domingo, 21 de fevereiro de 2016

DICAS de como evoluir sem gastar dinheiro

Bom dia!

Desenvolvi esse site como forma de organizar a busca e inscrição de cursos para servidores de SME/SP. Em sua maioria são cursos via DRE e sindicatos.
Retirei a busca por função. Motivo: Tenho de ver o diário oficial e formatar.... O processo é um pouco lento. Porém, de qualquer forma, continua o link sobre cursos com inscrição aberta, entre outros...
Posto de 2ª a 6ª entre 6 e 7 horas da manhã. Também atualizo aos finais de semana... Mas não tenho um horário certo... 
DICA: Consigo me inscrever em muitos cursos, pois assim que sai no diário oficial, antes de ir para o trabalho (leciono pela manhã), me inscrevo. As vagas se esgotam rapidamente.
As vezes o link do diário oficial vem com defeito... Sugestão: Buscar informações nos e-mails que chegam na secretaria da escola.
Sou professora de EMEF. Assim, quando faço minha busca, clico em opções de curso em aberto e curso em breve - ambos presentes nos links à direita da página principal.
Noto que muitos servidores ficam em dúvida se podem se inscrever em cursos de outras DREs. Também já tive essa dúvida... Depende do edital. Leia sempre o público alvo e as inscrições. Se for somente para uma determinada DRE vai constar em pelo menos num desses locais.
Numa Reunião Pedagógica, Ricardo Cardoso de Moraes esclareceu diversas dúvidas de Evolução Funcional.  Foi muito importante para o grupo. Ele é Diretor Regional do Sinpeem. Vale a pena solicitar que a Coordenação / Direção de sua escola agende sua visita com o Sinpeem.
Por questões familiares fiquei muito tempo sem poder investir em cursos e agora estou recuperando meu tempo perdido.
Pode ser interessante ter um ou mais sindicatos. É possível evoluir sem ter outros gastos. Podemos usar por evolução de grau:
Até 6 Cursos de DRE/SME - Valem 1 ponto cada (carga horária mínima:  12 hs presenciais ou 20 EAD) – TOTAL 6 pontos
Até 6 cursos de sindicato ou de rede parceira (CET, etc) - Valem 0,5 ponto cada (carga horária mínima:  12 hs presenciais ou 20 EAD)  - TOTAL 3 pontos
Até 4 participações em Conselho escolar ou APM – Valem 0,5 ponto cada – TOTAL 2 pontos
Até 3 PEA – Valem 2 pontos cada – TOTAL 6 pontos
Até 2 extensões universitárias de 30hs – Valem 0,5 ponto cada - (procure em sindicatos, por ex) – TOTAL 1 ponto
Até 3 cursos de 8 hs - CEUFOR - Valem 0,3 cada -promovidos pela oferta direta da SME-  CEU-FOR (Esse curso de 8hs tem o mesmo valor para evolução que 1 mês de trabalho) - TOTAL 0,9
Até 3 aperfeiçoamento UAB de 180hs – Valem 2 pontos cada – TOTAL 6 pontos
AFs (atestado de frequência) – Cada ano letivo vale 3,6 pontos
Entre outros... Os demais estão no link à direita - Tabela para acompanhar sua evolução funcional – VALE A PENA IMPRIMIR.
Vamos supor que você tinha feito um bando de cursos.... Pelas suas contas você já tinha o suficiente em Março.... Pode acontecer de entrarem todos no EOL somente em Setembro.... O que fazer? Continue fazendo os cursos.... Já pensando na evolução seguinte. Em Setembro você envia sua evolução... Quando ela sair (depois de uns 5 meses), sairá com data retroativa.... Por exemplo: 7 de Março. Assim, você terá já cursos em Abril, Maio, ... Tudo o que fizer com data de conclusão à partir de 8 de Março valerão para a próxima evolução.
Última dica: Na hora de montar a evolução pode ser muito chato... Pois no EOL aparece o curso com outro nome. Registre num caderninho a data de conclusão de cada curso que você fizer... Assim fica mais fácil de saber o que ainda precisa ser feito para a próxima evolução.

Se você tem sindicato, ligue para lá sempre que precisar esclarecer dúvidas sobre evolução funcional. Eles tem interesse... Quanto mais você ganhar, maior será o valor mensal que você pagará para o sindicato.
Se tiverem alguma sugestão entrem em contato via comentários. Esse recurso está presente no final de cada postagem.
Tenham um ótimo Domingo!
Boa sorte a todos.  


Ellen

26 comentários:

  1. Obrigada!!! Vc tem me ajudado muito . Compartilhar informações não é muito comum em nossa área. Parabéns!!! Sucesso pra vc .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Obrigada pelas palavras. Que Deus te abençoe

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Excelente sua iniciativa, agradeço.
    Ainda tenho uma dúvida. Estou no período probatório. Dizem que poderei evoluir mais de um número. Estou pensando o que fazer... Aceitam 6 cursos de sindicato em cada evolução ou se eu fizer 6 agora nunca mais poderei pontuar com cursos assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Toda a evolução você poderá efetuar 6 cursos de sindicato, 6 de DRE, etc... Todos são importantes, mesmo aqueles que valem meio. Além de ajudar na nossa bagagem, lembre que lecionando conseguimos somente 0,3 por mês.

      Excluir
  4. Ellen, boa noite.
    Tenho uma dúvida, aqui no post consta que podemos fazer 6 cursos de sindicato, porém, pela última portaria pensei que pudesse 6 presenciais e 4/a distância, totalizando 10 cursos (5 pontos).

    Qual o correto?

    Desde já obrigada

    Bja

    ResponderExcluir
  5. Ellen, boa noite.
    Tenho uma dúvida, aqui no post consta que podemos fazer 6 cursos de sindicato, porém, pela última portaria pensei que pudesse 6 presenciais e 4/a distância, totalizando 10 cursos (5 pontos).

    Qual o correto?

    Desde já obrigada

    Bja

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. O material que você consultou era para: pontuação de cursos realizados até 31/12/2014... Use manual SINPEEM página 44. Vou ainda hoje, colocar na coluna à direita, o link tabela para acompanhar sua evolução funcional, ok?

    ResponderExcluir
  7. Conheci vc no curso de teatro de sombras do Mamulengo ano passado. Era a gravidinha rs.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Conheci vc no curso de teatro de sombras do Mamulengo ano passado. Era a gravidinha rs.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce!!! Tudo bem? Como você e o bebê estão? É uma bênção, né?
      Aquele foi um baita curso!
      Obrigada pelo apoio.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Bem explicado, muito grata por disponibilizar a sua experiência.

    ResponderExcluir
  11. Bem explicado, muito grata por disponibilizar a sua experiência.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelas dicas. Seu blog é excelente. Eu o acompanho diariamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Amadeu. Acho importante termos união, pois está fácil perceber que estão dificultando nossa evolução. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Ellen Bie,

    excelente seus esclarecimentos. Gostaria te perguntar o que fazer quando a escola não encaminha a evolução funcional? E também perderam a pontuação do PEA 2014 e se recusam a me fornecer outro. O SINPEEM não ajudou. Agradecida.
    Sandra.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Sandra. Quando queremos a evolução funcional, temos que correr atrás. Parabéns. Os servidores públicos tem por obrigação protocolar documentos quando solicitados. A alta rotatividade de funcionários em cargos de gestão não nos ajudam... Pois eles tem MUITO trabalho e parar tudo para refazer pontuação de PEA não é simples. Se principalmente o CP mudou, acho que vale a pena conversar com o novo profissional e pedir recontagem dos dias de PEA e novo documento. Eu entregaria ao responsável pela evolução na escola o processo montado e faria um documento com a solicitação de encaminhamento do processo de evolução em 2 vias. Peça para protocolar uma e guarde num caderno somente para evolução. Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi... Parabéns pelo site, ele tem me ajudado muito. Estou com uma dúvida aqui em relação aos cursos EAD do Sesi. Vc sabe onde consigo verificar se eles sao validos para evolução ou nao? obrigada

    ResponderExcluir
  17. Parabéns você faz um trabalho maravilhoso e digno de uma pessoa solidaria e bondosa. Obrigada por esse trabalho ele é muito importante. Também eu tenho uma duvida esses cursos de aperfeiçoamento são validos em todas as referencias ou só nas ultimas?

    ResponderExcluir
  18. Olá Ellen, passei para parabenizá-la pelo excelente trabalho; fiquei encantada ao conhecer seu blog e o carinho e compromisso como são feitos. Muito obrigada pela competência. Abraços,

    ResponderExcluir
  19. Agradeço sua gentileza em compartilhar esses conteúdos!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir