terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DRES CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL 2016

D.O – CIDADE – 16/02/2016 – PG 40
COMUNICADO Nº 72, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016

O Secretário Municipal de Educação no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Orientação Técnica Pedagógica COMUNICA a realização dos ”Encontros Regionais para Construção dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”, conforme portaria 1451 de 10 de fevereiro de 2016.

I – JUSTIFICATIVA: Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação; os princípios contidos no Programa Mais Educação São Paulo de direito ao acesso e à permanência com qualidade dos educandos; o contido na Nota Técnica nº 5 do Programa Mais Educação São Paulo e a Meta nº 02 do Plano nacional de Educação; propomos os Encontros Regionais sobre os Ciclos Interdisciplinar e Autoral, visando à formação continuada aos professores, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares das Diretorias Regionais de Educação, com o intuito de apreciar e refletir a partir do texto base de fundamentação dos Direitos de Aprendizagem para os Ciclos Interdisciplinar e Autoral em todos os componentes curriculares, através do debate que gere proposições ao documento, na perspectiva da construção de um currículo que contemple os direitos de aprendizagem a partir da realidade dos estudantes atendidos pela Rede Municipal de Ensino, garantindo a escuta de todos os segmentos envolvidos no processo educativo.

II - OBJETIVO: - Apresentar, debater e acolher propostas aos documentos de cada um dos componentes curriculares, em construção participativa na Rede Municipal de Ensino; - Refletir sobre os conceitos Interdisciplinaridade/Ciclo Interdisciplinar e Autoria/Ciclo Autoral; - Discutir as práticas pedagógicas sob a perspectiva da interdisciplinaridade na Rede Municipal de Ensino a partir do documento base produzido pelo Grupo de Trabalho sobre o Ciclo Interdisciplinar na SME com equipes de DOT-P das DREs;

III - CONTEÚDOS: - Apresentação do processo de elaboração do documento; - Histórico do ensino dos componentes curriculares no Brasil; - Concepção de currículo e os componentes curriculares; - Os componentes curriculares no ensino fundamental e os direitos de aprendizagem; - Os sujeitos do ensino fundamental e a pluralidade cultural; - Interdisciplinaridade e autoria no ensino fundamental; - Estratégias de ação e relatos de experiências; - Avaliação no contexto do Ciclo Interdisciplinar.

IV - METODOLOGIA: - Apresentação do documento pela assessoria; - Debate com o público; - Registro das contribuições.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio de cada um dos componentes curriculares de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, regentes, em complementação de jornada e/ou módulo de cada uma das Unidades Educacionais, Professor Orientador de Sala de Leitura, Professor Orientador de Informática Educativa e Professor regente de SAAI, que estejam atuando nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino Fundamental Regular de todas as unidades de ensino fundamental de cada uma das Diretorias Regionais de Educação.

VI - CRONOGRAMA: Serão 26 encontros formativos presenciais (dois em cada DRE) de quatro horas cada.

VII - TOTAL DE VAGAS: 1(um) Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e 1(um) Professor de Ensino Fundamental II e Médio de cada um dos componentes curriculares de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, regentes, em complementação de jornada e/ou módulo de cada uma das Unidades Educacionais, 1(um) Professor Orientador de Sala de Leitura, 1(um) Professor Orientador de Informática Educativa e 1(um) Professor regente de SAAI, que estejam atuando nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino Fundamental Regular, para cada uma das unidades educacionais de ensino fundamental (EMEF, EMEFM, EMEB) em cada uma das Diretorias Regionais de Educação.

VIII - INSCRIÇÃO: As inscrições devem ser efetivadas nas equipes de DOT-P das DREs, em período definido por cada DRE, garantindo a participação do público alvo previsto na portaria 1451/2016 de todas as unidades educacionais de ensino fundamental (EMEF, EMEBS, EMEFM).

IX - OBSERVAÇÃO: Haverá dispensa de ponto para Supervisores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil e Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, POSL, POIE, regente de SAAI que atuam nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, representando o conjunto dos educadores das Unidades Educacionais de Ensino Fundamental das Diretorias Regionais de Educação, os quais terão como atribuição o contido no artigo 3º da portaria 1451 de 10 de fevereiro de 2016.


X - ÁREA PROMOTORA: : SME/Divisão de Ensino Fundamental e Médio e Diretorias Regionais de Educação/DOT P.

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