sábado, 20 de fevereiro de 2016

CURSO “CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/02/2016 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 05, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL”.

I – JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO; OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO DE DIREITO AO ACESSO E À PERMANÊNCIA COM QUALIDADE DOS EDUCANDOS; O CONTIDO NA NOTA TÉCNICA Nº 5 DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E A META Nº 02 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; PROPOMOS OS SEMINÁRIOS REGIONAIS SOBRE OS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, VISANDO À FORMA- ÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E SUPERVISORES ESCOLARES DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA, COM O INTUITO DE APRECIAR E REFLETIR A PARTIR DO TEXTO BASE DE FUNDAMENTAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM PARA OS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, ATRAVÉS DO DEBATE E PROPOSIÇÃO DE EMENDAS AO DOCUMENTO, PROMOVENDO DISCUSSÕES NOS HORÁRIOS COLETIVOS DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA REALIDADE DOS ESTUDANTES ATENDIDOS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, GARANTINDO A ESCUTA DE TODOS OS SEGMENTOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO.

II - OBJETIVOS: - APRESENTAR, DEBATER E ACOLHER PROPOSTAS AOS DOCUMENTOS DE CADA UM DOS COMPONENTES CURRICULARES, EM CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO;
- REFLETIR SOBRE OS CONCEITOS INTERDISCIPLINARIDADE/CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORIA/CICLO AUTORAL; - DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A PARTIR DOS DOCUMENTOS BASE PRODUZIDO PELO GRUPO DE TRABALHO SOBRE O CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL NA SME COM EQUIPES DE DOT-P DAS DRES.

III - CONTEÚDOS: - APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO; - HISTÓRICO DO ENSINO DOS COMPONENTES CURRICULARES NO BRASIL; - CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E OS COMPONENTES CURRICULARES; - OS COMPONENTES CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E SEUS EIXOS ESTRUTURANTES; - OS SUJEITOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PLURALIDADE CULTURAL; - INTERDISCIPLINARIDADE A AUTORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL; - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS; - AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL.

IV - METODOLOGIA: O PROJETO SE DESENVOLVERÁ POR MEIO DE ENCONTROS FORMATIVOS E DIALÓGICOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, E SUPERVISORES ESCOLARES.

V - PÚBLICO ALVO: 01(UM) PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUA NAS EMEFS, 01 (UM) PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DE CADA UM DOS COMPONENTES CURRICULARES DE ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, INFORMÁTICA EDUCATIVA E SALA DE LEITURA, 01 (UM) PROFESSOR DE SAAI, DE CADA UMA DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, QUE ESTEJAM ATUANDO NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, TODOS OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS, E TODOS OS SUPERVISORES ESCOLARES, SOB A JURISDIÇÃO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 HORAS PRESENCIAIS.

VII - CRONOGRAMA: SERÃO 03 ENCONTROS FORMATIVOS PRESENCIAIS DE QUATRO HORAS CADA, TOTALIZANDO 12 HORAS, ORGANIZADOS EM 02 TURMAS EM TURNOS DISTINTOS, COMO SEGUE: TURMA 01(MANHÃ): DIAS 23/02, 15/03 E 05/04 - DAS 08H00 ÀS 12H00. TURMA 02 (TARDE): DIAS 23/02, 15/03 E 05/04 - DAS 13H30 ÀS 17H30. LOCAL: AUDITÓRIO DO CEU QUINTA DO SOL - AVENIDA LUIZ IMPARATO, 564 – PARQUE CÍSPER – CEP: 03819-160 - DISTRITO: CANGAÍBA.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 580 VAGAS, SENDO 40 VAGAS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I; 320 VAGAS PARA PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DE CADA UM DOS COMPONENTES CURRICULARES DE ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA; 40 VAGAS PARA POIE (PROFESSOR ORIENTADOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA); 40 VAGAS PARA POSL (PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA); 23 VAGAS PARA PROFESSOR DE SAAI REGENTES, EM COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA E/OU MÓDULO DE CADA UMA DAS UNIDADES EDUCACIONAIS QUE ATUAM NO CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL; 80 VAGAS PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS EMEFS, EMEBS, E 30 VAGAS PARA SUPERVISORES ESCOLARES LOTADOS NA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA.

IX - REGÊNCIA: EQUIPE DE DOT_P DA DRE PENHA E ASSESSORES DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DA SME / DOT-P / ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

X - INSCRIÇÃO: AS INSCRIÇÕES DEVEM SER EFETUADAS NO PERÍODO DE 11 A 22 DE FEVEREIRO DE 2016, ATÉ 12H00, ATRAVÉS DO LINK: HTTP://GOO.GL/FORMS/RVBKBHVIHQ .

XI - OBSERVAÇÃO: OS SUPERVISOR ESCOLARES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I, PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, POSL, POIE, REGENTE DE SAAI QUE ATUAM NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, REPRESENTANDO O CONJUNTO DOS EDUCADORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA TERÃO COMO ATRIBUIÇÃO, DURANTE OS HORÁRIOS COLETIVOS EM CADA UNIDADE EDUCACIONAL, REALIZAR DISCUSSÕES, REGISTRAR CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO DOCUMENTO BASE DE FUNDAMENTAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM PARA O CICLO INTERDISCIPLINAR.

XII - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA


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