sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ - Curso Optativo “DIALOGANDO COM OS(AS) EDUCADORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E AÇÕES POSSÍVEIS ACERCA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/08/2015 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 027, DE 17 DE AGOSTO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação ,no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT – P- Divisão de Orientação Técnico Pedagógica de Jaçanã/Tremembé COMUNICA às Unidades Educacionais o Curso Optativo “DIALOGANDO COM OS(AS) EDUCADORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E AÇÕES POSSÍVEIS ACERCA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA”

JUSTIFICATIVA: Considerando a importância das ações formativas na região relacionada à documentação pedagógica como instrumento que auxilia os profissionais da Educação Infantil a historicizar, avaliar, refletir e tomar decisões quanto aos processos vividos pelos bebês e pelas crianças no percurso de seus desenvolvimentos e de suas aprendizagens, além do necessário diálogo que visa à construção e o aprimoramento desses registros para a continuidade do trabalho pedagógico, propomos o curso, a ser realizado pela DRE-J/T - DOT-P.

OBJETIVOS: - Subsidiar os profissionais das Unidades Educacionais na construção e aprimoramento da documentação pedagógica, - Proporcionar reflexões para que os profissionais possam repensar suas ações e potencializar o uso dos diversos registros, - Por meio de alguns relatos das Unidades Educacionais, ampliar experiências e apontar caminhos, - Atender ao disposto no Programa Mais Educação São Paulo quanto aos temas: currículo das infâncias, articulação da educação infantil com o ensino fundamental e a avaliação na Educação Infantil.

CONTEÚDOS: Documentação Pedagógica, Avaliação na e da Educação Infantil.

METODOLOGIA: A metodologia, através de palestras, relatos de experiências e vídeos, pretende problematizar e propor reflexões acerca dos referenciais teóricos, dos parâmetros legais e das práticas das Unidades Educacionais de Ed. Infantil em relação à constituição da Documentação Pedagógica.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Diretores de Escola, Assistentes de Direção, Coordenadores Pedagógicos, Auxiliares Técnicos de Educação, Agentes de Apoio e Agentes Escolares em exercício nos CEIs e nas EMEIs da Rede Direta, jurisdicionados à DRE-JT. Professores, Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Conveniada e Indireta da DRE-JT. Supervisores Escolares, Assistentes Técnicos Educacionais, PAAIs, Professores readaptados, ATEs, Psicólogos, Psicopedagogos e Coordenadores que atuam em CEFAI/ NAAPA/DOT-P na DRE-JT.

CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais.

CRONOGRAMA - DATAS: 03 e 24/10/2015 (Sábados) das 8h às 14h

LOCAL: CEU Jaçanã (Rua Francisca Esposito Tonetti, 105/Rua Costa Brito, s/n)

INSCRIÇÕES: Cada U.E. deverá encaminhar as inscrições dos seus profissionais, mencionando a ordem de prioridade de atendimento dos profissionais (1º, 2º, 3º, etc.) com os seguintes dados: Nome completo: Cargo: Função: QPE: RF/Vínculo: Categoria Funcional: RG: CPF: Unidade de Lotação: Unidade de Exercício: Email pessoal: As inscrições deverão ser encaminhadas para o e-mail julianampresto@prefeitura.sp.gov.br  (com o assunto INSCRIÇÃO - DIALOGANDO DOC. PEDAGÓGICA) no período de 08 a 11/09/2015, APENAS ATRAVÉS DE EMAIL INSTITUCIONAL das Unidades Educacionais ou dos Supervisores Escolares, Assistentes Técnicos Educacionais, PAAIs, Professores readaptados, Psicólogos, Psicopedagogos e Coordenadores que atuam em CEFAI, NAAPA, DOT-P, DRE-JT. Serão atendidos, prioritariamente, 3(três) profissionais por Unidade Educacional da REDE DIRETA. Será atendido, prioritariamente, 1(um) profissional por Unidade Educacional da REDE INDIRETA/CONVENIADA. Em caso do não preenchimento das vagas por UE, serão disponibilizadas para outros profissionais inscritos, de acordo com a ordem de chegada dos e-mails institucionais.

OBSERVAÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ EFETUADA MEDIANTE O ENVIO DE TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS.

NÚMERO DE VAGAS: 300 vagas

REGÊNCIA: Profa. Ms. Daniela Gilvana Alfredo Sene (Mestre em Psicologia da Educação – FE/USP e Coordenadora Pedagógica da PMSP - RF: 754.763.3/1)/ Profa. Dra. Cristina Aparecida Colasanto (Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e Doutora em Educação – Currículo –PUC/SP Coordenadora Pedagógica da PMSP - RF: 728.202.8/2) /Equipe de Educação Infantil da DOT-P/JT

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência, na participação e no preenchimento de instrumento avaliativo a ser entregue no final dos encontros.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito “S” – Satisfatório, considerado necessariamente o preenchimento de instrumento avaliativo e sua entrega, frequência de 100% computada a partir dos encontros presenciais.


REALIZAÇÃO: Equipe de Educação Infantil da DOT-P/DRE-JT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário