quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO “FORMAÇÃO INICIAL – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL – PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 05, DE 29 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU OS DIRETORES DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “FORMAÇÃO INICIAL – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL – PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE CONTRIBUA, EFETIVAMENTE, COM AS EQUIPES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, PARA A MELHORIA DO CONVÍVIO ESCOLAR, ESTA PROPOSTA FORMATIVA, EM PARCERIA COM A ASEC- ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS, PRETENDE DAR SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES DE ESCOLA, PARA TRABALHAREM COM OS ALUNOS DOS PRIMEIROS, SEGUNDOS, TERCEIROS E QUARTOS ANOS DO CICLO I, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EMOCIONAIS E SOCIAIS, ENSINANDO AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS DIFICULDADES DO DIA A DIA, INCENTIVANDO A INTERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL, ESTIMULANDO UM COMPORTAMENTO SOLIDÁRIO E EXPANDINDO SUA CAPACIDADE EMOCIONAL, TENDO COMO META MELHORAR AS RELAÇÕES HUMANAS E CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS UNIDADES EDUCACIONAIS.

II - OBJETIVOS: - AJUDAR AS CRIANÇAS A LIDAREM COM AS EMOÇÕES E AS DIFICULDADES DO DIA A DIA; - CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NAS UNIDADES EDUCACIONAIS. III - CONTEÚDO: A FORMAÇÃO BÁSICA – MÓDULOS 1, 2, 3 E 4 VISÃO GERAL DO PROGRAMA SAÚDE EMOCIONAL, VISANDO A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PREVENTIVA E CONSTRUTIVA. O CONCEITO DE COPE” (LIDAR COM DIFICULDADES) – PROPOSTA TEÓRICOCONCEITUAL DO PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL HUMANO, COM EIXO NORTEADOR NA AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM FOCO EM SENTIMENTOS E EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. FILOSOFIA DO PROGRAMA – FUNDAMENTADA EM ASPECTOS DE ABORDAGEM E FEEDBACK CONSTRUTIVO E POSITIVO PARA A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR JUNTO AOS ALUNOS. OS “COMBINADOS” REFERENCIAIS PRÁTICOS PARA ORGANIZA- ÇÃO DO ESPAÇO DE SALA DE AULA, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE DE SEGURANÇA EMOCIONAL FACILITADOR DA APRENDIZAGEM E PROMOTOR DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA. AULAS PRÁTICAS – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY ATRAVÉS DE WORKSHOPS DAS QUATRO PRIMEIRAS INTERVENÇÕES A SEREM REALIZADAS COM OS ALUNOS QUE TEM FOCO NA IDENTIFICAÇÃO DOS SENTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DOS DESCONFORTOS EMOCIONAIS. COMO O PROGRAMA É ORGANIZADO – ANÁLISE DA SISTEMÁTICA METODOLÓGICA DO PROGRAMA E O DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO E ACUMULATIVO DAS HABILIDADES SÓCIOEMOCIONAIS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DA ELUCIDAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA UMA DAS ETAPAS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS ORIUNDOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS COMPROVANDO A EFICÁCIA DO PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PRINCÍPIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVIMENTO DO EDUCADOR PARA A ADEQUAÇÃO CRÍTICA DA METODOLOGIA AO SEU CONTEXTO ESCOLAR E DE SALA DE AULA, VISANDO GARANTIR A AUTONOMIA E OS MELHORES RESULTADOS DENTRO DA SINGULARIDADE DE SEU GRUPO DE ALUNOS. ASPECTOS PRÁTICOS – REFERÊNCIAS SOBRE BOAS PRÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES NO BRASIL E OUTROS PAÍSES A RESPEITO DE TÉCNICAS DE MOTIVAÇÃO PARA CRIANÇAS, SUGESTÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA AULA E CONDUÇÃO DE SITUAÇÕES ESPECÍFICAS. B FORMAÇÃO CONTINUADA – MÓDULOS 1, 2, 3 E 4 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DOS MÓDULOS – ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS INDICADORES DE RESULTADOS COM OS ALUNOS, QUE ESTEJAM VINCULADOS AOS OBJETIVOS ESPECÍ- FICOS DO MÓDULO DESENVOLVIDO ATÉ ENTÃO. PREPARAÇÃO – CONCEITUAL E PRÁTICA – PARA AS ETAPAS SUBSEQUENTES COM OS SEGUINTES EIXOS CENTRAIS , A)COMUNICAÇÃO ASSERTIVA, B)CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS SAUDÁVEIS,C)ADMINISTRAÇÃO DE SITUAÇÕES DE CONFLITO COM PREVALÊNCIA DE TÉCNICAS DE NÃO VIOLÊNCIA, TÉCNICAS ANTIBULLYING E DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DE EMPATIA E SOLIDARIEDADE, D) ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES DE MUDANÇAS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA LIDAR COM PERDAS, E) AUMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA PARA ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES PROBLEMA, FÓRUM DE DISCUSSÕES VISANDO O ENRIQUECIMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS ENTRE PARES. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA NO AMBIENTE DA CLASSE ANÁLISE DE RESULTADOS DIRETOS (SÓ- CIOEMOCIONAIS) E INDIRETOS (INTERDISCIPLINARES). ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O IMPACTO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO QUE CONCERNE À ADMINISTRAÇÃO DO AMBIENTE EMOCIONAL DE SALA DE AULA, À PERCEPÇÃO DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS E À PROMOÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL, ALÉM DE EVENTUAIS MODIFICAÇÕES QUALITATIVAS EM SUAS INTERAÇÕES NA COMUNIDADE ESCOLAR. SUGESTÕES DE MELHORIAS – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SUGESTÕES E EVENTUAIS APRIMORAMENTOS. VISITAS DE OBSERVAÇÃO EM SALAS DE AULA.

IV - METODOLOGIA: A METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO É DIRECIONADA AOS EDUCADORES, EM GRUPOS, PRIVILEGIANDO A SOCIALIZA- ÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ESTÁ SISTEMATIZADA EM 8 (OITO) MOMENTOS PRESENCIAIS COLETIVOS DE 4 (QUATRO)HORAS CADA, PERMEADOS PELAS SEGUINTES ESTRATÉGIAS APRESENTAÇÕES ORAIS, COM FOCO DIALÓGICO PARA BLOCOS TEÓRICO-CONCEITUAIS. DRAMATIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE CUNHO PROCEDIMENTAL PARA APRESENTAÇÃO DO MATERIAL METODOLÓGICO. DINÂMICAS DE GRUPO PARA AS SITUAÇÕES DE ANÁLISE DE RESULTADOS E SIMULAÇÕES DE INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA E DISCUSSÕES DE CASO. PAINÉIS PARA APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR EDUCADORES DO GRUPO OU EXTERNOS AO GRUPO. ALÉM DO ESPAÇO COLETIVO, A METODOLOGIA TAMBÉM CONTEMPLA PELO MENOS UM MOMENTO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO DENTRO DO ESPAÇO DE SALA DE AULA DE CADA PROFESSOR PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO COM OS ALUNOS, OFERECENDO APOIO E ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA PARA O CONTEXTO DE CADA EDUCADOR, RESPEITANDO ASSIM A SINGULARIDADE DE CADA UMA DAS COMUNIDADES ESCOLARES PARTICIPANTES. VISANDO GARANTIR SUPORTE AOS PROFESSORES

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 32 HORAS

VII - CRONOGRAMA: FORMAÇÃO BÁSICA: 16/04/2016 E 30/04/2016 HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H E DAS 13H ÀS 17H FORMAÇÃO CONTINUADA: 21/05/2016; 25/06/2016; 24/09/2016; 03/12/2016 HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H. LOCAL: AV. DO RIO BONITO, 2330, VILA FRIBURGO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1


IX - REGENTE: VIVIANE DE ARAÚJO ALMEIDA – RG 30.531.846 - 9 / CPF 300.947.938 – 75 

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM, O TOTAL DE, NO MÍNIMO, 87,5% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO – SATISFATÓRIA (S). 

XI - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÃO EM FORMULÁRIO ENCAMINHADO ÀS UNIDADES ESCOLARES VIA LINK NO GOOGLE DOCS DUAS SEMANAS ANTES DO INÍCIO DO CURSO. 

XII- ÁREA PROMOTORA: SME / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DICEU E A DIVISÃO PEDAGÓGICA EM PARCERIA COM A ASECASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS.

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