quarta-feira, 1 de julho de 2015

Seminário Desafios da escola na contemporaneidade

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/07/2015 – PÁGINA 57
COMUNICADO Nº 941, DE 30 DE JUNHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica, Comunica a realização do Seminário Desafios da escola na contemporaneidade: Reflexões com os Supervisores Escolares, conforme segue:

- JUSTIFICATIVA: Contribuir para o enfrentamento dos problemas de escolarização dos(as) estudantes da Rede Municipal de Educação, superando visões discriminatórias, não patologizando os problemas de escolarização, promovendo a rede de atenção integral à infância e à adolescência e, com isso, avançando na garantia do direito à educação de qualidade social para todos(as). Com isso, propomos um espaço de reflexão de temas e conteúdos relacionados aos problemas de escolarização e a proposição de ações prioritárias em busca da qualidade social da educação e do direito de aprendizagem dos(as) estudantes.

 - OBJETIVOS: Refletir coletivamente sobre os problemas escolares atuais; Construir parcerias e possibilidades de vivências pedagógicas que fortaleçam os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Educacionais.

- CONTEÚDOS: Currículo; Dislexia e TDAH; Educação Inclusiva.

- PÚBLICO ALVO: Assessor Técnico, Assessor Técnico Educacional, Assist. Técnico de Educação I, Supervisor Escolar, Supervisor Técnico II, Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo e Fonoaudiólogo da Equipe do NAAPA das DREs, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor do Ensino Fundamental II e Médio exercendo as funções de PAAI.

- CARGA HORÁRIA: 08 horas

- CRONOGRAMA:
Data: 02/07/2015
Horário: 09H00 às 17H00
Local: CEU ARICANDUVA - Av. Olga Fadel Abarca, I - Jd. Santa Terezinha

REGENTES: Tânia Cristina da Silva Boreto – Supervisora Escolar da RMESP - "Escola de Todos(as) para Todos(as)-Da utópia à construção de possibilidades." Maria Aparecida Affonso Moysés – Profª Titular de Pediatria/UNICAMP - "Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica." Jorge Larrosa Bondía – Profº da Universidade de Barcelona - "La escuela como refugio." –

CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os participantes com 100% de frequência. –

INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas nos NAAPAs das DREs de sua lotação, via memorando contendo: nome, RF/CPF, QPE e cargo. 

- TOTAL DE VAGAS: 450 vagas por turma Quantidade de turmas: 1 turma

- ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: SME / DOT / NAAPA-Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem

- BIBLIOGRAFIA: BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. BONDIA, Jorge Larrosa. Para que nos sirven los extranjeros. MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso. A institucionalização invisível-Crianças que não aprendem na escola. MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso & COLLARES, Cecília Azevedo Lima. A transformação do espaço Pedagógico em espaço Cliníco (A Patologização da Educação).






OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário