sábado, 19 de março de 2016

CURSO: “A GESTÃO PEDAGÓGICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 19/03/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 287, DE 18 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA - COPED, CONVOCA PARA A PARTICIPAÇÃO NO CURSO: “A GESTÃO PEDAGÓGICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”.

I – JUSTIFICATIVA: O TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO QUE SE REFERE AO PREVISTO NA META 58 DO PLANO DE METAS 2013-2016 DA CIDADE DE SÃO PAULO QUE PRETENDE “VIABILIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008, QUE INCLUEM NO CURRÍCULO OFICIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, A TEMÁTICA DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA”, FOCOU-SE, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O QUE INSTAUROU UM DEBATE E A FORMULAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. EM CONSONÂNCIA COM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, COMPREENDE-SE AS EQUIPES GESTORAS, TAMBÉM COMO POTENCIALIZADORAS DAS AÇÕES FORMATIVAS, ASSUMINDO PAPEL CENTRAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA, NO SENTIDO DE APOIAR E FOMENTAR TAIS PRÁTICAS, ASSIM COMO, PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS, CONFORME OS PRESSUPOSTOS DAS LEIS 10.636/03 E 11.645/08, POR MEIO DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E PROJETOS ESPECIAIS DE AÇÃO.

II - OBJETIVOS: CONTRIBUIR PARA UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, PROMOVENDO INTRODUÇÃO DE CONCEITOS CENTRAIS À EFETIVAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COM PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO NO PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO (PEA) E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP). OBJETIVOS ESPECÍFICOS - EXPLICITAR E PROBLEMATIZAR CONCEITOS CENTRAIS À DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS, A SABER: DIVERSIDADE, DESIGUALDADE, EQUIDADE, ESTEREÓTIPO, PRECONCEITO, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, XENOFOBIA, RACISMO INSTITUCIONAL, NEGRITUDE E BRANQUITUDE. - DISCUTIR E REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS RECENTES, SOBRETUDO, DAS POPULAÇÕES LATINOAMERICANAS COM DESTINO À CIDADE DE SÃO PAULO, COM FOCO NOS GRUPOS POPULACIONAIS DE BOLIVIANOS, OS QUAIS CONFIGURAM O MAIOR CONTINGENTE DESTA POPULAÇÃO MIGRANTE; - RELACIONAR OS DEBATES INSTAURADOS NO CURSO COM O PEA E PPP DAS UNIDADES EDUCACIONAIS BEM COMO, PENSAR E CONSTRUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL A PARTIR DESSES DOCUMENTOS DE EDUCAÇÃO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA;

III – CONTEÚDOS: - GESTÃO PEDAGÓGICA – INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E OS PRINCÍPIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO; - HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: APORTES AO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; - HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: APORTES AO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; - MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS CONTEMPORÂNEOS NO CONTEXTO DA CIDADE DE SÃO PAULO: APORTES AO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; - DISCUSSÃO DOS CONTEÚDOS CURSO NAS UNIDADES ESCOLARES; - SEMINÁRIOS DE COMPARTILHAMENTO DAS DISCUSSÕES NAS UES.

IV - METODOLOGIA: AS AULAS ORGANIZAR-SE-ÃO COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA DOS CONTEÚDOS E PRÁTICA DE INTERVENÇÕES NO PEA E PPP, DAS UNIDADES. PARA TANTO SE BUSCARÁ LEITURA COMPARTILHADA DE EXCERTOS DOS TEXTOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, E REVISÃO DOS PEA E PPP DE CADA UNIDADE EDUCACIONAL, ALÉM DO PLANEJAMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS PARA OS HORÁRIOS COLETIVOS DAS UES.

V - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO,

VI- CARGA HORÁRIA: O CURSO CONTARÁ COM CARGA HORÁRIA DE 24 (VINTE E QUATRO) HORAS, SENDO 20 (VINTE) HORAS PRESENCIAIS, DIVIDIDAS EM 05 (CINCO) ENCONTROS COM DURAÇÃO DE 04 (QUATRO) HORAS CADA E 04 (QUATRO) HORAS NÃO PRESENCIAIS DESTINADAS À DISCUSSÃO DOS PPPS E PEAS NAS UNIDADES ESCOLARES.

VII – CRONOGRAMA:

Obs: sei que é estranho, mas no diário oficial começam no 10... (comentário pessoal)

10 - DRE CAPELA DO SOCORRO: TURMAS A E B: DATAS: 18/03; 01/04; 08/04; 15/04; 29/04/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 (A) E 13H30 ÀS 17H30 (B) REGENTES: FRANCISCO SANDRO DA S. VIEIRA; ANGELA MEIRELLES DE OLIVEIRA; VANESSA ALVARENGA CALDEIRA; ANA LUISA BRITES BLASER. TURMA C: DATAS: 06/05; 20/05; 03/06; 10/06; 24/06/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 REGENTES: HELOISA PIRES LIMA, HEITOR ANTÔNIO PALADIM JUNIOR, VANESSA ALVARENGA CALDEIRA. TURMA D: DATAS: 06/05; 20/05; 03/06; 10/06; 24/06/2016 HORÁRIO: 13H30 ÀS 17H30 (B) REGENTES: HELOISA PIRES LIMA, ADRIANA CECÍLIA GIANVECCHIO SANTOS; ANA LUISA BRITES BLASER. LOCAL: DRE CAPELA DO SOCORRO – RUA MONTE CARLO, 25, VELEIROS.

11 - DRE FREGUESIA DO Ó/ BRASILÂNDIA: TURMAS A E B: DATAS: 17/03; 24/03; 31/03; 07/04; 14/04/2016. HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 (A) E 13H30 ÀS 17H30 (B) REGENTES: FRANCISCO SANDRO DA S. VIEIRA; CHRISTIAN FERNANDO DOS SANTOS; VANESSA ALVARENGA CALDEIRA; PAOLA DINIZ PRANDINI; MARIANA LUSTOZA DA SILVA BORBA LOCAL: DRE FREGUESIA DO Ó/ BRASILÂNDIA - RUA LÉO RIBEIRO DE MORÃES, 66 - FREGUESIA DO Ó

12 - JAÇANÃ/ TREMEMBÉ: TURMAS A E B: DATAS: 24/03; 31/03; 07/04; 28/04; 12/05/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 (A) E 13H30 ÀS 17H30 (B) REGENTES: PAOLA DINIZ PRANDINI; MARIANA LUSTOZA DA SILVA BORBA; MARCELE GARCIA GUERRA. LOCAL: DIPEP JAÇANÃ/ TREMEMBÉ – AVENIDA GENERAL ATALIBA LEONEL, 1.021 – CARANDIRU. TURMAS C E D: DATAS: 24/03; 31/03; 07/04; 28/04; 12/05/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 (C) E 13H30 ÀS 17H30 (D) REGENTES: JANAÍNA BARROS SILVA VIANA; VANESSA ALVARENGA CALDEIRA; ANGELA MEIRELLES DE OLIVEIRA. LOCAL: EMEF SHIRLEY GUIO, PROFA. – RUA CRISTÓVÃO LINS, 611, VILA ISOLINA MAZZEI.

13 - PENHA: TURMAS A E B: DATAS: 21/03; 28/03; 04/04; 11/04; 25/04/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 (A) E 13H00 ÀS 17H00 (B) REGENTES: JANAÍNA BARROS SILVA VIANA; ADRIANA CECÍLIA GIANVECCHIO SANTOS; MARCELE GARCIA GUERRA; ANA LUISA BRITES BLASER. TURMA C: DATAS: 22/03; 29/03; 12/04; 20/04; 04/05/2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 REGENTES: JANAÍNA BARROS SILVA VIANA; CRISTINA BRANCO DE SOUSA; VANESSA ALVARENGA CALDEIRA. TURMA D: DATAS: 31/03; 07/04; 14/04; 20/04; 04/05/2016 HORÁRIO: 13H00 ÀS 17H00 REGENTES: CRISTINA BRANCO DE SOUSA; VANESSA ALVARENGA CALDEIRA; MATHEUS GATO DE JESUS. LOCAL: CEU TIQUATIRA – AV. CONDESSA ELISABETH DE ROBIANO, S/N - PENHA

VIII – TOTAL DE VAGAS: A FORMAÇÃO CONTEMPLARÁ TODOS DOS SUPERVISORES E DIRETORES DAS 13 DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO E, PELO MENOS, 01 (UM) COORDENADOR PEDAGÓGICO POR UNIDADE EDUCACIONAL. NESTA SEGUNDA OFERTA ESTÃO SENDO PUBLICADAS AS TURMAS QUE NÃO FORAM CONTEMPLADAS NO COMUNICADO Nº 175 DE 01/03/2016 (02/03/16, P. 39), CONFORME SEGUE: CAPELA DO SOCORRO, FREGUESIA DO Ó/BRASILÂNDIA, JAÇANÃ/TREMEMBÉ E PENHA.

IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA MÍNIMA 100% E REALIZAREM AS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE O CURSO.

X - INSCRIÇÕES: A DISTRIBUIÇÃO DOS CONVOCADOS NAS TURMAS DESCRITAS NO CRONOGRAMA SERÃO REALIZADAS PELAS DIPEDS E/OU SUPERVISÃO DAS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO, SOB RESPONSABILIDADE DOS REPRESENTANTES DO GTP – GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – LEIS 10.639/03 E 11.645/03, POR MEIO DE MENSAGEM ELETRÔNICA, OBSERVANDO OS CRITÉRIOS APONTADOS NO CAMPO VAGAS.

XI – OBSERVAÇÃO: OS PARTICIPANTES TERÃO DISPENSA DE PONTO, CONFORME DISPOSTO NA PORTARIA SME Nº 1.969, DE 01/03/2016, PUBLICADA EM 02/03/2016 À PÁGINA 20.


XII - AREA PROMOTORA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – COORDENADORIA PEDAGÓGICA – NTC - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, EM PARCERIA COM AS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO.

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