terça-feira, 22 de março de 2016

CURSO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 22/03/2016 – PÁGINA 50
COMUNICADO Nº 25, DE 18 DE MARÇO DE 2016.

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: PERCURSO FORMATIVO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS CURRICULARES COMPROMETIDOS COM A INTERVENÇÃO SOCIAL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, QUE INSTITUI O CICLO AUTORAL COMO MOMENTO PRIVILEGIADO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO E DAS AUTORIAS JUVENIS, AS PORTARIAS Nº 4.289/2014, QUE INSTITUI O CEU-FOR, PREVENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA RMESP E Nº 1.452/2016, QUE ESTABELECE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES EM ATUAÇÃO NO CICLO INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, BEM COMO O DOCUMENTO AGIR 2016 QUE NOS CONVIDA A REFLETIR COLETIVAMENTE SOBRE AS REALIDADES, AS ESPECIFICIDADES DOS TERRITÓRIOS E DOS SUJEITOS QUE CONSTITUEM A REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO O PRESENTE CURSO SE APRESENTA COMO UM MOVIMENTO DIALÉTICO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CICLO AUTORAL.

II - OBJETIVOS: - PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CICLO AUTORAL, ANALISANDO AS AÇÕES QUE FORAM REALIZADAS NAS UNIDADES ESCOLARES A PARTIR DOS REGISTROS PRODUZIDOS PARA A MOSTRA TCA 2015; - FAVORECER O FORTALECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES E AUTORIAS JUVENIS POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES A FIM DE DIALOGAR SOBRE A PERSPECTIVA DE EDUCAR PARA UMA CIDADANIA ÉTICA E RESPONSÁVEL.

III - CONTEÚDO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CICLO AUTORAL; A ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPROMETIDOS COM A INTERVENÇÃO SOCIAL: A ESCUTA DOS EDUCANDO E EDUCANDAS E DA COMUNIDADE PARA A ARTICULAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS RELEVANTES; DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: DIALOGANDO SOBRE OS REGISTROS REALIZADOS PELA U.E.; SUJEITOS DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E IDENTIDADE; ESTRATÉGIAS NO FAZER PEDAGÓGICO QUE FAVOREÇAM A AUTONOMIA, A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A INTERDISCIPLINARIDADE; METODOLOGIAS DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OLHAR A REALIDADE SOBRE DIFERENTES PONTOS DE VISTA; SOCIALIZAÇÃO DOS PERCURSOS DE ELABORAÇÃO DOS TCAS.

IV - METODOLOGIA: ENCONTROS DIALOGADOS, COM MATERIAL EXPOSITIVO E INTERAÇÃO COM OS PARTICIPANTES; DEBATES; RELATOS DE PRÁTICA; PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO EM REGÊNCIA OU MÓDULO NAS TURMAS DO CICLO AUTORAL E QUE ATUE COMO ORIENTADOR DOS TRABALHOS COLABORATIVOS DE AUTORIA (TCA), CONSENSUADO PELA UNIDADE ESCOLAR; COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS EMEFS, EMEFM E EMEBS DA DRE SANTO AMARO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 28 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA A DAS 08H00 ÀS 12H00. DIAS: 24/03; 19/04; 09/05; 28/07; 22/08; 27/09; 27/10/2016. TURMA B DAS 13H30 ÀS 17H30. DIAS: 24/03; 19/04; 09/05; 28/07; 22/08; 27/09; 27/10/2016. LOCAL: AUDITÓRIO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCA- ÇÃO DE SANTO AMARO – AV. ABELARDO VERGUEIRO CÉSAR, 370 – VILA ALEXANDRIA.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: FRANCILENE DE SOUZA TAVARES; OLIVIA SELMA GOMES; PROFA. DRA. MONICA APEZZATTO PINAZZA

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 85%, PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES E OBTIVEREM CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO).

XI - INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS ATÉ O INÍCIO DO CURSO, EXCLUSIVAMENTE NO LINK: https://docs.google.com/forms/d/1zspxgu4qjoixx_5c_bxloedkcti05sjxcvpneabcnv0/viewform  POR UM RESPONSÁVEL DA UNIDADE. OBSERVAÇÃO: A PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS SERÁ REALIZADA, PREFERENCIALMENTE EM SERVIÇO, COM DISPENSA DO PONTO DO HORÁRIO DE TRABALHO E DESLOCAMENTO, CONFORME OS CRITÉRIOS DA PORTARIA Nº 1.452/2016. OS PARTICIPANTES DEVERÃO ENCAMINHAR COMPROVANTE DE FREQUÊNCIA DO CURSO ÀS UNIDADES NO DIA SUBSEQUENTE AO ENCONTRO DE FORMAÇÃO


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA DRE SANTO AMARO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário