sábado, 18 de julho de 2015

DRE PJ - Curso Optativo: “Pensando a surdez: Acessibilidade e Atendimento Escolar no Ensino Regular”, na seguinte conformidade:

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/07/2015 – PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 12, DE 30 DE JUNHO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Pirituba/ Jaraguá, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Coordenadora do CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão desta Diretoria divulga a realização do Curso Optativo: “Pensando a surdez: Acessibilidade e Atendimento Escolar no Ensino Regular”, na seguinte conformidade:

I - JUSTIFICATIVA: Pensando numa perspectiva sócio histórica para a construção do conhecimento humano, na transformação que a sociedade sofreu no último século com a democratização de ensino, nas políticas de inclusão que garantem a todos o atendimento nas escolas públicas e o histórico da comunidade surda, buscamos alcançar resultados mais satisfatórios nas análises e ações a respeito do letramento deste grupo de minoria linguística.

II - OBJETIVO: Apresentar as características linguísticas próprias da deficiência auditiva e suas implicações a cerca da inclusão dos alunos surdos na escola regular da DRE PJ.


III - CONTEÚDO: Características gerais da surdez; Desenvolvimento e aquisição de linguagem do indivíduo surdo; Orientação comunicativa: Oralista e Bilíngue e educação de surdos; Especificidades de leitura e escrita de alunos surdos com defasagem linguística; Tecnologia assistiva para surdos.

IV - METODOLOGIA: Os temas serão desenvolvidos nos encontros de JEIF, através de discussões teóricas e de práticas pedagógicas do cotidiano da escola, tendo em vista a diversidade em sala de aula e as intervenções pedagógicas.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, considerando Ciclo Interdisciplinar, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, que atuam com alunos surdos nas EMEFMs e EMEBS da DRE PJ. Havendo vagas remanescentes: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio que atue como regente da SAAI, Coordenador Pedagógico, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola, Supervisor Escolar e Assistente Técnico Educacional I que atue na DOT, CEFAI e NAAPA da DRE PJ.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas.

VII - VAGAS: 40 vagas.

VIII - CRONOGRAMA:
- DIAS: 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/08/2015.
- HORÁRIO: 17h25 às 18h55.
- LOCAL: DRE/PJ - EMEFM Guiomar Cabral, Rua Menotti Laudísio, 553 - Jd. Cidade Pirituba - São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: A direção da EMEFM Guiomar Cabral e da EMEBS Profª Vera Lucia Aparecida Ribeiro deverá enviar até às 17h00 do dia 31/07/2015 para o e-mail
apaulaalmeida@prefeitura.sp.gov.br  , do CEFAI da DRE PJ, os seguintes dados dos profissionais envolvidos: nome completo, RF com vínculo, CPF, RG, Cargo, Função, QPE, horário de trabalho, Unidade de lotação e exercício, telefone/celular, e-mail de contato. Obedeceremos rigorosamente a data e horário limite para o recebimento do e-mail para o preenchimento encerramento das inscrições.

X - REGENTE: Alecsandra Aparecida Marcondes Guimarães - R.F.: 683.565.1/3

XI - AVALIAÇÃO: Será contínua baseada na participação, frequência exigida e execução das tarefas e dos registros propostos.

XII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento Satisfatório (“S”).


XIII - ÁREA PROMOTORA: DRE-PJ/DOT-P/CEFAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário