quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DRE ITAQUERA - formação em horário de serviço do Curso: “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria: desafios e práticas na educação paulistana”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/08/2015 – PÁGINA 35
COMUNICADO Nº 66 , 18 DE AGOSTO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Itaquera, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica COMUNICA a formação em horário de serviço do Curso: “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria: desafios e práticas na educação paulistana”, conforme segue:

JUSTIFICATIVA: Considerando o Programa Mais Educação São Paulo, sua implantação e a necessária integração e estruturação de ações, materiais, referências curriculares e pedagógicas, torna-se necessário intensificar as ações formativas destinada aos professores, associadas e fundamentadas em concepções de sujeito, sociedade e escola baseadas em uma educação em valores e princípios de igualdade, justiça social e ampliação de direitos.

OBJETIVOS: Articular e fortalecer as propostas de ação didática dos professores a partir do debate de suas potencialidades, dificuldades e necessidades. Discutir as concepções de educação, currículo, sujeitos, ciclo e avaliação nas práticas escolares com vistas ao Programa Mais Educação – São Paulo. Refletir sobre os objetivos, objetos, metodologias e práticas das Ciências Humanas com vistas à formação do cidadão crítico.

CONTEÚDOS: A escola no mundo contemporâneo; Programa Mais Educação São Paulo. gestão pedagógica e gestão do conhecimento; o professor e sua identidade profissional; Interdisciplinaridade, autoria e avaliação para aprendizagem; teorias do currículo e os Direitos à aprendizagem; contribuições das Ciências Humanas para a formação de um cidadão crítico, reflexivo: seus objetos e objetivos.

METODOLOGIA: Parte-se da estratégia da ação-reflexão ação, com vistas à dialogicidade e reflexões criticas que contribuam para a construção de significados individuais e coletivos na perspectiva de um olhar educacional interdisciplinar e integrador.

PÚBLICO ALVO: Professores regentes do 6º ao 9º anos Ensino Fundamental II e Médio das disciplinas de História e Geografia, Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares.

CARGA HORÁRIA: 17 horas, sendo que a carga horária total será distribuída da seguinte maneira: 4 (quatro) encontros presenciais com 4h de duração e 1h não presencial que deverá ser dedicada à leitura e elaboração de proposta de ação envolvendo os conteúdos estudados no curso.

CRONOGRAMA: 03/09/2015; 15/09/2015; 24/09/2015; 06/10/2015 – Turma A das 8h00 às 12h00 e Turma B das 13h30 às 17h30

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: CEFOR - Rua Maria Luiza Americano, nº 2021. Jardim Nossa Senhora do Carmo.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência, na realização das atividades propostas e nos registros reflexivos dos encontros. O resultado será expresso pelo conceito “NS” para Não Satisfatório e “S” para Satisfatório.

REGENTES: Diogenes Henrique de Castro RF 808213-8; Martiniliano Souza Silva RF 808966-3

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência e participação de 100%.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão admitidas via formulário através do link : http://goo.gl/forms/r6DG0tWHHj . As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem de recebimento de inscrição e organização prévia das Unidades Escolares da DRE Itaquera

TOTAL DE VAGAS: 37 (trinta e sete) vagas, sendo 30 (trinta) para professores, 5 (cinco) para coordenadores pedagógicos e 2 para supervisores escolares em cada turma.

DESDOBRAMENTOS DA AÇÃO FORMATIVA NA UNIDADE DE EXERCÍCIO DO/A EDUCADOR: Aos educadores compete a responsabilidade de contribuir e problematizar as práticas educativas nas Unidades, fortalecendo a articulação no Projeto Político Pedagógico.


ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/DOT-P RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F:580.873.1

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