sexta-feira, 25 de março de 2016

CURSO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM CLASSES HOSPITALARES

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 24/03/2016 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 318, DE 23 DE MARÇO DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU AS DIRETORAS DAS DIEI/DIEFEM, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM CLASSES HOSPITALARES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O TERMO DE CONVÊNIO Nº002-CH/2014, ENTRE A SME E FUNDAÇÃO ANTÔNIO PRUDENTE; A LDB 9394/96 – CAP. V, ARTIGO 58, § 2; A RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2 DE 11/09/2001 – ARTIGO 13, § 1º E 2º, E O DOCUMENTO “CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR- ESTRATÉGIAS E ORIENTAÇÕES” MEC/SEE – DEZEMBRO DE 2002, A ESCOLA ESPECIALIZADA SCHWESTER HEINE REALIZA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS/PACIENTES EM TRATAMENTO NO A.C. CAMARGO CÂNCER CENTER NA MODALIDADE DE CLASSE HOSPITALAR. RECONHECEMOS A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA RME NO QUE TANGE OS BEBÊS E AS CRIANÇAS EM TRATAMENTO MÉDICO HOSPITALAR E DOMICILAR , MAS TAMBÉM AQUELAS QUE RETORNAM PÓS TRATAMENTO HOSPITALAR E QUE PRECISAM SER ACOLHIDAS.

II - OBJETIVOS: O CURSO PROPOSTO POSSIBILITARÁ AOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO O CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS/PACIENTES EM CLASSES HOSPITALARES, BEM COMO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESPECIALIZADA SCHWESTER HEINE; O PAPEL DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR; OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS ALUNOS/PACIENTES COM CÂNCER; A DOCÊNCIA NA CLASSE HOSPITALAR; O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESPECIALIZADA SCHWESTER HEINE E A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS.

III - CONTEÚDO:
1-O CORAL DOS LARINGECTOMIZADOS;
2- A HISTÓRIA DA ESCOLA S.HEINE;
3- O (RE)VISITAR DO PROCESSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA SCHWESTER HEINE;
4- AS CLASSES HOSPITALARES NO ESTADO DE SÃO PAULO: TRAJETÓRIA HISTÓRICA; 
5- O PAPEL DA ESCOLA: PERSPECTIVA MÉDICA;
6- EDUCAÇÃO E SAÚDE E A RELAÇÃO MULTIPROFISSIONAL;
7- O HOSPITAL PELO OLHAR DA CRIANÇA;
8- ADOLESCENTE HOSPITALIZADO - ASPECTOS PSIQUIATRICOS E ENFRENTAMENTO DA DOENÇA;
9- A CADEIRA VAZIA NA SALA DE AULA: LUTOS NEGLIGENCIADOS;
10- ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO PACIENTE COM CÂNCER;
11- HISTÓRIAS NAS SITUAÇÕES DE PERDAS NO CONTEXTO HOSPITALAR;
12- A DOCÊNCIA NA CLASSE HOSPITALAR E O DOCENTE DA CLASSE REGULAR-DESAFIOS E PERSPECTIVAS:SAÍDA/RETORNO/ACOLHIMENTO DE BEBÊS, CRIANÇAS E JOVENS EM TRATAMENTO DE SAÚDE.

IV - METODOLOGIA: PRESENCIAL: PALESTRAS E DEBATE

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, PAAIs QUE ATUAM NOS SAAIs E CEFAIs, 1 (UM) INTEGRANTE DA EQUIPE DO NAAPA PERTENCENTE AO QUADRO DA RME.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
TURMA A – 9/04 E 14/05/2016 - DAS 8H30 ÀS 14H30
TURMA B – 17/09 E 22/10/2016 - DAS 8H30 ÀS 14H30
LOCAL: AUDITÓRIO SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES - RUA TAMANDARÉ, 764 – LIBERDADE

VIII - TOTAL DE VAGAS: 170 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTES: ELIZABETH CARRARA; MARIA GENOVEVA VELLO; MARIA DO CARMO DA SILVA WIESE; WALKIRIA ASSIS; CECÍLIA MARIA DA COSTA; AIDE KUDO; CAROLINA MARÇAL BRITO DA CUNHA; MARIA ANGÉLICA FERREIRA DIAS; ELIZABETH NUNES BARROS; LUCÉLIA ELIZABETH PAIVA.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS INSCRITOS QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA NO CURSO E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PELAS DRES E PELO E-MAIL DOT3@PREFEITURA.SP.GOV.BR DAS VAGAS DESTINADAS À SME/COPED. AS VAGAS SERÃO OFERECIDAS DE ACORDO COM O NÚMERO DE UNIDADES EDUCACIONAIS (CEI, CEMEI, EMEI, EMEBS, EMEF) DE CADA DRE: BT:08; CL:15; CS:10; FO:13; G:17,IP:14; IQ:14; JT:10; PE:13; PJ:16; SA:10; SM:11; MP:14, SME/COPED:05


XII- ÁREA PROMOTORA: DIEI/DIEFEM 

4 comentários:

  1. Esse curso é SME ou rede parceira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente o formato e o conteúdo desse curso, não? Interpreto como curso de 1 ponto (sabe os que podem 6 de DRE/SME?).Pode ser interessante ligar para o DIPED (antigo DOT-P) de sua DRE. Ok?

      Excluir