sábado, 28 de novembro de 2015

CURSO “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/11/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 1.627, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica, por meio do Núcleo de Educação Étnico-racial Comunica a realização do CURSO “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo” , conforme especificações a seguir:

I - Justificativa: A cidade de São Paulo tem recebido, nas últimas décadas, alunos das mais diversas origens nacionais, o que torna imperativo ações de formação continuada que possibilitem a reflexão sobre práticas pedagógicas de valorização da diversidade. A II Mostra Cultural “Dezembro Imigrante/2015” que tem como tema “Educação e Imigração na cidade de São Paulo: garantindo os direitos de aprendizagem a partir de uma prática pedagógica antirracista, antixenofóbica e intercultural” é uma ação formativa destinada a discutir a presença imigrante nas unidades educacionais, propiciando o diálogo entre a escola e as demandas da sociedade. O curso “Compreendendo os processos migratórios em São Paulo: estratégias para uma Educação antixenofóbica” alinha-se a um conjunto de ações sociais e educativas, que visa alterar e combater práticas de intolerância e xenofobia. Busca-se através da compreensão dos processos migratórios contemporâneos, de seus fluxos e políticas ao longo da história, compreender culturas diferenciadas e promover aproximações e trocas, para inserção social e fortalecimento da cidadania da população migrante. Neste sentido, a formação dos profissionais de educação da RMESP nesta temática é uma etapa importante para a construção de espaços e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, em busca de estabelecer uma convivência mais harmoniosa e respeitosa em relação aos imigrantes.

II - Objetivos: O principal objetivo dessa proposta é desenvolver ações que busquem promover processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que tenham como essência e fundamento a educação para uma convivência harmoniosa e respeitosa na diversidade, criando um ambiente de trocas, bem como a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana e que essa permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne a ela no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade no que se refere ao tratamento e inclusão das migrações contemporâneas.

III - Conteúdo: Conceitos de migração e refúgio; Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade. Legislação e Marcos; Educação e Interculturalidade; A presença dos Imigrantes latino-americanos e africanos em São Paulo e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

IV - Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de filmes, atividades de compreensão conceitual, reflexão e análise de situações-problema envolvendo o público imigrante.

V - Público Alvo: Supervisor escolar, Diretor de escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos.

VI - Carga Horária Total: 12 horas distribuídas em 04 (quatro) encontros de três horas.

VII - Cronograma: Datas:
Aula 01: 02/12 (quarta-feira) - Apresentação do curso.; Características da migração boliviana em São Paulo. Direitos políticos e deslocamentos migratórios.
Aula 02: 03/12 (quinta-feira) - Conceitos básicos: migrantes e refugiados. Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: a Legislação e Marcos conceituais. Compreendendo a cultura latinoamericana através das produções materiais.
Aula 03: 09/12 (quarta-feira) - Migração, Educação e Interculturalidade: estudos de caso referentes ao acesso e permanência de alunas/os imigrantes na escola.
Aula 04: 16/12 (quarta-feira) – Análise das produções culturais dos imigrantes latino-americanos em São Paulo e possibilidades pedagógicas do uso dos recursos audio-visuais. Horário: das 19h00 as 22h00.

VIII - Total de Vagas: 200 (duzentas vagas) destinadas aos profissionais que atuem nas unidades educacionais jurisdicionadas na DRE Santo Amaro. Havendo vagas remanescentes, elas serão destinadas a servidores que atuem nas demais Diretorias Regionais de Educação.

IX - Regentes: Clayton Soares de Abreu, Bianca Carolina Pereira da Silva, Heitor Antonio Paladim Junior, Cristiane Santana Silva.

X - Local: CEU Lajeado. Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 - Lajeado, São Paulo - SP

XI- Certificação: Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem de 100% e que participarem das atividades propostas durante as aulas.

XII - Inscrições (local, horário, documentos necessários): Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir da data de publicação até se esgotarem as vagas, através do link https://goo.gl/6ykh2E

XIII- Área promotora: SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação - Guaianases. 

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