quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO CINECLUBE: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 49
COMUNICADO Nº 366, DE 30 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) DRE CS / DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINECLUBE: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA SÉTIMA ARTE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO: - QUE O CINEMA É UMA IMPORTANTE E SIGNIFICATIVA EXPRESSÃO CULTURAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. - QUE A CRESCENTE APRECIAÇÃO DAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL ATRAVÉS DO CINEMA, DA TELEVISÃO, DA INTERNET E DE OUTRAS FORMAS DE CIRCULAÇÃO DE FILMES, MOSTRA O GRANDE INTERESSE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS POR ESSA ARTE. - QUE O TRABALHO COM AS DIFERENTES LINGUAGENS, NESTE CASO, O CINEMA, AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, POIS POSSIBILITAM EXPERIÊNCIAS DIVERSAS E SIGNIFICATIVAS DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. - QUE A APRECIAÇÃO DAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS POSSIBILITAM A ANÁLISE E A REFLEXÃO DE SITUAÇÕES VIVENCIADAS POR CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, PROFESSORES E ALUNOS, APRESENTADAS DE FORMA SINGULAR E SENSÍVEL ATRAVÉS DOS FILMES. - QUE A APRECIAÇÃO CRÍTICA E A REFLEXÃO DE TÍTULOS DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DA ARTE-EDUCAÇÃO, CONSTITUEM MAIS UMA FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR. - QUE A APROPRIAÇÃO PELO PROFESSOR DO CINEMA COMO MAIS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA E TAMBÉM COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PESSOAL, TORNA A UTILIZAÇÃO DOS FILMES ENRIQUECEDORA DA AÇÃO PEDAGÓGICA. - A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER O DEBATE SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO COMO ESPAÇO DA VALORIZAÇÃO ÉTICA DA VIDA HUMANA COMO MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER CONVICÇÃO OU OPINIÃO, CONFORME PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO A OFERTA DO PRESENTE CURSO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE SUBSIDIAR AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO, COM FOCO NA FORMAÇÃO HUMANA QUE IMPLICA PROCESSOS DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES QUE COLOQUEM A ÉTICA DA VIDA HUMANA COMO MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER OPINIÃO, UTILIZANDO A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO MAIS UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM, PERMITINDO À COMUNIDADE EDUCATIVA SER UMA COMUNIDADE APRENDENTE, DANDO CONCRETUDE AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO.

II - OBJETIVOS:
1. APROFUNDAR CONHECIMENTOS A PARTIR DE REFLEXÕES SOBRE TEMAS FUNDAMENTAIS À FORMAÇÃO HUMANA, POSSIBILITANDO REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA UNIDADE EDUCACIONAL.
2. DESPERTAR NOS EDUCADORES, SOB A PERSPECTIVA DA ARTE-EDUCAÇÃO, O OLHAR SENSÍVEL AO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM.
3.PROBLEMATIZAR ÀS DIFERENTES VISÕES DE MUNDO, À DIVERSIDADE CULTURAL E SEU REFLEXO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR NA ESCOLA VALORES DE SOLIDARIEDADE INTRA E INTERGÊNEROS, IDADES, ETNIAS, POVOS, GRUPOS DE IDENTIDADE, ETC.

III - CONTEÚDO: APRECIAÇÃO DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS, CONSIDERADAS “FILME DE ARTE”, REFERENTES AOS TEMAS:
1. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
2. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
3. GÊNERO E SEXUALIDADE
4. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIREITOS HUMANOS - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

IV - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DOS OBJETIVOS DE CADA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA ANTES DA EXIBIÇÃO DO FILME.

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: HORÁRIO: 19H00 ÀS 23H00 TURMA 1: 01 DE ABRIL DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE - EIXO EDUCAÇÃO & SOCIEDADE 15 DE ABRIL DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE -EIXO EDUCAÇÃO ESPECIAL 06 DE MAIO DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE - EIXO GÊNERO E SEXUALIDADE 03 DE JUNHO DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE -EIXO QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIREITOS HUMANOS TURMA 2: 08 DE ABRIL DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE - EIXO EDUCAÇÃO & SOCIEDADE 29 DE ABRIL DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE - EIXO EDUCAÇÃO ESPECIAL 20 DE MAIO DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE - EIXO GÊNERO E SEXUALIDADE 17 DE JUNHO DE 2016: EXIBIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E MESA DE DEBATE -EIXO QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIREITOS HUMANOS

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTE: PROFESSOR DR. ROGÉRIO DE ALMEIDA – RG: 19.458.811- 7 – CPF: 166.607.998/77

X- CERTIFICAÇÃO: TERÃO DIREITO À CERTIFICAÇÃO PARTICIPANTES COM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 100% E CONCEITO SATISFATÓRIO (S)

XI - INSCRIÇÕES: REALIZAR VIA LINKS DISPONIBILIZADOS PELA DRE CS, ENVIADO AO EMAIL DAS UNIDADES EDUCACIONAIS. TURMA 1 DE 29 A 31 DE MARÇO DE 2016 TURMA 2 DE 29 A 31 DE MARÇO DE 2016


XII- ÁREA PROMOTORA: DRE CS / DIPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário