sábado, 28 de novembro de 2015

CURSO “Imigração Caribenha em São Paulo

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/11/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 1.621, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Orientação Técnica Comunica a realização do CURSO “Imigração Caribenha em São Paulo: aportes históricos, literários e Audiovisuais para uma prática pedagógica antirracista e antixenofóbica”, conforme especificações a seguir:

I - Justificativa: Historicamente o fluxo migratório de pessoas oriundas do Caribe – Cuba, Martinica, Trinidad e Tobago e República do Haiti - no Brasil, não é expressivo contudo, diante da crise humanitária pela qual passa a República do Haiti decorrente, entre outros fatores, pelo terremoto que assolou o país no ano de 2010, o Brasil tem apontado como uma possibilidade de reconstrução de vida e reinserção no mundo do trabalho. De acordo com dados (janeiro de 2015) da Polícia Federal na cidade de São Paulo, o órgão concedeu cerca de 4.466 vistos humanitários para haitianos contudo, as organizações sociais que atuam no acolhimento a essas pessoas, acreditam que esse número é bem maior, estimado em cerca de 40.000 mil pessoas. Os dados do sistema de gerenciamento de matrículas revelam que, das cerca de 60 matrículas de alunos de origem caribenha, a maioria é de nacionalidade haitiana. Nos últimos tempos, foram publicizadas através da mídia diversas situações de violência a que os imigrantes haitianos foram vítimas, o que explicita a relação interligada entre Racismo e Xenofobia – decorrente da composição étnica. Nesse sentido, a oferta desse curso articula-se com a necessidade de promoção de uma formação continuada que reflita sobre as demandas sociais e ancore a construção de práticas pedagógicas antirracistas e antixenofóbicas, de modo a propiciar uma educação que possibilite a compreensão, promoção e garantia dos direitos humanos. O curso se insere na programação da II Mostra Cultural “Dezembro Imigrante nos CEUs/2015”, que tem como eixo norteador a “Educação e Imigração na cidade de São Paulo: garantindo os direitos de aprendizagem a partir de uma prática pedagógica antirracista, antixenofóbica e Intercultural.”

II - Objetivos: - Apresentar um panorama dos fluxos migratórios contemporâneos na cidade de São Paulo, com destaque para as características da migração caribenha; - Estimular reflexões éticas sobre direitos humanos, refletindo sobre o papel da educação para a garantia de direitos; - Propiciar discussões que contribuam para instrumentalizar os profissionais de ensino, criando estratégias de combate aos estereótipos e preconceitos em relação aos estudantes imigrantes afrodiaspóricos; - Refletir sobre a diversidade cultural caribenha, através da análise de obras literárias, produção audiovisual, e fontes históricas;

III - Conteúdo: Panorama da Imigração caribenha em São Paulo e a estreita ligação entre o Racismo e a Xenofobia. Processo de independência de Saint Domingue (Haiti), baseado na análise da obra "Os Jacobinos Negros" de C.L.R. James. Produção Literária do Caribe. Apropriação das produções Audiovisuais do Caribe. Os processos e os fluxos migratórios para o Brasil em perspectiva comparada: chegada e permanência de estrangeiros no Brasil: Desejados X Indesejados.

IV - Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de situações-problema que dialogam com a realidade dos imigrantes caribenhos em São Paulo. Análise bibliográfica e audiovisual para mediar às discussões em relação ao tema.

V - Público Alvo: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Secretário de Escola, Supervisor Escolar, Assistente Técnico de Educação.

VI - Carga Horária Total: 12 horas distribuídas em 4 (quatro) encontros de três horas.

VII - Cronograma: Datas:
Aula 01: 07/12 (segunda-feira) – Apresentação do curso: panorama da Imigração caribenha no Brasil – especialmente haitiana- e essa presença na Rede Municipal de ensino. Conceitos de Migração, Refúgio e Direitos Sociais.
Aula 02: 08/12 (terça-feira): Processo históricos do Caribe: análise do processo de independência de Saint Domingue (Haiti), baseado na análise da obra "Os Jacobinos Negros".
Aula 03: 09/12: Produção Literária do Caribe: a criação literária como um fio condutor para as representações.
Aula 04: 11/12: Produções Audiovisuais afrodiásporicas.
Horário: das 19h00 as 22h00.

VIII - Total de Vagas: 50 (cinquenta vagas) destinadas aos profissionais que atuam na nas unidades educacionais jurisdicionadas na DRE Ipiranga. Havendo vagas remanescentes, as mesmas poderão ser destinadas a servidores que atuam nas demais Diretorias Regionais de Educação.

IX - Regentes: Profª Mestre Liliane Pereira Braga, Profº Dra. Heloisa Pires de Lima, Prof. Dr. José Rodrigues Mao Junior, Profª Mestre Adriana de Carvalho Alves e Profª Mestre Cristiane Santana Silva.

X - Local:: Auditório DRE Ipiranga: Rua Leandro Dupret, 525.Vila Clementino, São Paulo.

XI- Certificação: Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem de 100% de frequência e que participarem das atividades propostas durante as aulas.

XII - Inscrições (local, horário, documentos necessários): Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir da data de publicação até se esgotarem as vagas, através do link http://goo.gl/forms/BQ2YJ10i7X  .


XIII- Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação - Ipiranga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário