quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO FORMAÇÃO AVANÇADA - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL - PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 06, DE 29 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU OS DIRETORES DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO AVANÇADA - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL - PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE CONTRIBUA, EFETIVAMENTE, COM AS EQUIPES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS PARA A MELHORIA DO CONVÍVIO ESCOLAR. ESTA PROPOSTA DE FORMAÇÃO AVANÇADA, EM PARCERIA COM A ASEC - ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS, PRETENDE DAR CONTINUIDADE ÀS FORMAÇÕES REALIZADAS EM ANOS ANTERIORES, FORNECENDO SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES DE ESCOLA PARA TRABALHAREM COM OS ALUNOS DOS PRIMEIROS, SEGUNDOS, TERCEIROS E QUARTOS ANOS DO CICLO I, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EMOCIONAIS E SOCIAIS, ENSINANDO AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS DIFICULDADES DO DIA A DIA, INCENTIVANDO A INTERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL, ESTIMULANDO UM COMPORTAMENTO SOLIDÁRIO E EXPANDINDO SUA CAPACIDADE EMOCIONAL, TENDO COMO META MELHORAR AS RELAÇÕES HUMANAS E CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS UNIDADES EDUCACIONAIS.

II - OBJETIVOS: - AJUDAR AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS DIFICULDADES DO DIA A DIA; - CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS UNIDADES EDUCACIONAIS.

III - CONTEÚDO: A - FORMAÇÃO AVANÇADA – MÓDULOS 1, 2, 3 E 4 OS CONCEITOS DE “POSTURA DEFENSIVA” E “POSTURA DE ABERTURA” – ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS DIFERENTES POSTURAS POSSÍVEIS PARA SE LIDAR COM DIFICULDADES, SUAS CONSEQUÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EMOCIONAIS E SOCIAIS. O CONCEITO DE “LUTO” – ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE LUTO E SUPERAÇÃO DE PERDAS. APROFUNDAMENTO DA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O IMPACTO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓ- GICA DO PROFESSOR NO QUE CONCERNE À ADMINISTRAÇÃO DO AMBIENTE EMOCIONAL DE SALA DE AULA, À PERCEPÇÃO DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS E À PROMOÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL, ALÉM DE EVENTUAIS MODIFICAÇÕES QUALITATIVAS EM SUAS INTERAÇÕES NA COMUNIDADE ESCOLAR. FÓRUM DE DISCUSSÕES VISANDO O ENRIQUECIMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS ENTRE PARES. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA NO AMBIENTE DA CLASSE - ANÁLISE DE RESULTADOS DIRETOS (SÓCIO EMOCIONAIS) E INDIRETOS (INTERDISCIPLINARES). AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DOS MÓDULOS – ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS INDICADORES DE RESULTADOS COM OS ALUNOS, QUE ESTEJAM VINCULADOS AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO MÓDULO DESENVOLVIDO ATÉ ENTÃO. SUGESTÕES DE MELHORIAS – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SUGESTÕES E EVENTUAIS APRIMORAMENTOS.

IV - METODOLOGIA: A METODOLOGIA DA FORMAÇÃO É DIRECIONADA AOS EDUCADORES, EM GRUPOS, PRIVILEGIANDO A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ESTÁ SISTEMATIZADA EM 3 (TRÊS) MOMENTOS PRESENCIAIS COLETIVOS DE 4 (QUATRO)HORAS CADA, PERMEADOS PELAS SEGUINTES ESTRATÉGIAS: - APRESENTAÇÕES ORAIS, COM FOCO DIALÓGICO PARA BLOCOS TEÓRICO-CONCEITUAIS. - DRAMATIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE CUNHO PROCEDIMENTAL PARA APRESENTAÇÃO DO MATERIAL METODOLÓGICO. - DINÂMICAS DE GRUPO PARA AS SITUAÇÕES DE ANÁ- LISE DE RESULTADOS E SIMULAÇÕES DE INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA E DISCUSSÕES DE CASO. - PAINÉIS PARA APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR EDUCADORES DO GRUPO OU EXTERNOS AO GRUPO. ALÉM DO ESPAÇO COLETIVO, A METODOLOGIA TAMBÉM CONTEMPLA PELO MENOS UM MOMENTO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO DENTRO DO ESPAÇO DE SALA DE AULA DE CADA PROFESSOR PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO COM OS ALUNOS, OFERECENDO APOIO E ORIENTAÇÃO ESPECÍ- FICA PARA O CONTEXTO DE CADA EDUCADOR, RESPEITANDO ASSIM A SINGULARIDADE DE CADA UMA DAS COMUNIDADES ESCOLARES PARTICIPANTES.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DATAS: 30/04/2016, 24/09/2016 E 03/12/2016, HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H LOCAL: AV. DO RIO BONITO, 2330, VILA FRIBURGO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTE: DANIELA CARVALHO SELINGARDI – RG: 3.190.760

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA (S)

XI - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÃO EM FORMULÁRIO ENCAMINHADO ÀS UNIDADES ESCOLARES VIA LINK NO GOOGLE DOCS DUAS SEMANAS ANTES DO INÍCIO DO CURSO.

XII- ÁREA PROMOTORA: SME / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E A DIVISÃO PEDAGÓGICA EM PARCERIA COM A ASECASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS


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