quinta-feira, 10 de março de 2016

CURSO EAD: “LINGUAGEM E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO NO COTIDIANO ESCOLAR”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 10/03/2016 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 05, DE 08 DE MARÇO DE 2016.

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA - COPED COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO EAD: “LINGUAGEM E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO NO COTIDIANO ESCOLAR”:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS AS LINGUAGENS E CÓDIGOS MULTIPLICAM-SE NOS TEXTOS QUE PERMEIAM E SURGEM DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (TEXTOS, MENSAGENS, FILMES, GRÁFICOS, ESQUEMAS, DIAGRAMAS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS, ETC). COMO SERES SOCIAIS E FORMADORES/ PARTICIPANTES DA CONSTRUÇÃO COGNITIVA E DA ATIVIDADE DISCURSIVA DOS ALUNOS, O DOMÍNIO DESSAS LINGUAGENS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA SOCIAL. A LEI Nº 9394/96 DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL DECLARA QUE HÁ A NECESSIDADE DE PROMOVER O CONHECIMENTO DAS VÁRIAS LINGUAGENS QUE NORTEIAM A ERA DA INFORMAÇÃO. A CADA DIA, MAIS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SE INCORPORAM, INDISTINTAMENTE, AO COTIDIANO DE TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DA POPULAÇÃO. ASSIM, A ESCOLA TEM A MISSÃO DE FORMAR TANTO NA SALA DE AULA COMO NOS DEMAIS AMBIENTES DA UNIDADE ESCOLAR, PORTANTO, TODA EQUIPE ESCOLAR, PESSOAS QUE COMPREENDAM E DOMINEM OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, ESTEJAM MELHOR PREPARADAS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS RESPONSÁVEL COM A VIDA EM SOCIEDADE. A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO IMPLANTOU ATRAVÉS DO DECRETO Nº 54.452, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO - PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO E NELE CONSTA QUE É PRECISO DAR ÊNFASE AO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CONSIDERANDO O MANEJO APROPRIADO DAS DIFERENTES LINGUAGENS. PARA TANTO, PROPOMOS O CURSO DE FORMAÇÃO, QUE INTEGRARÁ O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DOT-P PARA TODOS OS SERVIDORES QUE ATUAM NA ÁREA EDUCACIONAL, SOBRETUDO NAS UNIDADES ESCOLARES.

II - OBJETIVOS: ESTIMULAR A COMUNIDADE ESCOLAR A OBSERVAR, PERCEBER, DESCOBRIR E DISCUTIR A LINGUAGEM EM SEU CONTEXTO COTIDIANO; TREINAR O OLHAR DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA IDENTIFICAR A INTENCIONALIDADE CONTIDA NOS TEXTOS; COMPREENDER MELHOR O SISTEMA DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES; POSSIBILITAR UMA MELHOR INTERAÇÃO ENTRE AS PARTES INTEGRANTES DE UMA SITUAÇÃO COMUNICATIVA.

III - CONTEÚDO: PLATAFORMA DIGITAL DE EDMODO COMO FERRAMENTA EAD; BREVE HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO; LINGUAGEM E SEU LUGAR NO MUNDO; A INTERAÇÃO SOCIAL E A LINGUAGEM; MÍDIA E COMUNICAÇÃO EM MASSA; O COTIDIANO ESCOLAR E AS INFORMAÇÕES.

IV - METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA, ANÁLISE DE TEXTOS E IMAGENS, USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, FÓRUNS DE DISCUSSÃO E ATIVIDADES.

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
TURMA A: PRESENCIAL: 20/02/2016 – 8H ÀS 12H EAD: DE 29/02 A 08/04/2016
TURMA B: PRESENCIAL: 09/04/2016 – 8H ÀS 12H EAD: DE 18/04 A 27/05/2016
TURMA C: PRESENCIAL: 28/05/2016 – 8H ÀS 12H EAD: DE 06/06 A 08/07/2016

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3

IX - REGENTE: ANDREIA DOS SANTOS DOMINGOS ROCHA – RF: 691.932.4/1

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% (PARTICIPAÇÃO DA AULA PRESENCIAL) E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES:
TURMA A: 05/02/2016 NO LINK HTTP://GOO.GL/9QSVVG  
TURMA B: 28/03/2016 NO LINK HTTP://GOO.GL/9QSVVG  
TURMA C: 16/05/2016 NO LINK HTTP://GOO.GL/9QSVVG  
AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES. O LINK DE INSCRIÇÃO FICARÁ DISPO


XII- ÁREA PROMOTORA: COORDENADORIA PEDAGÓGICA / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - FREGUESIA/BRASILÂNDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário