sábado, 28 de novembro de 2015

CURSO “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo

Recebi por e-mail... Inscrição à partir das 14hs do dia 01/12   http://bit.ly/1MRw3YU


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/11/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 1.628, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o(a) Diretor(a) da Diretoria de Orientação Técnica, por meio do Núcleo de Educação Étnico-racial, Comunica a realização do CURSO “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica” , conforme especificações a seguir:

I - Justificativa: A cidade de São Paulo tem recebido, nas últimas décadas, alunos das mais diversas origens nacionais, o que torna imperativo ações de formação continuada que possibilitem a reflexão sobre práticas pedagógicas de valorização da diversidade. A II Mostra Cultural “Dezembro Imigrante/2015” que tem como tema “Educação e Imigração na cidade de São Paulo: garantindo os direitos de aprendizagem a partir de uma prática pedagógica antirracista, antixenofóbica e intercultural” é uma ação formativa destinada a discutir a presença imigrante nas unidades educacionais, propiciando o diálogo entre a escola e as demandas da sociedade. O curso “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica” alinha-se a um conjunto de ações sociais e educativas, que visa alterar e combater práticas de intolerância e xenofobia. Busca-se através da compreensão dos processos migratórios contemporâneos, de seus fluxos e políticas ao longo da história, compreender culturas diferenciadas e promover aproximações e trocas, para inserção social e fortalecimento da cidadania da população migrante. Neste sentido, a formação dos profissionais de educação da RMESP nesta temática é uma etapa importante para a construção de espaços e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, em busca de estabelecer uma convivência mais harmoniosa e respeitosa em relação aos imigrantes.

II - Objetivos: - Propiciar formação continuada aos docentes, gestores e demais profissionais da Educação, instrumentalizando-os para a compreensão do contexto das migrações contemporâneas na cidade de São Paulo, o que propiciará, no interior da unidade educacional, ações pedagógicas voltadas para o combate da xenofobia e das demais formas de preconceito e discriminação. - Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem que tenham como essência e fundamento a educação para uma convivência harmônica e respeitosa na diversidade; - Discutir abordagens de educação intercultural, pautadas na cultura da paz, solidariedade e respeito à dignidade humana, que forme cidadãos aptos a adotarem atitudes transformadoras e de efetiva integração da comunidade migrante no espaço escolar e, consequentemente, na sociedade.

III - Conteúdo: Conceitos de migração e refúgio; Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade. Legislação e Marcos; Educação e Interculturalidade; A presença dos Imigrantes latino-americanos e africanos em São Paulo e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

IV - Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de filmes, atividades de compreensão conceitual, reflexão e análise de situações-problema envolvendo o público imigrante.

V - Público Alvo: Supervisor escolar, Diretor de escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de Centro Educacional Unificado, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos.

VI - Carga Horária Total: 12 horas distribuídas em 3 (três) encontros de quatro horas.

VII - Cronograma: Datas:
Aula 01: 02/12 (quarta-feira) - Apresentação do curso. Características da migração latino-americana e africana em São Paulo. Migração Haitiana - Do vanguardismo revolucionário à um povo sem lugar.Direitos políticos e deslocamentos migratórios.
Aula 02: 03/12 (quinta-feira) - As epistemologias e a produção do pensamento social: a questão da identidade latinoamericana no Brasil. São Paulo: a Legislação e Marcos conceituais. Conceitos básicos: migrantes e refugiados. Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: o conceito de pessoas em movimento. Horário: das 19h00 as 22h00.

VIII - Total de Vagas: 200 (duzentas vagas) destinadas aos profissionais que atuam na nas unidades educacionais jurisdicionadas na DRE Campo Limpo. Havendo vagas remanescentes, as mesmas poderão ser destinadas a servidores que atuam nas demais Diretorias Regionais de Educação.

IX - Regentes:. Fabiana Bezerra Nogueira RF 780.681.7, Profª Dra. Vivian Grace D’avila Urquidi, Prof. Dr. Sandro da Silveira Vieira, Profª Dra. Angela Meirelles.

X - Local: CEU Lajeado. Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 - Lajeado, São Paulo - SP

XI- Certificação: Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e que participarem das atividades propostas durante as aulas.

XII - Inscrições: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir da data de publicação até se esgotarem as vagas, através do link http://bit.ly/1MRw3YU  


XIII- Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação - Campo Limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário