sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CURSO EDUCAÇÃO POPULAR, IDENTIDADES, CULTURAS E MEMÓRIAS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 04/12/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 71, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2015.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE RESPRESENTOU A DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA. COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO POPULAR, IDENTIDADES, CULTURAS E MEMÓRIAS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A EDUCAÇÃO NÃO É UMA PRÁTICA NEUTRA, SOBRETUDO QUANDO PRETENDEMOS A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCA- ÇÃO. PORTANTO A PRESENTE PROPOSTA SE JUSTIFICA PELO CARÁTER ELUCIDATIVO A RESPEITO DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE CULTURAL, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO POPULAR, NUMA PERSPECTIVA CONTRA HEGEMÔNICA E POSSIBILITADORA DE REFLEXÕES ACERCA DAS REALIDADES NAS QUAIS NOSSOS EDUCANDOS ESTÃO INSERIDOS.

II - OBJETIVOS: CONTRUIR COLETIVAMENTE A COMPREENSÃO ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE, CULTURA POPULAR, EDUCAÇÃO POPULAR E MEMÓRIA. POSSIBILITAR A ARTICULAÇÃO ENTRE AS REALIDADES VIVENCIADAS NO TERRITÓRIO DE CAMPO LIMPO E AS ESCOLHAS EM TORNO DO CURRÍCULO; OBTER POR MEIO DO CONTATO COM A EXPERIÊNCIA DO MST UMA NOÇÃO DAS ARTICULAÇÕES ENTRE IDENTIDADE, CULTURAS, MEMÓRIAS E CURRÍCULO, DESTACANDO AS INTENCIONALIDADES E POSICIONAMENTOS.

III - CONTEÚDO: EDUCAÇÃO POPULAR: A EXPERIÊNCIA DO MST; EDUCAÇÃO POPULAR: PROSPECÇÃO PARA A REGIÃO DE CAMPO LIMPO/PERIFERIA DA ZONA SUL DE SÃO PAULO; ESTUDOS CULTURAIS; A PLURALIDADE DAS CULTURAS; CULTURA POPULAR/ CONTRA HEGEMÔNICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO; IDENTIDADES CULTURAIS; EDUCAÇÃO NO CAMPO E NAS CIDADES; (FLORESTAN FERNANDES: TRAJETÓRIA E PENSAMENTOS).

IV - METODOLOGIA: LEITURA DE TEXTOS, VÍDEOS E ANÁLISES DE DISCURSOS; DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS; APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS.

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSIST. TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUX. ADM. DE ENSINO, AUX. DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORD. DE ESPORTES E LAZER, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, ESPECIALISTA DE INF. CULT. E DESP.(BIBLIOTECA), ESPECIALISTA DE INF. CULT. E DESP.(ED. FÍSICA), GESTOR - CEU, ANAL. DE SAÚDE, PROF. BANDAS E FANFARRAS, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
DATAS: 12/12/2015 E 19/12/2015 (SÁBADO) – DAS 08H00 ÀS 14H00
LOCAL: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAMPO LIMPO - AVENIDA JOÃO DIAS, 3763 - JD SANTO ANTONIO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS

IX - REGENTES: SANDRA APARECIDA PORTUENSE DE CARVALHO; LUIZ CARLOS LUNA CHORRO E ROSANA SANTOS.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (CONCEITO S).   


PERÍODO: DE 09/12/2015 A 11/12/2015


XII- ÁREA PROMOTORA:DOT-P/ DRE CAMPO LIMPO

Um comentário: