DIÁRIO
OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO
Nº 05, DE 29 DE MARÇO DE 2016.
O
DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE
LHE REPRESENTOU OS DIRETORES DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E
DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO
CURSO “FORMAÇÃO INICIAL – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL – PROGRAMA AMIGOS DO
ZIPPY”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I
- JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES NA
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE CONTRIBUA, EFETIVAMENTE, COM AS
EQUIPES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, PARA A MELHORIA DO CONVÍVIO ESCOLAR, ESTA
PROPOSTA FORMATIVA, EM PARCERIA COM A ASEC- ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE
CRIANÇAS, PRETENDE DAR SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E
DIRETORES DE ESCOLA, PARA TRABALHAREM COM OS ALUNOS DOS PRIMEIROS, SEGUNDOS,
TERCEIROS E QUARTOS ANOS DO CICLO I, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES
EMOCIONAIS E SOCIAIS, ENSINANDO AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS
DIFICULDADES DO DIA A DIA, INCENTIVANDO A INTERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS DE
MANEIRA MAIS SAUDÁVEL, ESTIMULANDO UM COMPORTAMENTO SOLIDÁRIO E EXPANDINDO SUA
CAPACIDADE EMOCIONAL, TENDO COMO META MELHORAR AS RELAÇÕES HUMANAS E CONTRIBUIR
PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS
UNIDADES EDUCACIONAIS.
II
- OBJETIVOS: - AJUDAR AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS DIFICULDADES DO
DIA A DIA; - CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, PARA A RESOLUÇÃO
DE CONFLITOS, A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS UNIDADES
EDUCACIONAIS. III - CONTEÚDO: A FORMAÇÃO BÁSICA – MÓDULOS 1, 2, 3 E 4 VISÃO
GERAL DO PROGRAMA SAÚDE EMOCIONAL, VISANDO A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PREVENTIVA E
CONSTRUTIVA. O CONCEITO DE COPE” (LIDAR COM DIFICULDADES) – PROPOSTA
TEÓRICOCONCEITUAL DO PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
HUMANO, COM EIXO NORTEADOR NA AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM FOCO EM SENTIMENTOS
E EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. FILOSOFIA DO PROGRAMA – FUNDAMENTADA EM ASPECTOS
DE ABORDAGEM E FEEDBACK CONSTRUTIVO E POSITIVO PARA A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR
JUNTO AOS ALUNOS. OS “COMBINADOS” REFERENCIAIS PRÁTICOS PARA ORGANIZA- ÇÃO DO
ESPAÇO DE SALA DE AULA, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE DE SEGURANÇA EMOCIONAL
FACILITADOR DA APRENDIZAGEM E PROMOTOR DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA. AULAS
PRÁTICAS – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY
ATRAVÉS DE WORKSHOPS DAS QUATRO PRIMEIRAS INTERVENÇÕES A SEREM REALIZADAS COM
OS ALUNOS QUE TEM FOCO NA IDENTIFICAÇÃO DOS SENTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE
ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DOS DESCONFORTOS EMOCIONAIS. COMO O PROGRAMA É
ORGANIZADO – ANÁLISE DA SISTEMÁTICA METODOLÓGICA DO PROGRAMA E O
DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO E ACUMULATIVO DAS HABILIDADES SÓCIOEMOCIONAIS PELOS
ALUNOS ATRAVÉS DA ELUCIDAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA UMA DAS ETAPAS
RESULTADOS DE AVALIAÇÃO – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS ORIUNDOS DE PESQUISAS
CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS COMPROVANDO A EFICÁCIA DO PROGRAMA
AMIGOS DO ZIPPY COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PRINCÍPIOS PARA
IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVIMENTO DO EDUCADOR PARA A ADEQUAÇÃO CRÍTICA
DA METODOLOGIA AO SEU CONTEXTO ESCOLAR E DE SALA DE AULA, VISANDO GARANTIR A
AUTONOMIA E OS MELHORES RESULTADOS DENTRO DA SINGULARIDADE DE SEU GRUPO DE
ALUNOS. ASPECTOS PRÁTICOS – REFERÊNCIAS SOBRE BOAS PRÁTICAS UTILIZADAS POR
PROFESSORES NO BRASIL E OUTROS PAÍSES A RESPEITO DE TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO PARA
CRIANÇAS, SUGESTÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA AULA E CONDUÇÃO DE SITUAÇÕES
ESPECÍFICAS. B FORMAÇÃO CONTINUADA – MÓDULOS 1, 2, 3 E 4 AVALIAÇÃO DOS
RESULTADOS DA APLICAÇÃO DOS MÓDULOS – ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS INDICADORES DE
RESULTADOS COM OS ALUNOS, QUE ESTEJAM VINCULADOS AOS OBJETIVOS ESPECÍ- FICOS DO
MÓDULO DESENVOLVIDO ATÉ ENTÃO. PREPARAÇÃO – CONCEITUAL E PRÁTICA – PARA AS
ETAPAS SUBSEQUENTES COM OS SEGUINTES EIXOS CENTRAIS , A)COMUNICAÇÃO ASSERTIVA,
B)CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
SAUDÁVEIS,C)ADMINISTRAÇÃO DE SITUAÇÕES DE CONFLITO COM PREVALÊNCIA DE TÉCNICAS
DE NÃO VIOLÊNCIA, TÉCNICAS ANTIBULLYING E DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DE
EMPATIA E SOLIDARIEDADE, D) ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES DE MUDANÇAS E
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA LIDAR COM PERDAS, E) AUMENTO DA CAPACIDADE
CRIATIVA PARA ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES PROBLEMA, FÓRUM DE DISCUSSÕES VISANDO
O ENRIQUECIMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E
COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS ENTRE PARES. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA
NO AMBIENTE DA CLASSE ANÁLISE DE RESULTADOS DIRETOS (SÓ- CIOEMOCIONAIS) E
INDIRETOS (INTERDISCIPLINARES). ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O IMPACTO DO PROCESSO
DE CAPACITAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO QUE CONCERNE À
ADMINISTRAÇÃO DO AMBIENTE EMOCIONAL DE SALA DE AULA, À PERCEPÇÃO DAS
NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS E À PROMOÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL, ALÉM DE
EVENTUAIS MODIFICAÇÕES QUALITATIVAS EM SUAS INTERAÇÕES NA COMUNIDADE ESCOLAR.
SUGESTÕES DE MELHORIAS – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA
IMPLEMENTAÇÃO DE SUGESTÕES E EVENTUAIS APRIMORAMENTOS. VISITAS DE OBSERVAÇÃO EM
SALAS DE AULA.
IV
- METODOLOGIA: A METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO É DIRECIONADA AOS EDUCADORES, EM
GRUPOS, PRIVILEGIANDO A SOCIALIZA- ÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ESTÁ SISTEMATIZADA EM 8
(OITO) MOMENTOS PRESENCIAIS COLETIVOS DE 4 (QUATRO)HORAS CADA, PERMEADOS PELAS
SEGUINTES ESTRATÉGIAS APRESENTAÇÕES ORAIS, COM FOCO DIALÓGICO PARA BLOCOS
TEÓRICO-CONCEITUAIS. DRAMATIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE CUNHO PROCEDIMENTAL PARA
APRESENTAÇÃO DO MATERIAL METODOLÓGICO. DINÂMICAS DE GRUPO PARA AS SITUAÇÕES DE
ANÁLISE DE RESULTADOS E SIMULAÇÕES DE INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA E
DISCUSSÕES DE CASO. PAINÉIS PARA APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS
POR EDUCADORES DO GRUPO OU EXTERNOS AO GRUPO. ALÉM DO ESPAÇO COLETIVO, A
METODOLOGIA TAMBÉM CONTEMPLA PELO MENOS UM MOMENTO DE ATENDIMENTO
INDIVIDUALIZADO DENTRO DO ESPAÇO DE SALA DE AULA DE CADA PROFESSOR PARA
ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO COM OS ALUNOS, OFERECENDO APOIO E ORIENTAÇÃO
ESPECÍFICA PARA O CONTEXTO DE CADA EDUCADOR, RESPEITANDO ASSIM A SINGULARIDADE
DE CADA UMA DAS COMUNIDADES ESCOLARES PARTICIPANTES. VISANDO GARANTIR SUPORTE
AOS PROFESSORES
V
- PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO,
DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I,
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
VI
- CARGA HORÁRIA TOTAL: 32 HORAS
VII
- CRONOGRAMA: FORMAÇÃO BÁSICA: 16/04/2016 E 30/04/2016 HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H E
DAS 13H ÀS 17H FORMAÇÃO CONTINUADA: 21/05/2016; 25/06/2016; 24/09/2016;
03/12/2016 HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H. LOCAL: AV. DO RIO BONITO, 2330, VILA
FRIBURGO.
VIII
- TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1
IX
- REGENTE: VIVIANE DE ARAÚJO ALMEIDA – RG 30.531.846 - 9 / CPF 300.947.938 – 75
X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM,
O TOTAL DE, NO MÍNIMO, 87,5% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO – SATISFATÓRIA (S).
XI -
INSCRIÇÕES: INSCRIÇÃO EM FORMULÁRIO ENCAMINHADO ÀS UNIDADES ESCOLARES VIA LINK
NO GOOGLE DOCS DUAS SEMANAS ANTES DO INÍCIO DO CURSO.
XII- ÁREA PROMOTORA: SME
/ DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO DIVISÃO DOS CENTROS
EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E A DIVISÃO PEDAGÓGICA
EM PARCERIA COM A ASECASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário