sábado, 28 de novembro de 2015

CURSO “Imigração e língua espanhola nas escolas públicas municipais de São Paulo”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/11/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 1.622, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Orientação Técnica Comunica a realização do CURSO “Imigração e língua espanhola nas escolas públicas municipais de São Paulo”, conforme especificações a seguir:

I - Justificativa: A cidade de São Paulo tem recebido, nas últimas décadas, uma quantidade expressiva de alunos e famílias com ascendência hispano americana e, nesse cenário, DRE Jaçanã/Tremembé se destaca neste acolhimento contudo, verifica a concentração em alguns territórios, especialmente nas unidades educacionais localizadas na região de V. Maria/Guilherme e Medeiros. De acordo com dados de gerenciamento de matrículas, das 750 matrículas de alunos imigrantes, cerca de 360 estão matriculados em unidades educacionais localizadas nos distritos de Vila Maria/ Guilherme e Medeiros. A DOT-P da DRE –Jaçanã/ Tremembé constituiu em seu PPP “Diálogos Culturais no Territórios”, instrumentos que visam a ampliação e articulação com outros equipamentos públicos e privados dos territórios, propiciando um maior diálogo com a realidade local e com os currículos. Nas salas de aula e nos corredores das escolas, grande parte destes alunos trazem o espanhol como língua materna o que, de certa forma, influencia na produção oral e escrita do português brasileiro. Este curso, iniciativa inédita na Rede Municipal de Ensino, é uma experiência-piloto e visamos, sobretudo, oferecer aos docentes, gestores e quadro operacional das unidades escolares um conhecimento básico do funcionamento da língua espanhola, instrumentalizando-os para as atividades comunicativas exercidas no contexto escolar.

II - Objetivos: - Apresentar aos docentes, gestores e quadro operacional das unidades escolares conhecimentos de aspectos básicos do funcionamento da língua espanhola, através de situações que ocorrem no ambiente escolar. - Apresentar informações referentes ao processo migratório dos povos hispanofalantes ao Brasil, localizando alguns elementos culturais e a aderência da Língua Portuguesa em suas funções comunicativas. - Refletir sobre o contexto e diversidades linguísticas que podem interagir nas salas de aulas em que se encontram alunos imigrantes ou filhos de imigrantes, de modo a combater a xenofobia e o preconceito no contexto da escola.

III - Conteúdo: Apresentação do curso. Migrações em São Paulo: contextualização histórica e dados da presença de alunos imigrantes na DRE Jaçanã/Tremembé. Aspectos sobre o funcionamento da língua espanhola: vocabulário básico, alfabeto, numerais, sintaxe básica, conjugação verbal no presente, pretérito e futuro, ortografia, relações morfografêmicas, falsos cognatos, comparação com o português brasileiro; processo de imigração e o contato de línguas; aspectos básicos de sociolinguística; o preconceito linguístico; a diversidade linguística; aspectos da produção escrita dos alunos imigrantes.

IV - Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de filmes, atividades de compreensão auditiva, produção oral e escrita, grupos de trabalho, debates e discussões em relação ao tema.

V - Público Alvo: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Secretário de Escola, Supervisor Escolar, Assistente Técnico de Educação l.

VI - Carga Horária Total: 12 horas distribuídas em 6 (seis) encontros de duas horas.

VII - Cronograma: Datas:
Aula 01: 01/12 (terça-feira) - Apresentação do curso. Migrações em São Paulo: contextualização histórica e dados da presença de alunos imigrantes na DRE Jaçanã/Tremembé.
Aula 02: 02/12 (quarta-feira) - processo de imigração e o contato de línguas;
Aula 03: 03/12(quinta-feira) - Aspectos sobre o funcionamento da língua espanhola: vocabulário básico, alfabeto, numerais, sintaxe básica.
Aula 04: 07/12(segunda-feira) - Aspectos sobre o funcionamento da língua espanhola: conjugação verbal no presente, pretérito e futuro, ortografia, relações morfografêmicas, falsos cognatos, comparação com o português brasileiro;
Aula 05: 08/12 (terça-feira) - aspectos básicos de Sociolinguística. Conceito de preconceito linguístico;
Aula 06: 09/12 (quarta-feira) - aspectos da produção escrita e oral dos alunos imigrantes.
Horário: das 12h00 as 14h00.

VIII - Total de Vagas: 50 (cinquenta vagas) destinadas aos profissionais que atuam na EMEF Almirante Tamandaré, EMEF Dom Pedro I e EMEF João Domingues Sampaio. Havendo vagas remanescentes, as mesmas serão destinadas aos servidores que atuam nas unidades escolares localizadas no distrito da Vila Maria.

IX - Regentes: Renie Furtado RF 734.186.5 e Roxana Flores Condori RNE V772.334T.

X - Local: Biblioteca Alvares de Azevedo, Praça Joaquim José da Nova, S/N - Vila Maria, São Paulo.

XI- Certificação: Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem 80% de frequência e que participarem das atividades propostas durante as aulas.

XII - Inscrições: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir da data de publicação até se esgotarem as vagas, através do link http://goo.gl/forms/JUl81eHMeY   


XIII- Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação - Jaçanã/Tremembé. 

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