sábado, 19 de março de 2016

CURSO DOCÊNCIA COMPARTILHADA: UM DESAFIO INTERDISCIPLINAR

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 19/03/2016 – PÁGINA 57
COMUNICADO Nº 12 DE 16 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCACAO PIRITUBA/JARAGUÁ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DOCÊNCIA COMPARTILHADA: UM DESAFIO INTERDISCIPLINAR – POLIVALENTES E LÍNGUA INGLESA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: AS AULAS COMPARTILHADAS – POLIVALENTES E ESPECIALISTA DE LÍNGUA INGLESA – SÃO UMA REALIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO, NOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E INTERDISCIPLINAR ATÉ O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORÉM AINDA PERCEBEMOS UMA DIFICULDADE NA INTROJEÇÃO DESTE CONCEITO (COMPARTILHADAS), QUANDO PENSAMOS NA CONSTITUIÇÃO DO PLANEJAMENTO E TAMBÉM DO CURRÍCULO DOS DOCENTES. MUITAS VEZES CADA DOCENTE DESENVOLVE SEU PLANEJAMENTO DE FORMA FRAGMENTADA, NÃO FOCANDO NO TODO, O QUE DESCONTEXTUALIZA A APRENDIZAGEM, DIFICULTANDO QUE ESTA OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA OS EDUCANDOS. LOGO, ACREDITA-SE QUE UMA MEDIAÇÃO NESTE VIÉS, QUE ESTIMULE E APRESENTE POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO CONJUNTO, FOCADO EM UM IDEÁRIO INTERDISCIPLINAR, AUXILIARÁ OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO SIGNIFICATIVO E VOLTADO AOS ATORES PRINCIPAIS, OS ALUNOS.

II - OBJETIVOS: 1. FOMENTAR O TRABALHO INTERDISCIPLINAR. 2. DESENVOLVER E INCENTIVAR GRUPOS CRÍTICOS- COLABORATIVOS, MAGALHÃES (2004) PARA UM ENSINO DE INGLÊS CONTEXTUALIZADO E QUE ATENTE À CULTURA DO EDUCANDO. 3. INTRODUZIR O TRABALHO COM ATIVIDADES SOCIAIS, ORGANIZADAS COMO SEQUENCIAS DIDÁTICAS NA PRODU- ÇÃO DE UNIDADES DE CURRÍCULO.

III - CONTEÚDO: 1º ENCONTRO: DIALOGANDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE COMO PONTO DE PARTIDA. 2º ENCONTRO: A INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE INGLÊS. DIALOGANDO SOBRE O PLANEJAMENTO CONJUNTO. 3º ENCONTRO: GÊNEROS TEXTUAIS CONVERSANDO SOBRE APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA OS ESTUDANTES APRENDEM SOCIALMENTE POR MEIO DA INTERAÇÃO. 4º ENCONTRO: O PROFESSOR COMO AUTOR REFLEXIVO DE SUA PRÁTICA ATIVIDADE SOCIAL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

IV - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALÓGICA DOS CONCEITOS ABORDADOS DENTRO DO PROJETO E ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO PARA VIABILIZARMOS A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS, NA PRODUÇÃO DE UNIDADES DE CURRÍCULO, VISANDO UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS AULAS COMPARTILHADAS. LOGO, A METODOLOGIA ESTÁ ORGANIZADA PARA: - REFLETIR E PROPOR UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR, NAS AULAS COMPARTILHADAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E INTERDISCIPLINAR, ATÉ O QUINTO ANO, COM FOCO NA REALIDADE DO ALUNO E SUA CULTURA. INSTRUMENTALIZANDO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES QUE VISEM UM TRABALHO CONJUNTO. - AUXILIAR A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DO CURRÍCULO DOS EDUCADORES E ENTENDER QUAIS AS POSSÍVEIS DIFICULDADES QUE POSSAM EXISTIR PARA A ORGANIZA- ÇÃO DE TRABALHO INTEGRADO. - ENTENDER OS CONCEITOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E GÊNEROS TEXTUAIS NA CONSTITUIÇÃO DE UM TRABALHO QUE VISE O SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA APRENDIZAGEM E DAS RELAÇÕES A PARTIR DA INTERAÇÃO COM O OUTRO. - CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO SOBRE UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, FUNDADO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E INTERDISCIPLINAR, ATÉ O QUINTO ANO.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES ESPECIALISTAS DE LÍNGUA INGLESA E PROFESSORES POLIVALENTES DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E INTERDISCIPLINAR, ATÉ O QUINTO ANO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA 1. CEU – PERUS – QUINTAS- FEIRAS 07/04/2016 18H30 ÀS 22H30 14/04/2016 18H30 ÀS 22H30 28/04/2016 18H30 ÀS 22H30 05/05/2016 18H30 ÀS 22H30 TURMA 2 CEU – VILA ATLÂNTICA - SÁBADOS 07/05/2016 09H00 ÀS 13H00 14/05/2016 09H00 ÀS 13H00 21/05/2016 09H00 ÀS 13H00 04/06/2016 09H00 ÀS 13H00 END. CEU PERUS - RUA BERNARDO JOSE DE LORENA S/N. END. CEU VILA ATLANTICA - RUA CORONEL VENANCIO DIAS, 180

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA

IX - REGENTE: PALESTRANTE JOYCE SUELLEN LOPES DIAS DE PAULA

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E FREQUÊNCIA DE 100%.

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇOES SERAO REALIZADAS VIA FORMULARIO ESPECIFICO FORNECIDO PELA DIPED DA DRE PJ.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO PIRITUBA/JARAGUÁ DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/JARAGUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário