sexta-feira, 20 de novembro de 2015

curso diálogos e perspectivas sobre a educação etnicorracial no brasil

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/11/2015 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 74, DE 16/11/2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, comunica a realização do curso diálogos e perspectivas sobre a educação etnicorracial no brasil proposta de validação n° 503/2015, conforme especificações a seguir:

I - justificativa: atualmente no brasil, vivemos em um contexto de proposições e implementações de políticas de ação afirmativa, relacionadas à educação dos afrodescendentes e indígenas, grupos que historicamente enfrentaram obstáculos no processo de conquista da sua cidadania. Medidas efetivas estão sendo desenvolvidas no âmbito educacional na tentativa de superar a situação de vivência hierarquizada das relações étnico-raciais. Nesse sentido, a presente oficina tem como objetivo precípuo apontar as possibilidades de intervenção bem com os caminhos possíveis de serem trilhados a partir do tencionamento provocado pela lei federal 10.639/2003 que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, na educação básica.

II - objetivos: - propor um debate crítico sobre a questão da raça, etnia e a cor como um construto social forte, bem como a contribuição da educação no fortalecimento desse construto. - refletir sobre a efetivação da lei 10.639/03 nas escolas. - indicar alguns aspectos de como operacionalizar a lei 10639/2003. - discutir caminhos e possibilidades de operacionalizar a lei das africanidades, fazendo do curso um espaço colaborativo, que favoreça o intercâmbio de ideias e o relato de práticas vivenciadas no espaço escolar.

III - conteúdo: - lei 10.639/03, como forma de promover a igualdade racial na sala de aula. - o continente africano na sala de aula. - corporeidade e identidade negra - ciência e cientista africanos. - jogos e brincadeiras de matriz africana - cultura e religiosidade africana e afro-brasileira

IV - metodologia: - apresentações expositivas, debates, discussões e reflexões dos temas propostos.

V - público alvo: professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, diretor de escola, coordenador pedagógico, auxiliar técnico de educação e supervisor escolar.

VI - carga horária total: 12 horas

VII - cronograma: - 24/11 - 25/11 – 26/11/2015 horário: 18h30 as 22h30.

Local: CEU cantos do amanhecer av. Cantos do amanhecer, s/n - jardim Eledy, São Paulo - SP.

VIII - total de vagas:180 vagas por turma quantidade de turmas: 1

IX - Regentes: José Evaristo Silvério, Carlos Eduardo Dias Machado, Tatiane de Souza Silvério, Fabiano Maranhão, Karina Teixeira Marcelino, Flávio Nunes e Carolina de Paula Teles Duarte.

X- Certificação: frequência 100% - conceito "s"

XI – inscrições: a partir do dia 16/11/2015 as 14h00 até o término das vagas pelo link: http://bit.ly/1qew4j8  


XII- área promotora: Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário