sexta-feira, 11 de março de 2016

CURSO HORTAS URBANAS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: TEORIA E PRÁTICA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 11/03/2016 – PÁGINA 29
COMUNICADO Nº14, DE 09 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO , NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HORTAS URBANAS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: TEORIA E PRÁTICA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: QUESTÕES DA ATUALIDADE REMETEM A INÚMERAS PREOCUPAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS, DENTRE ELAS ESTÃO O USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICO, A CONTAMINAÇÃO DO SOLO, DAS ÁGUAS E DOS ALIMENTOS, ALÉM DE OUTROS ASPECTOS QAUE ENVOLVEM O SISTEMA AGROALIMENTAR MODERNO, AFETANDO DIRETAMENTE A SAÚDE AMBIENTAL E HUMANA. NESTE CONTEXTO, INDIVÍDUOS E GRUPOS SOCIAIS AO CULTIVAREM ALIMENTOS EM HORTAS URBANAS, NUMA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA, POR MEIO DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E SABERES CONTRIBUEM PARA A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM SOCIAL E PROMOTORES DE SAÚDE. ESTA METODOLOGIA ENCONTRA ECO NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA PROPOSTA DE PARQUES EDUCADORES E NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, ONDE DE SE RESSALTA A NECESSIDADE DE SE INSERIR OS EDUCADORES E ALUNOS EM PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL EM SUAS COMUNIDADES, PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE.

II - OBJETIVOS: * PROMOVER REFLEXÕES SOBRE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CONTEMPORÂNEAS NA INTERFACE DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, CONTEXTUALIZADAS POR PRINCÍPIOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE; * ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE VALORES, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL (AAS), SEJA PELAS ESCOLHAS INDIVIDUAIS OU PELA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA NA SOCIEDADE; * ESTIMULAR E ORIENTAR PRÁTICAS DE CULTIVO DE ALIMENTOS EM HORTAS URBANAS COM BASE NOS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS. * SUBSIDIAR, ATRAVÉS DE TEORIAS E PRÁTICAS, OS PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR E NAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO INSERIDAS.

III - CONTEÚDO: RELAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE, SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CONTEMPORÂNEAS: RISCOS E INCERTEZAS. PROMOÇÃO DA SAÚDE: PRINCÍPIOS E CAMPOS DE ATUAÇÃO. O SISTEMA AGROALIMENTAR MODERNO: CARACTERÍSTICAS, QUALIDADE DOS ALIMENTOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS. O QE É UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL E QUAL SUA RELA- ÇÃO COM A AGRICULTURA URBANA E A AGROECOLOGIA? SUSTENTABILIDADE NO PRATO: ESCOLHAS CONSCIENTES E AÇÃO POLÍTICA. PLANEJAMENTO DA HORTA: MATERIAIS, FERRAMENTAS, CROQUI (DESENHO) E ESCOLHAS DOS ALIMENTOS. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES: COMO FAZER UMA HORTA URBANA.

IV - METODOLOGIA: AULAS DIALÓGICAS, DINÂMICAS DE GRUPO, VIVÊNCIAS.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

VI - CARGA HORÁRIA: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 02/04/2016 E 09/04/2016 - DAS 8 ÀS 12 HORAS - LOCAL: UNICID – PRÉDIO ALFA – RUA CESÁRIO GALENO, 475/488 – PRÓXIMO AO METRÔ CARRÃO. 16/04/2016 - DAS 8 ÀS 12 OU DAS 13 ÀS 17 HORAS - AULA PRÁTICA - LOCAL: PARQUE BENEMÉRITO JOSÉ BRÁS – RUA PIRATININGA, 365 – BRÁS (A DIVISÃO DA TURMA EM MANHÃ E TARDE NESTE DIA ESPECÍFICO SERÁ FEITA POR ORDEM DE INSCRIÇÃO NO CURSO: OS PRIMEIROS INSCRITOS FICARÃO NA TURMA DA MANHÃ E OS DEMAIS NA TURMA DA TARDE, REMANEJAMENTOS SERÃO POSSÍVEIS DESDE QUE EM COMUM ACORDO ENTRE OS PARTICIPANTES).

VIII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTES: RENATA FERRAZ DE TOLEDO, TATIANA TENÓRIO MATUK E MARA ADRIANA CORADELLO.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 100% DE PRESENÇA E APRESENTAREM UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENVOLVENDO A TEMÁTICA ABORDADA. TAL PROPOSTA DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ 31 DE MAIO DE 2016.

XI - INSCRIÇÕES: POR E-MAIL: mirtesmoreirasilva@prefeitura.sp.gov.br  DE 14 DE MARÇO A 31 DE MARÇO DE 2016.


XII- ÁREA PROMOTORA: DICEU/ DRE-PENHA EM PARCERIA COM O INSTITUTO MACUCO/SVMA/FEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário