sábado, 27 de fevereiro de 2016

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/02/2016 – PÁGINA 52
COMUNICADO Nº 10, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2016

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: “ENCONTROS E DIÁLOGOS COM OS PROFESSORES ORIENTADORES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, MAIS EDUCAÇÃO FEDERAL E DO PROGRAMA SÃO PAULO INTEGRAL ”:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: TENDO COMO BASE A PROPOSTA DO PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO; O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DE AMBITO FEDERAL E O PROGRAMA SÃO PAULO INTEGRAL – AMPLIANDO E CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS PEDAGÓGICOS; A IMPORTANCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR DE EDUCAÇAO INTEGRAL COMO ARTICULADOR E MEDIADOR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, A DIPED PROMOVE OS ENCONTROS FORMATIVOS VISANDO A INTEGRAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS TEMPOS DE PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS, PROPONDO REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROBLEMATIZANDO A GARANTIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO QUE A CONCRETUDE DO PROCESSO EDUCATIVO COMPREENDE, FUNDAMENTALMENTE A RELAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM A SUA VIDA E COM A SUA COMUNIDADE.

II - OBJETIVOS: RESSIGNIFICAR O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL; PROBLEMATIZAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ORIENTANDO PARA AS CONCEPÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL; REFLETIR SOBRE FORMAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ESCOLA, ONDE OS DOCENTES E DISCENTES SE TORNEM SUJEITOS E AUTORES DO CONHECIMENTO; ESTIMULAR A REFLEXÃO, PARTINDO DAS VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DAS UNIDADES, CONSIDERANDO OS SABERES TERRITORIAIS, MOBILIZANDO PROPOSTAS METODOLÓGICAS INOVADORAS, PENSANDO DIFERENTES ARRANJOS CURRICULARES; DIALOGAR AS PRÁTICAS ESCOLARES ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS CONSIDERADAS EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR; EXPANSÃO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS.

III - CONTEÚDO: RESSIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL; PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL; BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL; A ESCOLA NO BAIRRO: PROJETO PEDAGÓGICO E DIREITO À APRENDIZAGEM; CONTEXTO LOCAL COMO OBJETO DE CONHECIMENTO; AGENTES EDUCACIONAIS E SABERES LOCAIS ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM BAIRRO- ESCOLA

IV - METODOLOGIA: PROBLEMATIZAÇÃO COM OS POEIS ACERCA DAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO TORNANDO-AS SABERES A SEREM COMPARTILHADOS, ANALISADOS, DISCUTIDOS E AVALIADOS À LUZ DE CONCEITOS TRATADOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO FEDERAL E DO PROGRAMA SÃO PAULO INTEGRAL

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, PROFESSORES ORIENTADORES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (POEI)

VI - CARGA HORÁRIA: 32HORAS

VII - CRONOGRAMA: 24/03, 08/04, 12/05, 09/06, 11/08, 15/09, 06/10 E 10/11/2016, DAS 9H ÀS 13H LOCAL: RUA AZEM ABDALLA AZEM, 564/574 – JD. BONFIGLIOLI

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA

IX - REGENTES: ELDER RIBEIRO GARCIA, R.F 6956157/01; ROGER APARECIDO SILVA DE OLIVEIRA, R.F 792066/01; ANNA CECÍLIA KOEBCKE DE MAGALHÃES COUTO, R.F 6973418/04

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO (S) E FREQUÊNCIA MÍNIMA 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO).

XI - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO EMAIL: ERGARCIA@PREFEITURA.SP.GOV  NO PERÍODO DE 22/02/2016 ATÉ 21/03/2016.


XII - ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA E DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL/ DRE BT

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