadores nessa nova demanda nas Unidades Escolares.

IV - RECURSOS: - Humanos: educadores, facilitadores, palestrantes. - Materiais: equipamentos de imagem e de som, computador. - Físicos: auditório.

V - METODOLOGIA: Dialógico-participativa.

VI - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - Educação em Direitos Humanos: palestrante Eduardo Bittar; - Direito à Memória e à Verdade: resistência à ditadura e políticas públicas na cidade de São Paulo: palestrante Waldemar Rossi e Carla Borges; - Violência, Direitos e Justiça: o desafio da Escola Justa: palestrante Flávia Schilling; - Questões de Gênero e Racismo: palestrante Maria Lúcia da Silveira.

VII - PÚBLICO ALVO: Agente Escolar, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola e Supervisor Escolar das escolas da Diretoria Regional de Educação Penha.

VIII - CRONOGRAMA: 08/ 15/ 22 e 29 de agosto de 2015. Horário: das 9 às 13 horas

IX - CARGA HORÁRIA:16 horas, divididas em 4 (quatro) encontros de 4 (quatro) horas cada.

X – TOTAL DE VAGAS: 450 vagas

XI – REGÊNCIA: Eduardo Carlos Bianca Bittar - RF: 8077011; Carla Juliana Pissinatti Borges – RF: 8072400/1; Maria Lúcia da Silveira – RF: 3090736.

XII - LOCAL: Auditório da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). Rua Cesário Galeno, 475 – Tatuapé – São Paulo – Tel. 2178-1209

XIII – INSCRIÇÃO: Os interessados deverão inscrever-se a partir da publicação e até o esgotamento das vagas, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponível em: http://goo.gl/forms/sRZHtUijRx

XIV – AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.

XV - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 80% (oitenta por cento).


XVI - ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha/Programas Especiais/DOT-P.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário