quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DRE ITAQUERA - formação em horário de serviço do Curso: “DISCUTINDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/08/2015 – PÁGINA 35
COMUNICADO Nº 64/2015, DE 12 DE AGOSTO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Itaquera, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a formação em horário de serviço do Curso: “DISCUTINDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO”.

JUSTIFICATIVA: O conhecimento matemático para o ensino refere-se a um tipo de conhecimento necessário para o professor poder desenvolver a sua "tarefa" de ensinar matemática. Assim sendo, apontamos a necessidade de oportunizar o estudo a respeito das considerações sobre o Currículo e os direitos de Aprendizagem na área de Matemática, bem como, discutirmos sobre o processo de construção de conceitos, tal como se dá na escola.

OBJETIVOS: Identificar e discutir sobre os obstáculos epistemológicos ou didáticos que impedem o aprendizado dos conteúdos matemáticos, referentes ao 4º e 5º anos.

METODOLOGIA: Os encontros formativos terão como princípio metodológico a dialogicidade, reflexão, tematização da prática e o registro na construção dos Saberes necessários para a atuação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referencial teórico pesquisas, publicações de SME e outras sobre os conteúdos objetos dos encontros formativos.

CONTEÚDOS: Conhecimento matemático para o ensino; Obstáculos epistemológicos x obstáculos didáticos; Análise de atividades para a aprendizagem de conteúdos da Matemática e seus desdobramentos sobre as aprendizagens.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Regentes do 4º e 5º anos Ensino Fundamental, Coordenador Pedagógico, Supervisor Escolar e Assistente Técnico Educacional da Diretoria de Orientação Técnico Pedagógico (DOT-P) da Diretoria Regional de Educação de Itaquera que atuam na formação do Ensino Fundamental I. As vagas serão oferecidas preferencialmente para docentes em regência e que não tenham realizado outras edições do curso, sendo ofertadas, em seguida, para os outros inscritos.

CARGA HORÁRIA: 13 horas (a carga horária total será distribuída da seguinte maneira: 3 (três) encontros presenciais com 4h de duração e 1h não presencial que deverá ser dedicada à leitura do artigo que será indicado durante a realização da formação).

CRONOGRAMA: Turma A (manhã – das 8h às 12h) datas: 24/08; 14/09; 28/09. Turma B (tarde – das 13h30 às 17h30) datas 24/08; 14/09; 28/09.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: CEFOR situado à Av. Maria Luiza Americano, 2021

REGENTES: Professora Ms. Etienne Lautenschlager R.F: 7727780

AVALIAÇÃO: Baseada na frequência e na realização das atividades. O resultado será expresso pelo conceito “NS” para Não Satisfatório e “S” para Satisfatório. A frequência mínima será de 100%.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência e participação de 100% e realizarem todas as atividades propostas no curso.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://goo.gl/KhQMSN  , entre os dias 18 a 21 de agosto até as 11 horas. O interessado deverá aguardar um e-mail de confirmação da inscrição. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem de preenchimento da inscrição.

TOTAL DE VAGAS: 30 vagas por turma que serão distribuí- das da seguinte maneira: 27 vagas destinadas aos professores em regência; 2 coordenadores pedagógico e 1 vaga para supervisor ou profissional de Educação das Diretorias de Orientação Técnico Pedagógico.

DESDOBRAMENTOS DA AÇÃO FORMATIVA NA UNIDADE DE EXERCICIO DO/A EDUCADOR/A: Aos educadores compete a responsabilidade de contribuir e problematizar as práticas educativas nas Unidades, fortalecendo a articulação no Projeto Político Pedagógico.


ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/DOT-P RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F:580.873.1

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