quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DRE SANTO AMARO - Curso Optativo: “EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A CIDADANIA”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/08/2015 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 59 DE 07/07/2015

A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica, DIVULGA o Curso Optativo: “EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A CIDADANIA”.

JUSTIFICATIVA: A proposta desse curso foi construída com base no programa MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO - programa de reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino de São Paulo - decreto nº 54.452, de 10 de outubro de 2013 e portaria SME nº 4.289, de 2014 que institui o sistema de formação de educadores da rede municipal de ensino de São Paulo – CEU-FOR dentro da linha programática “currículo” e na possibilidade metodológica “conceitual”. Diante disso, faz-se necessário dar continuidade a um processo transdisciplinar e interdisciplinar para toda a equipe de educadores nessas novas demandas nas unidades escolares.

OBJETIVO: Difundir a educação em direitos humanos na cidade de São Paulo promovendo a formação de educadores e a disseminação do PNEDH na rede municipal de ensino com vistas ao debate sobre a consolidação da democracia e abordagem de outros conteúdos pertinentes ao tema.

CONTEÚDO: - Direitos humanos e educação em direitos: uma introdução. Discussão dos marcos teóricos e legais da Educação em Direitos; - Audiovisual e educação em direitos humanos. O uso do audiovisual como estratégia pedagógica para abordar temas de educação em direitos humanos, como a questão da violência contra a população jovem; - Direito à memória e à verdade e educação em direitos humanos.
  
METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialogadas, exibição de filmes e trechos de filmes, debates, rodas de conversa, uso de recursos audiovisuais (vídeos e músicas), atividades e dinâmicas de grupo.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Assistente Técnico de Educação I, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar Jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.

CARGA HORÁRIA: 12 horas.

NÚMERO DE VAGAS: Mínimo 20 e máximo 80.

CRONOGRAMA: Dias 17/08, 24/08 e 31/08/2015 - Horário: das 19h às 23h 

LOCAL: Auditório da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro Rua Dr. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria.

REGENTES: Jonas Tabacof Waks – RF: 807.776.2/1

INSCRIÇÕES: Exclusivamente por meio do link: https://goo.gl/GI8OFE  As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada até o dia 10 de agosto e confirmadas por e-mail.

AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.

CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.


RESPONSÁVEIS: Aparecida Maria Sonvesso – RF; 690.955.8/1 Juliana Aparecida Martins de Oliveira – 709.369.1/1 Tanija Mara Ribeiro de Souza Maria – RF

Nenhum comentário:

Postar um comentário