quarta-feira, 9 de março de 2016

CURSO: “FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES NO XADREZ – ENSINO E PRÁTICA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/03/2016 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 223, DE 08 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE CEUS E EDUCAÇÃO INTEGRAL DA SME, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO: “FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES NO XADREZ – ENSINO E PRÁTICA – MÓDULO I”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I – JUSTIFICATIVA: VISANDO AMPLIAR A ADESÃO AO PROGRAMA “XADREZ MOVIMENTO EDUCATIVO” A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO OFERECE O CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES NO XADREZ – ENSINO E PRÁTICA. O MESMO ATENDERÁ A DEMANDA DAS 13 DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO, NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE XADREZ, INCENTIVANDO COM ESSA AÇÃO, A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ENXADRÍSTICOS NAS UNIDADES ESCOLARES, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO ASPECTO LÚDICO DO JOGO DE XADREZ, COMO RECURSO E APOIO AOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES EDUCACIONAIS.

II – OBJETIVO: - POSSIBILITAR AOS PARTICIPANTES, CONHECIMENTOS QUANTO AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO XADREZ, VOLTADOS A UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DANDO ENFOQUE AOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO XADREZ ESCOLAR. - APRIMORAR E APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS QUANTO AOS ASPECTOS PRÁTICOS DO JOGO NA ÁREA DO XADREZ ESCOLAR. - INCENTIVAR COM A PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ, A PROMOÇÃO DE EVENTOS INTERNOS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS. - PROPICIAR A FORMAÇÃO E AUMENTAR O NÚMERO DE PROFESSORES DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DIRECIONADAS À AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS.

III – CONTEUDO: - HISTÓRIA UNIVERSAL DO XADREZ E BREVE HISTÓRIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS. - HISTÓRIA DO XADREZ NO BRASIL. - MÉTODOS DE ENSINO NO XADREZ – PARTE I. - O MATE DO LOUCO E RAMIFICAÇÕES, MEMORIZAÇÃO DE PADRÕES QUE AUXILIAM NA BUSCA DA MELHOR ESTRATÉGIA. - ABERTURA STONEWALL (MURO DE PEDRA). - DEFESA FRANCESA. - FINAIS ELEMENTARES. - ABORDAGEM PARA AS REGRAS, E O ENSINO DOS MOVIMENTOS DAS PEÇAS. - PRÁTICA DOS JOGOS LATERAIS. - MÉTODOS DE ENSINO NO XADREZ PARTE II: HOLANDÊS, RUSSO E DA AMÉRICA DO SUL. - ESCOLAS: UCRANIANA, ASIÁTICA, ARMÊNIA, EUROPEIA E BRASILEIRA. - ASPECTOS MOTIVACIONAIS DO ENXADRISTA: SUCESSO E FRUSTRAÇÃO.

IV – METODOLOGIA: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS (INFORMÁTICA E INTERNET), EXPOSIÇÃO DIALOGADA E INTERATIVA, AULAS TE- ÓRICAS E PRÁTICAS EXERCITANDO AS TÉCNICAS DO XADREZ ACOMPANHADAS DE EXERCÍCIOS COM DIVERSAS FINALIDADES PARA APLICAÇÃO COM OS ALUNOS NAS ESCOLAS.

V – ORGANIZAÇÃO GERAL:
1- PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR E ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS.
2- LOCAL: DRE IPIRANGA, AUDITÓRIO. RUA LEANDRO DUPRET, 525 – VILA CLEMENTINO. (PRÓXIMO AO METRÔ SANTA CRUZ).
3- DIAS: 19/03 E 16/04/2016. (SÁBADOS).
4- HORÁRIO: DAS 9H00 ÀS 13H00 E DAS 14H00 ÀS 18H00.
5- CARGA HORÁRIA: 16 HORAS PRESENCIAIS.
6- QUANTIDADE DE TURMAS: TURMA ÚNICA.
7- NÚMERO DE VAGAS: 40 (QUARENTA).
8- REGENTE: JEFFERSON PELIKIAN.
9- INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES JÁ FORAM REALIZADAS PELA COORDENADORIA DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL  DA SME, PARA UM GRUPO DE 40 PROFESSORES, INDICADOS PELAS DRES, COM O OBJETIVO DE SEREM PARCEIROS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

VI – CERTIFICADOS: A- FREQUÊNCIA DE 100%. B- APROVEITAMENTO “S” (SATISFATÓRIO) OU “P” (PLENAMENTE SATISFATÓRIO).


VII – AREA PROMOTORA: COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO: SME - COORDENADORIA DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário