terça-feira, 1 de março de 2016

CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/03/2016 – PÁGINA 78
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA
COMUNICADO Nº 04, 26 DE FEVEREIRO DE 2016

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA EM BEM-ESTAR ANIMAL:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: O CENÁRIO DE MAUS-TRATOS E ABANDONO DE ANIMAIS, BASEADO EM ATITUDES CULTURALMENTE ARRAIGADAS E ULTRAPASSADAS, DENOTA UMA LACUNA NO NÍVEL DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS PESSOAS, E DO PRÓPRIO SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO, EM RELAÇÃO AO ATUAL CONHECIMENTO CIENTÍFICO QUANTO À QUESTÃO DA SENCIÊNCIA ANIMAL E, PORTANTO ÀS SUAS NECESSIDADES ESPÉCIE-ESPECÍFICAS. O CONHECIMENTO DESSES SIGNIFICADOS PODE SER UMA BASE NA CONSTRUÇÃO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS NA ESCOLA, QUE REPRESENTA UM ESPAÇO FUNDAMENTAL PARA FORTALECER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. OS PROGRAMAS EDUCATIVOS SÃO INSTRUMENTOS FUNDAMENTAIS PARA FAZER FRENTE AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ADOTADO, QUE IMPRIME PADRÕES DE PRODUÇÃO E CONSUMO INSUSTENTÁVEIS, COM REFLEXOS IMPORTANTES NA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO-HUMANOS.

II - OBJETIVOS: - RECONHECER QUE OS ANIMAIS SÃO SERES SENCIENTES E TÊM NECESSIDADES ESPÉCIE- ESPECÍFICAS; - RECONHECER QUE OS SERES HUMANOS INTERAGEM COM OUTROS ANIMAIS E QUE SUAS AÇÕES TÊM UM PROFUNDO IMPACTO NAS VIDAS DELES E NO MEIO AMBIENTE; - COMPREENDER COMO AS AÇÕES HUMANAS PODEM AFETAR OS ANIMAIS E OUTROS SERES VIVOS; - DESENVOLVER E MULTIPLICAR ATITUDES DE COMPAIXÃO, RESPEITO E RESPONSABILIDADE; - ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES DE INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DO CONTEXTO DE CADA COMUNIDADE ESCOLAR.

III - CONTEÚDO: - DE DESCARTES A DARWIN - A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE AS CAPACIDADES E HABILIDADES DOS ANIMAIS. – BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE – ENTENDENDO A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE MEIO AMBIENTE, SER HUMANO E OUTROS ANIMAIS E ESTABELECENDO NOVOS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO. – LINK ENTRE DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA – – O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PNEA, A EA INSTITUCIONALIZADA NO SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO. O PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA EM BEM-ESTAR ANIMAL. – A INSERÇÃO DOS TEMAS EM SALA DE AULA – TRABALHANDO COM OS NOVOS MATERIAIS DIDÁTICOS E APLICANDO-OS ÀS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS.

IV - METODOLOGIA: DIALÓGICO-PARTICIPATIVA. OS CONTEÚDOS DESCRITOS NESTE PLANO SERÃO TRABALHADOS A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DE DISCUSSÕES SOBRE O TEMA. SERÃO UTILIZADOS RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS PARA ESTIMULAR OS PARTICIPANTES À REFLEXÃO DAS DIVERSAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA, CENTRADA NA QUESTÃO DE BEM-ESTAR ANIMAL, À LUZ DAS MAIS RECENTES PESQUISAS CIENTÍFICAS REALIZADAS NESTE CAMPO. TODA A METODOLOGIA SERÁ DESENVOLVIDA CONSIDERANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS PARTICIPANTES.

V - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, PRIORITARIAMENTE EDUCADORES QUE PARTICIPARAM DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS DA FRENTE DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE DA DRE PENHA EM 2015, NA AUSÊNCIA DESTES, SERÃO CONSIDERADOS OS DEMAIS INTERESSADOS DENTRO DO PÚBLICO-ALVO ESPECIFICADO, OBEDECENDO A ORDEM DE INSCRIÇÃO.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA I: 21;22 E 23 DE MARÇO DE 2016. HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H TURMA II: 21;22 E 23 DE MARÇO DE 2016. HORÁRIO: DAS 13H ÀS 17H LOCAL: AUDITÓRIO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCA- ÇÃO PENHA RUA APUCARANA,215- TATUAPÉ – SÃO PAULO – TELEFONE 2093-3848

VIII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: ELIZABETH SUZANNE MACGREGOR; MIRTES MOREIRA DA SILVA; ELIANE RIBEIRO MALAQUIAS

X - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS Á CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE APRESENTAREM UM APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO E OBTIVEREM FREQUÊNCIA 100% (CEM POR CENTO)

XI - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER ATÉ 07 DE MARÇO DE 2016, ENVIANDO, EXCLUSIVAMENTE PELO E-MAIL: EMALAQUIAS@PREFEITURA.SP.GOV.BR, DE FORMA COMPLETA E SEM ABREVIATURAS OS SEGUINTES DADOS: - NOME; - R.F; - VÍNCULO; - CARGO; - FUNÇÃO; - PADRÃO; - UNIDADE DE LOTAÇÃO; - UNIDADE DE EXERCÍCIO; - R.G; - CPF; - SERVIDOR EFETIVO; - TELEFONES DE CONTATO; - E-MAIL PESSOAL A GARANTIA DA VAGA SÓ SE DARÁ COM O ENVIO CORRETO DOS DADOS SOLICITADOS E OBEDECENDO À ORDEM DE CHEGADA DOS E-MAILS DE INSCRIÇÃO. AO PARTICIPANTE CONTEMPLADO SERÁ ENCAMINHADA A MENSAGEM DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO DIA 14 DE MARÇO DE 2016. SÓ PODERÃO SE INSCREVER ATÉ 2 (DOIS) PROFISSIONAIS POR UNIDADE ESCOLAR.

XII - ÁREA PROMOTORA: FÓRUM NACIONAL DE PROTE- ÇÃO E DEFESA ANIMAL/ DICEU – DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL ( ANTIGA DIVISÃO TÉCNICA DE PROGRAMAS ESPECIAIS) - DRE PENHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário