sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CURSO “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/11/2015 – PÁGINA 50
COMUNICADO Nº 1.618, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o(a) Diretor(a) SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial Comunica a realização do CURSO “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica”, conforme especificações a seguir:

I - Justificativa: A cidade de São Paulo tem recebido, nas últimas décadas, de alunos das mais diversas origens nacionais, o que demanda ações de formação continuada que possibilitem a reflexão sobre práticas pedagógicas de valorização da diversidade. A II Mostra Cultural “Dezembro Imigrante/2015” que tem como tema “Educação e Imigração na cidade de São Paulo: garantindo os direitos de aprendizagem a partir de uma prática pedagógica antirracista, antixenofóbica e Intercultural” é uma ação formativa destinada a discutir a presença imigrante nas unidades educacionais, propiciando o diálogo entre a escola e as demandas da sociedade. O curso “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica” se adequa a uma realidade premente que necessita ser encarada de frente e combatida, através de políticas afirmativas, de ações sociais e da educação: a intolerância e xenofobia. Busca-se através da compreensão dos processos migratórios contemporâneas, de seus fluxos e políticas ao longo da história, compreender culturas diferenciadas e promover aproximações e trocas nos processos contemporâneos, para inserção social e fortalecimento da cidadania. Esse é ambiente que se busca construir, para que não haja cisões ou aumento de processos discriminatórios e a formação dos profissionais de educação da RMESP nesta temática é uma etapa importante para a construção de espaços e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, em busca de estabelecer uma convivência mais harmoniosa e respeitosa em relação aos imigrantes

II - Objetivos: - Propiciar formação continuada aos docentes, gestores e demais profissionais da Educação, instrumentalizando-os para a compreensão do contexto das migrações contemporâneas na cidade de São Paulo, o que propiciará, no interior da unidade educacional, ações pedagógicas voltadas para o combate da xenofobia e demais formas de preconceito e discriminação. - Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem que tenham como essência e fundamento a educação para uma convivência harmonia e respeitosa na diversidade; - Discutir abordagens de educação intercultural, pautadas na cultura da paz, solidariedade e respeito à dignidade humana, que forme cidadãos aptos a adotarem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne a ela no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade no que se refere ao tratamento e inclusão das migrações contemporâneas.

III - Conteúdo: Conceitos de migração e refúgio; Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade. Legislação e Marcos; Educação e Interculturalidade; A presença dos Imigrantes bolivianos em São Paulo e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

IV - Metodologia: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, utilização de recursos audiovisuais, filmes, reflexão e análise de situações-problema envolvendo o público imigrante.

V - Público Alvo: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Secretário de Escola, Supervisor Escolar, Assistente Técnico de Educação.

VI - Carga Horária Total: 12 horas distribuídas em 3 (três) encontros de quatro horas.

VII - Cronograma: Datas:
Aula 01: 30/11 (segunda-feira) – Apresentação do curso. Conceitos básicos: migrantes e refugiados; Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade/Legislação e Marcos; Características da migração boliviana em São Paulo. Direitos políticos e deslocamentos migratórios.
Aula 02: 01/12 (terça-feira) - Quebrando Mitos sobre Migração. Migração, Educação e Interculturalidade.
Aula 03: 02/12: (quarta-feira) - Migração, Educação e Interculturalidade: estudos de caso referentes ao acesso e permanência de alunas/os imigrantes na escola. Horário: das 18h30 as 22h30.

VIII - Total de Vagas: 150 (cento e cinquenta vagas) destinadas aos profissionais que atuam na nas unidades educacionais jurisdicionadas na DRE São Miguel. Havendo vagas remanescentes, as mesmas poderão ser destinadas a servidores que atuam nas demais Diretorias Regionais de Educação.

IX - Regentes: Profª Dra. Adriana Cecília Gianvecchio Santos, Profª Dra. Marcele Garcia Guerra, Prof. Dr. Heitor Antonio Paladim Junior, Prof. Cleber Ferreira dos Santos.

X - Local:: Auditório da DRE São Miguel - Avenida Nordestina, 747, 3º andar - Vila Americana.

XI- Certificação: Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem de 100% de frequência e que participarem das atividades propostas durante as aulas.

XII - Inscrições (local, horário, documentos necessários): Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir da data de publicação até se esgotarem as vagas, através do link http://goo.gl/forms/NLuWwSnHY9  .

XIII- Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação de São Miguel.

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