quarta-feira, 18 de novembro de 2015

II ENCONTRO ANUAL DO CICLO AUTORAL – DIÁLOGOS, SABERES E CURRÍCULO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 17/11/2015 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 067, 29/10/2015

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO II ENCONTRO ANUAL DO CICLO AUTORAL – DIÁLOGOS, SABERES E CURRÍCULO. , CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: AO FINAL DO ANO DE 2014, FOI REALIZADO O I SEMINÁRIO UNIFICADO DO CICLO AUTORAL CONSTITUÍDO A PARTIR DOS ENCONTROS COM OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS, POR MEIO DE CADA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS ALUNAS E ALUNOS E DAS ORIENTAÇÕES DAS PROFESSORAS E PROFESSORES. RESULTADO DAS EXPERI- ÊNCIAS DO SEGUNDO ANO DE IMPLEMENTAÇÃO, SE CONSTITUINDO COMO EXPRESSÕES DE CONFLITOS, SUPERAÇÕES, DEMANDAS, ESTUDOS, MAS, SOBRETUDO, DE CONSTRUÇÕES IMPORTANTES NO CAMPO DA PESQUISA E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. EM 2015, AS ATIVIDADES NAS UNIDADES ESCOLARES SE INTENSIFICARAM NESTE CAMPO DE TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO, DESENCADEADAS POR MUDANÇAS CULTURAIS E ESTRUTURAIS IMPULSIONADAS PELO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E ASSUMIDAS PELA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO LIMPO. MUITOS ESFORÇOS FORAM EMPREENDIDOS POR ACREDITARMOS NA POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SIGNIFICANDO-A COMO UMA FORMA DE ROMPER COM UMA SÉRIE DE CRENÇAS CRISTALIZADAS EM NOSSA SOCIEDADE: QUE O LUGAR DO PENSAMENTO SE RESTRINGE AOS CENTROS ACADÊMICOS, SOBRETUDO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO; QUE OS SABERES POPULARES SE LIMITAM AO SENSO COMUM E À SUPERSTIÇÕES; QUE PROFESSORES E PROFESSORAS SÃO MEROS REPRODUTORES DE CONHECIMENTOS ELABORADOS POR INTELECTUAIS; ENTRE TANTOS OUTROS. COM BASE NOS DESAFIOS LANÇADOS BUSCAMOS A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO FUNDAMENTADO NA TEORIA POPULAR CRÍTICA (QUE PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE TODAS AS PESSOAS QUE COMPÕEM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO SUJEITOS SOCIAIS, PRODUTORES DE CULTURAS E DE CONHECIMENTOS), ESSA NÃO FOI UMA TAREFA SIMPLES, NEM SE ESGOTA NO PERCURSO DESSE ANO, PORÉM APOSTAMOS E RECONHECEMOS QUE NÃO ESTAVA ALÉM DAS NOSSAS POSSIBILIDADES. SENDO ASSIM, TEREMOS 40 EMEFS INSCRITOS, COM A PARTICIPAÇÃO DE 200 ESTUDANTES ORIENTADAS E ORIENTADOS POR MAIS DE 80 DOCENTES.

II - OBJETIVOS: - PROMOVER A TROCA DE EXPERIÊNCIAS RESULTANTES DO PROCESSO EDUCATIVO DO CICLO AUTORAL REALIZADO 0PELAS EMEFS DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAMPO LIMPO; - SOCIALIZAR E DAR VISIBILIDADE PARA OS TRABALHOS COLABORATIVOS AUTORAIS DESENVOLVIDOS PELAS ALUNAS E ALUNOS ORIENTADOS POR PROFESSORAS E PROFESSORES; VALORIZAR O PROTAGONISMO JUVENIL E O TRABALHO AUTORAL; - POSSIBILITAR ESPAÇO E TEMPO PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COLETIVA E REFLEXIVA COM FINALIDADE FORMATIVA;

III - CONTEÚDO: RELATOS DE PROCESSOS DE PESQUISAS, REALIZADOS POR ALUNAS, ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS UNIDADES EDUCACIONAIS COM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E PALESTRAS

IV - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO, RELATOS, PROJEÇÕES, APRESENTAÇÕES CULTURAIS E DIÁLOGOS

V - PÚBLICO ALVO:COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. E.F. II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DIAS 01,02 E 03 DE DEZEMBRO DE 2015 HORÁRIO: 8H ÀS 12H EM CADA ENCONTRO SERÃO APRESENTADAS AS VIVÊNCIAS DOS TCAS – TRABALHO COLABORATIVO AUTORAL – CONSTITUÍDOS NO TERRITÓRIO DE CAMPO LIMPO. APÓS AS VIVÊNCIAS, DINÂMICAS E APRESENTAÇÕES, HAVERÁ A TEMATIZAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES REFLETINDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA E DA SUA NECESSIDADE PARA REFORMULAR UM CURRÍCULO EDUCATIVO CAPAZ DE SUPRIR A SUA FUNÇÃO EDUCATIVA. LOCAL: DIA 01/12 - AUDITÓRIO DO CEU GUARAPIRANGA - ESTRADA DA BARONESA, 1120 - JD. ÂNGELA; - DIA 02/12 - AUDITÓRIO DO CEU CANTOS DO AMANHECER - AV.CANTOS DO AMANHECER, S/N - JD. ELEDY; - DIA 03/12 - AUDITÓRIO DO CEU CASA BLANCA - RUA JOÃO DAMASCENO, 85 - JD. SÃO LUIZ.

VIII - TOTAL DE VAGAS:50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3

IX - REGENTES: MARIA APARECIDA COSTA DOS SANTOS ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA MARIA LÚCIA LOPES DO PRADO EDINÉIA ANDRADE DE OLIVEIRA ELENITA SANTANA DE ALMEIDA X- CERTIFICAÇÃO:FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO MÍNIMO SATISAFATÓRIO (S) NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO HORÁRIO DO SEMINÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES:INSCRIÇÕES PELO LINK: http://goo.gl/forms/otyxanriq2  NO PERÍODO DE 03/11, A PARTIR DAS 14H, ATÉ 06/11, FECHAMENTO ÀS 20H.


XII- ÁREA PROMOTORA:DOT-P/DRE CAMPO LIMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário