quinta-feira, 23 de julho de 2015

Para EJA/CIEJA - curso “Formação Continuada da EJA – Princípios e Práticas Pedagógicas”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 23/07/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 14 de 08 de JULHO de 2015.

A Diretora Regional de Educação São Mateus, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica e a Supervisão Escolar COMUNICA a realização do curso “Formação Continuada da EJA – Princípios e Práticas Pedagógicas”.

JUSTIFICATIVA Este curso tem a intenção de proporcionar mais um espaço para que as Equipes das Unidades Educacionais que atendem a Educação de Jovens e Adultos possam discutir, (re) pensar e (re) construir um programa pedagógico que atenda a diversidade apresentada pelos jovens e adultos. Acreditamos que nesse diálogo os educadores possam articular e integrar projetos de diferentes Unidades Educacionais.

OBJETIVOS Contribuir com as reflexões que favoreçam a implementação do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no que se refere à EJA. Avançar na construção de propostas curriculares que contemplem as especificidades e características da EJA. Traçar o perfil do aluno da EJA em São Mateus, aproximando interesses e necessidades às propostas das U.E.s, CIEJAs, MOVA-SP e da SME, promovendo a integração entre as formas de atendimento da EJA na região. Discutir diferentes propostas, atividades e experiências que possam mobilizar os saberes dos alunos da EJA. Ampliar a discussão com as equipes gestoras e professores, proporcionando momentos de troca, escuta e busca coletiva para a superação de desafios e socialização de avanços. Dar continuidade à formação que vem sendo promovida pela DOT-P, em parceria com a Supervisão Escolar. Incentivar os profissionais envolvidos a investir em sua formação profissional e perceberem-se como pesquisadores e aprendentes de sua própria prática pedagógica. Discutir a dimensão da Arte na Educação de Jovens e Adultos.

CONTEÚDO Tematização das práticas e gestão de sala de aula, as múltiplas gerações e relações na EJA. EJA Modular e Experiências inovadoras. Trabalho com Projetos, Arte e Interdisciplinaridade. Perfil do educando/educador, cidadania e currículo da EJA. Seminário da EJA e apresentação de relatos de práticas das unidades envolvidas.

METODOLOGIA Problematização das práticas pedagógicas. Leitura e debate reflexivo. Exposição dialogada. Dinâmica de grupo. Realização de atividades e tarefas.

PÚBLICO ALVO Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Coordenador Geral, Assistente do Coordenador Geral, Assistente Pedagógico Educacional dos CIEJAS, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio e Supervisores Escolares que trabalham com a EJA,

VAGAS: Total de 50 (cinquenta) vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

LOCAL: Mezanino da Diretoria Regional de Educação – DRE São Mateus – Avenida Ragueb Chohffi, 1550 – Jardim Três Marias, CEP: 08375-000 - São Paulo.

CRONOGRAMA: Datas - 27/08, 24/09 e 29/10/2015

HORÁRIO: Horário 14h00 às 18h00  

REGÊNCIA: Hélio Dauto Santos Brasileiro – RF 694.498- 1/1.

CARGA HORÁRIA: Total de 12 horas divididas em 3 encontros de 4 horas cada.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever de 03 de agosto até o dia 21 de agosto de 2015, através do e-mail hbrasileiro@prefeitura.sp.gov.br , informando nome completo, RF, vínculo, RG, CPF, padrão, cargo e função, unidade de lotação e unidade de exercício.

CERTIFICAÇÃO: Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem frequência de 100%.


ÁREA PROMOTORA Diretoria Regional de Educação São Mateus – DOT-P e Supervisão Escolar. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MATEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário