segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CURSO: “FORMADORES/ PARCEIROS EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 08/12/2015 – PÁGINA 30
COMUNICADO Nº 1.681, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT – Ensino Fundamental e Médio. COMUNICA em conformidade com a Portaria nº 2.551, de 10 de abril de 2015, a realização do CURSO: “FORMADORES/ PARCEIROS EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA – COMPONENTES CURRICULARES EM DEBATE

JUSTIFICATIVA: Em continuidade às ações de formação relacionadas aos Diálogos Interdisciplinares a caminho da autoria dos Ciclos de Aprendizagem Interdisciplinar e Autoral e considerando a Nota Técnica nº 5 do Programa Mais Educação São Paulo, que institui o Ciclo Interdisciplinar como espaço para a integração e articulação das áreas do conhecimento, atuando na garantia dos direitos de aprendizagem, trataremos dos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade e dos direitos de aprendizagem para o Ensino Fundamental de 9 anos, expressos na construção de Documento Curricular para cada um dos componentes dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, fomentando reflexões sobre as práticas pedagógicas nas ações de formação docente que favoreçam a autoria docente e discente. Com esse objetivo organizamos o curso de formação em serviço, para o qual convocamos os Formadores Parceiros que coordenaram as ações de formação docente nas DREs, em conformidade com a Portaria nº 2.551, de 10 de abril de 2015, assim como equipes de DOT-P que organizam as ações de formação para o ensino fundamental e integrantes da supervisão escolar, tendo em vista a construção coletiva e participativa do currículo e dos direitos de aprendizagem destes ciclos.

OBJETIVOS: - Promover reflexões e debates sobre a estrutura do documento para os componentes curriculares, envolvendo os direitos de aprendizagem, as concepções e estratégias de ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares na constituição do currículo; - Discutir a perspectiva curricular considerando a escola como campo de possibilidades a partir da Qualidade Social da Educação e da Gestão Democrática, bem como de princípios éticos, políticos e estéticos. - Refletir acerca da descolonização do currículo.

CONTEÚDOS: - Histórico e concepção dos componentes curriculares; -Direitos de Aprendizagem dos componentes curriculares: Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática; - As possibilidades de articulação de práticas de interdisciplinares e de autoria.

METODOLOGIA: Será dialógica, constituída pela interação entre as diferentes práticas, concepções teóricas e visões de mundo e por meio de socialização e problematização de práticas, leitura e reflexões de aportes teóricos e de documentos oficiais.

PÚBLICO-ALVO: - Segundo o art. 5º da Portaria nº 2.551, de 10 de abril de 2015, integrantes das equipes das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica das DRE e de SME; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Supervisores Escolares da Rede Municipal de Ensino, mediante convite e planejamento em conjunto com a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica das DREs.

OBSERVAÇÃO: Está garantida a participação na formação e no planejamento com dispensa do dia de trabalho, em conformidade com a Portaria nº 2.551, de 10 de abril de 2015. O cargo supervisor escolar é público alvo independentemente de ter sido formador parceiro.

NÚMERO DE VAGAS: 450 vagas.

LOCAL: UNINOVE – Campus Vergueiro. Rua Vergueiro, 235/249 – Liberdade.

CRONOGRAMA:
HORÁRIOS: DATAS 10 e 11/12 das 8h30 às 17h30

10/12 (quinta) das 8h30 às 12h00 Todas as vozes: currículo em debate – Mercês Sampaio Silêncios e Urgência: relato de prática da formação de professores na DRE São Mateus – Maria Bento da Purificação, Maria de Jesus Campos Sousa, Wanusa Rodrigues Ramos 13h30 às 17h30 Componentes curriculares em debate: Arte/Dança – Isabel Marques; Educação Física – Antonio Carlos Vaz, História – Marcos Silva, Arte/Música – Marisa Trench Fonterrada e Língua Portuguesa – Émerson di Pietri Apresentação e debate por componente curricular: Arte (Dança e Música), Educação Física, História e Língua Portuguesa

11/12 (sexta) 8h30 às 13h00 Componentes curriculares em debate: Arte/Artes Visuais - Sônia Fernandes; Ciências - Hamilton Haddad e Nélio Bizzo; Geografia - Douglas Santos; Matemática - Maria Helena Souza; Arte/Teatro - Joaquim Gama; Língua Inglesa - Ana Duboc, Bianca Garcia, Lívia Rodrigues Apresentação e debate por componente curricular: Arte (Artes Visuais e Teatro), Ciências, Geografia, Matemática e Língua Inglesa. 14h30 às 17h30 – Apresentação dos relatos dos grupos; Encaminhamentos: próximos passos no início de 2016.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 (dezesseis) horas.

INSCRIÇÕES: Serão realizadas junto à Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica (DOT-P) da DRE do profissional de educação e acolhidas por ordem de chegada, considerando o limite de 450 vagas.

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO:A avaliação será contínua, com base na participação e na frequência exigidas.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento S (Satisfatório).

REGÊNCIA: Equipe de SME/DOT Ensino Fundamental e Médio e Assessores RESPONSÁVEL: Fátima Aparecida Antônio (RF 576.694.0)


ÁREA PROMOTORA:SME/DOT Ensino Fundamental e Médio

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