sábado, 13 de fevereiro de 2016

CURSO AES Eletropaulo nas Escolas

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13/02/2016 – PÁGINA 54
COMUNICADO Nº 052, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica, COMUNICA a realização do CURSO AES Eletropaulo nas Escolas - Núcleos de Ação para a Eficiência Energética, conforme segue:

I – JUSTIFICATIVA: A SME, em parceria com a AES Eletropaulo e, alinhada aos ideais, objetivos e metodologia definidas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Eletrica (Procel), está propondo a implantação de uma nova estratégia de participação e mobilização de educadores e educandos visando o uso racional dos recursos energéticos. O projeto objetiva efetivar ações educativas em prol da formação da comunidade educacional, tendo como premissas básicas a mudança de valores, comportamentos e atitudes, por meio de atividades educativas teóricas, práticas e interativas voltadas a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a proteção do meio ambiente e a sensibilização comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica, ao incentivo as mudanças de hábitos de consumo e a manutenção de seu uso racional, à proteção do meio ambiente e a sensibilização da população para esses parâmetros.

II - OBJETIVO: - Valorizar hábitos de consumo eficiente e desestimular aqueles que geram desperdícios, em especial de energia elétrica e água potável; - Difundir o conhecimento de que a produção e distribuição de energia elétrica e água potável consomem muitos recursos (tanto ambientais, quanto financeiros) e que, por isso, desperdiçá-los é uma atitude que causa prejuízo a todos; - Disseminar práticas e comportamentos de uso eficiente de energia elétrica e água; - Divulgar informações sobre procedimentos seguros em relação á energia elétrica.

III – CONTEÚDO:

ETAPA 1 : Formação com 4 horas de duração - Energia Elétrica, consumo e suas relações com nossa vida cotidiana; aspectos da matriz energética brasileira, seus impactos e a geração e distribuição da energia elétrica no país; conceitos básicos da eficiência energética, apresentação do Procel e do Projeto AES Eletropaulo nas Escolas, seus objetivos, estratégias de atuação, recursos e materiais didáticos para implementação - Distribuição dos materiais.

ETAPA 2: Visitas dos agentes de campo nas Unidades Educacionais - Formação dos Núcleos de Ação para Eficiência Energética (NAEE) - Apresentação do projeto para os NAEE, apresentação da agenda de atividades previstas no Manual do NAEE. - Acompanhamento do desenvolvimento de ações.

ETAPA 3: início dos desafios:
1- Realizar atividade de pesquisa na escola;
2-Comunicar e engajar os professores e outros educadores da escola;
3-Distribuição de um exemplar do "Caça Deperdício" para todos os alunos e professores da escola; 4-Tornar público os dados levantados por meio da pesquisa;
5-Divulgar o concurso de produção micro-audiovisual cujo tema é "Energia Elétrica: segurança em primeiro lugas";
6-Fazer campanha de comunicação na escola por meio de material fornecido pelo projeto;
7-Reforçar a comunicação para os educandos sobre o 'Caça Desperdício";
- Agentes do NAEE preparam materiais e estratégias de comunicação para divulgar os resultados obtidos ao longo do trabalho na escola;
9-Recolher o "Caça Desperídio. Os dados gerais sobre os resultados são inseridos na plataforma e os materiais impressos são encaminhados para a AES Eletropaulo, como evidência da participação no projeto.

IV - METODOLOGIA: Formação de Núcleos de Ação para a Eficiência Energética (NAEE) nas Unidades Educacionais. A AES Eletropaulo designará 11 agentes de campo que serão responsáveis pela formação e acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas no âmbito do projeto, como segue:
- Na primeira etapa, com duração de 4 horas, gestores e educadores inscritos no projeto participarão de encontro de formação;
- Etapa 2, cada agente de campo se reúne com os educadores engajados no projeto em 6 reuniões pedagógicas na própria escola, para orientá-los na composição dos NAEE e realização das atividades previstas no programa.
- Etapa 3, desenvolvimento das atividades dos Núcleos de Ação para a Eficiência Energética.

V- PÚBLICO ALVO: CARGO BASE: Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Ensino Fundamental II e Médio. O projeto destina-se a professores dos ciclos interdisciplinar e autoral. Cada Unidade deverá inscrever (1) um Representante da Gestão (Diretor, Assistente de Diretor ou Coordenador Pedagógico) e (2) dois professores de Ensino Fundamental I ou Ensino Fundamental II e Médio, em atuação nas DREs Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga e Santo Amaro. Vagas remanescentes serão disponibilizadas para as outras Diretorias participantes da primeira etapa (Guaianases, Penha, São Mateus e São Miguel)

VI – CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas - Carga Horária Presencial: 40 horas, sendo 4 horas em Oficina com a SME, 12 horas em oficina na própria unidade e 24 horas para cumprimento de desafios com estudantes participantes do projeto.

VII - CRONOGRAMA: FORMAÇÃO INICIAL:
15 de março ou 16 de março de 2016, de acordo com a opção realizada na Inscrição. De março a junho de 2016, realização de 6 encontros presenciais na Própria Unidade, em datas a serem indicadas no momento da inscrição;
De março a junho de 2016, 24 horas de atividades do Núcleo de Ação para Eficiência Energética, em cronograma desenvolvido pela equipe da própria Unidade.
Julho de 2016: Atividade de Encerramento do projeto Dia 15/03/2016
Horário: 08:00 às 12:00 ou das 14:00 às 18:00
Local: DRE SANTO AMARO, sito à Rua Abelardo Vergueiro Cesar, 370 – Vila Alexandrina – SP (Zona Sul) Dia 16/03/2016
Horário: 14:00 às 18:00 ou das 18:30 às 22:30
Local: Auditório CEU FORMOSA, sito à Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 – Parque Santo Antônio – SP (Zona Leste)

VIII – TOTAL DE VAGAS: 900 vagas 

IX - REGENTES: Equipe de agentes de campo da AES Eletropaulo, responsáveis pela formação, acompanhamento e avaliação do projeto em cada uma das Unidades Educacionais.

X- CERTIFICAÇÃO: Farão juz ao Certificado gestores e educadores que participarem de 100% das atividades do projeto e obterem conceito satisfatório (S).

XI - INSCRIÇÕES: http://goo.gl/forms/DBmZGr6oIs  Cada unidade deverá realizar apenas (1) uma inscrição, indicando um membro da equipe gestora e (2) dois professores. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando-se o total de vagas previstas para cada DRE.


XII ÁREA PROMOTORA: SME - DOT Educação Ambiental em parceria com a AES Eletropaulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário