quarta-feira, 8 de julho de 2015

DREs Curso Optativo “Verdades Reveladas: o Relatório Final da Comissão da Verdade”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 08/07/2015 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 48, DE 03 DE JULHO DE 2015

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica em parceria com o CEU Lajeado, COMUNICA: a realização do Curso Optativo “Verdades Reveladas: o Relatório Final da Comissão da Verdade”. 

JUSTIFICATIVA: As Comissões da Verdade servem para o reconhecimento e compreensão dum passado conflituoso marcado pelas violações de direitos humanos em nosso país, visando estimular a reflexão sobre o Relatório Final da Comissão da Verdade, principalmente no que tange aos atos de violações dos direitos humanos realizados durante o Regime Militar (1964-1985). A escola, enquanto espaço de convivência social deve ser disseminadora de conceitos e práticas relacionados à ética, dignidade e cidadania, fortalecendo a construção de um currículo crítico, com conhecimentos que não se limitam à função transmissora de conteúdos fragmentados das áreas do saber. De forma a proporcionar o contato com pensamentos e reflexões sobre a importância da educação em direitos humanos na escola, propomos a realização do presente curso.

OBJETIVOS: - Analisar, de maneira sistêmica, o relatório da Comissão Nacional da Verdade e fomentar o debate em torno da inclusão da educação em direitos humanos nas unidades educacionais. - Possibilitar que a educação em direitos humanos passe a ser conteúdo relevante para a vida dos estudantes e profissionais da educação, como prática do cotidiano na construção democrática da sociedade brasileira.

METODOLOGIA: Apresentação do Relatório Nacional da Comissão Verdade de forma interativa, e das temáticas abordadas durante o curso, exposição do Relatório das “Verdades Reveladas”, por meio de seis encontros, com exibição de documentários e palestras, seguidas de debates que dialoguem com os objetivos gerais do curso.

CONTEÚDO: -O Relatório da Comissão da Verdade na construção da Democracia. -Memórias da Ditadura. -O papel das forças de segurança na sociedade brasileira. -Brasil e Argentina: nas asas do Condor. -A repressão contra sindicalistas. -Ações e recomendações da Comissão Nacional da Verdade. 

REGÊNCIA: Eduardo Matarazzo Suplicy (Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania), Adriano Diogo (Comissão da Verdade Estadual), Prof. Dr. Álvaro Gonçalves Andreucc, Sebastião Neto (sindicalista) e Celso Frateschi (Grupo Ágora de Teatro).

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Agente de Apoio, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Coordenadores do Núcleo de Ação e Projetos dos CEUs.

VAGAS: 200 vagas.

CARGA HORÁRIA: O evento terá 18 horas, sendo 6 encontros de 3 horas;

LOCAL: CEU Lajeado (auditório), localizado à Rua Manoel da Mota Coutinho, 293 Lajeado, São Paulo, SP. CEP 08451-420.

DATAS: as sextas-feiras, dias 07/08, 14/08, 21/08, 28/08, 11/09, 18/09.

HORÁRIO: 19h00 ás 22h00

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas através do LINK: http://goo.gl/forms/JD8JCer7vV  (formulário do Google Docs). Para otimizar nosso trabalho, pedimos por gentileza que no momento de preenchimento do formulário as informações sejam digitadas conforme modelo de preenchimento, somente em letra maiúscula e que as informações sejam completas, sem abreviações.

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e na participação das atividades propostas.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85%.

ÁREA PROMOTORA: O curso ficará sob a responsabilidade do Núcleo de Educação do CEU Lajeado e da Diretoria de Orientação TécnicoPedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional de Educação de Guaianases.


RESPONSÁVEIS: Núcleo de Educação do CEU Lajeado: Ulisses Vakirtzis e Cleber Ferreira dos Santos. Núcleo de Educação Étnico-racial de DOT-P: Marcelo Eduardo Lopes. Contato / Informações: Núcleo de Educação – CEU Lajeado - Fone: 3397-6952

Nenhum comentário:

Postar um comentário