quinta-feira, 16 de julho de 2015

DRE STO AMARO - Curso de Formação: “Trabalho Autoral de Crianças, Jovens e Professores: a formação profissional pensada no isomorfismo”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/07/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 60, DE 08 DE JULHO DE 2015

A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica, COMUNICA a realização do Curso de Formação: “Trabalho Autoral de Crianças, Jovens e Professores: a formação profissional pensada no isomorfismo”.

JUSTIFICATIVA: Considerando que o trabalho autoral constitui-se como propósito educativo e elemento estruturante do currículo como integrado e integrador; que nossas crianças e jovens sejam encorajados ao exercício do trabalho autoral e que os professores sintam-se autores no seu fazer pedagógico, propomos o referido curso para discutir com gestores, as produções presentes nas unidades de educação infantil e ensino fundamental, delineando ações junto aos educadores para que eles possam sustentar processos autorais nas crianças e jovens, com foco nos trabalhos de projetos (CEIs e EMEIs) e trabalhos colaborativos autorais (TCAs) (de EMEFs).

OBJETIVOS: Discutir a lógica subjacente ao trabalho autoral; Identificar elementos constitutivos dos trabalhos desenvolvidos por CEIs, EMEIs e EMEFs, que os definem como autorias; Compor com os gestores possibilidades de processos formativos, que num isomorfismo, encorajem os professores ao exercício da autoria.

CONTEÚDOS: Concepção do trabalho autoral como prática investigativa e participativa de professores, crianças e jovens; Documentação Pedagógica; Trabalho de Projetos; Trabalho Colaborativo Autoral.

METODOLOGIA: Estudo de literatura sobre trabalho autoral, em uma sistemática dialógica e problematizadora, possibilitando a análise e reflexão dos registros trazidos pelas unidades representadas nos grupos de gestores, sobre a prática educativa.

PÚBLICO ALVO: Os encontros destinam-se a um total de 30 vagas em cada turma para Gestores de CEIs, EMEIs, EMEFs ,EMEFEM , EMEBS , 08 vagas em cada turma para funcionários da DRESA ( 2 vagas, para cada setor, a saber: Supervisão, DOT – P , Diretoria de Programas, Diretoria de Planejamento e Gabinete) e 10 vagas em cada turma para Gestores de CEIS Indiretos e Conveniados e 2 representantes em cada turma do Núcleo Educacional dos CEUs da DRE de Santo Amaro

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 horas

NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas em cada turma

CRONOGRAMA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Datas: 30/07, 06/08, 20/08, 27/08, 17/09

Horário:
TURMA A - Manhã – 08h às 12h
TURMA B - Tarde - 13h30 às 17h30

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório da DRE- Santo Amaro – Rua Doutor Abelardo Vergueiro Cesar, 370 – Vl. Alexandria

REGENTE: Professora Livre Docente Monica Apezzatto Pinazza R.G.: 8.378.837-2.

INSCRIÇÕES: deverão ser feitas até dia 17/07/2015, exclusivamente pelo link: https://goo.gl/4ZwYQA  A confirmação da inscrição será feita por e-mail.

AVALIAÇÃO: processual, com base na participação e desenvolvimento das atividades acordadas.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus os participantes que obtiverem conceito mínimo S – satisfatório e frequência igual ou superior a 80%. 

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.


CONTATO: Fernanda Carvalho Hashizume Demori, telefone: 3397-9270

Nenhum comentário:

Postar um comentário