quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO: INTERFACES DA VIDA ESCOLAR

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 50

COMUNICADO Nº 369, DE 30 DE MARÇO DE 2016 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DO NÚCLEO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PARA APRENDIZAGEM – NAAPA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO: INTERFACES DA VIDA ESCOLAR COM A SAÚDE MENTAL – APONTAMENTOS SOBRE A PRÁ- TICA EDUCACIONAL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: PRETENDE-SE OFERECER FORMAÇÃO AOS(ÀS) EDUCADORES(ÀS), TENDO COMO FOCO A DISCUSSÃO DOS DIAGNÓSTICOS EM SAÚDE MENTAL, DOS ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO, A PARTIR DE ESTUDOS CIENTÍFICOS REFERENTES A ESSES TRÊS CAMPOS, SEMPRE REFLETINDO SOBRE A VIDA DIÁRIA ESCOLAR. O CONTEÚDO DEVERÁ ARTICULAR-SE AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

II - OBJETIVOS: * PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SUPERVISORES, DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I E DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, DE MODO A FORTALECER A SUA ATUAÇÃO DOCENTE PARA A PROMOÇÃO DE PROCESSOS ENSINO-APRENDIZAGEM QUE PERMITAM O DESENVOLVIMENTO DE TODOS(AS) OS(AS) EDUCANDOS(AS), CONSIDERADAS SUAS ESPECIFICIDADES, SEUS DIFERENTES ESTILOS COGNITIVOS, SEUS RITMOS, BEM COMO SEUS CONTEXTOS DE VIDA. * REFLETIR SOBRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA ATUALIDADE E A PRODUÇÃO DAS DOENÇAS DO NÃO APRENDER. * AMPLIAR A COMPREENSÃO DE FUNDAMENTOS E CONCEITOS RELACIONADOS À SAÚDE E À SAÚDE MENTAL, EM SUA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO. * APRESENTAR ASPECTOS HISTÓRICOS DA POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL, EM ESPECIAL DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE, DE MODO A POTENCIALIZAR A IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO REFERIDA À PROMOÇÃO DE SAÚDE, COMO PARTE DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. * APRESENTAR ELEMENTOS HISTÓRICOS A RESPEITO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO, PRINCIPALMENTE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DISCUTIR OS CONCEITOS ATUAIS RELATIVOS A TRANSTORNOS MENTAIS, BEM COMO AS FORMAS DE ATEN- ÇÃO ESTABELECIDAS NA ATUAL POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL; ASSIM, ESPERA-SE, TANTO PROBLEMATIZAR OS DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, QUANTO OFERECER POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO JUNTO A ESSA POPULAÇÃO.
* PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO, CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE NORMALIDADE, AJUSTAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, DE MODO A INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE CONTEXTOS ESCOLARES E SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE SE ORGANIZEM A PARTIR DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS HUMANAS, INCLUSIVE, UTILIZANDO-AS COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO

III - CONTEÚDO: * ESCOLA, APRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA, A PARTIR DE UMA LEITURA DAS DIFERENÇAS HUMANAS COMO CONSTITUTIVAS DE UM PROJETO EDUCACIONAL EMANCIPADOR; * MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; * SUPERAÇÃO DA LÓGICA DA DIFERENÇA COMO EXPRESSÃO DE PATOLOGIA; * PREVENÇÃO, TRATAMENTO E PROMOÇÃO DE SAÚDE; * REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL; * SAÚDE E SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL; * SOFRIMENTO PSÍQUICO, TRANSTORNOS MENTAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; * PRODUÇÃO SOCIAL DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E DE COMPORTAMENTO; * DESENVOLVIMENTO HUMANO, ASPECTOS COMUNICACIONAIS PRESENTES EM COMPORTAMENTOS E ATITUDES DE ESTUDANTES.

IV - METODOLOGIA: ENCONTROS PRESENCIAIS, UTILIZANDO METODOLOGIAS DIALÓGICAS, QUE COMPORTAM MOMENTOS EXPOSITIVOS, CÍRCULO DE DEBATE, ATIVIDADES EM PEQUENOS GRUPOS E REALIZAÇÃO DE REGISTROS ESCRITOS. SERÃO UTILIZADOS SUPORTES TEXTUAIS E AUDIOVISUAIS.

V - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, ASSESSOR TÉCNICO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO EDUCACIONAL I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DIRETORIA DATA E HORÁRIO LOCAL 1. BUTANTÃ JUNHO 02, 06, 09, 13 E 16 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 AUDITÓRIO DA DRE BT RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 - JARDIM BONFIGLIOLI 2. CAMPO LIMPO MAIO 09,13,16 E 23 JUNHO 03 HORÁRIO: 18H ÀS 22H AUDITÓRIO DRE CL – AV. JOÃO DIAS 3763 – PARQUE SANTO ANTÔNIO 3. CAPELA DO SOCORRO MAIO 02, 09, 16, 23, 30 HORÁRIO: 19H ÀS 23H PRÉDIO DIPED SALA DE REUNIÕES - AV. DO RIO BONITO, 2.330, VILA FRIBURGO 4. FREGUESIA/BRASILÂNDIA ABRIL 16 E 30 MAIO 07, 14 E 21 HORÁRIO: 8H ÀS 12H AUDITÓRIO DA DRE R. LÉO RIBEIRO DE MORAES, 66 - FREGUESIA DO Ó 5. GUAIANASES JUNHO 03,10 E 17 JULHO 01 E 08 HORÁRIO: 8H00 ÀS 12H00 AUDITÓRIO DO CEFAI R. COMANDANTE CARLOS RUHL, N° 134 ESTACIONAMENTO: RUA SERRA DO MAR, N° 90 6. IPIRANGA JUNHO 07,09,14,16 E 21 HORÁRIO: 18H30 ÀS 22H30 DRE IPIRANGA AUDITÓRIO RUA LEANDRO DUPRET, 525, VILA CLEMENTINO -SP 7. ITAQUERA MAIO 23 E 30 JUNHO 06, 20 E 27. HORÁRIO: 19H AS 23H CEFOR AV. MARIA LUÍSA AMERICANO, 2021 JD. NSA. SRA. DO CARMO 8. JAÇANÃ/TREMEMBÉ MAIO 17, 19, 24 E 31 JUNHO 02 HORÁRIO: 19H ÀS 23H DIPED AV. ATALIBA LEONEL, 1021 – CARANDIRU 9. PENHA MAIO 03, 10, 17, 24 E 31 HORÁRIO: 19H ÀS 23H AUDITÓRIO DA DRE PENHA RUA APUCARANA, 215 - METRÔ CARRÃO 10. PIRITUBA MAIO 05, 12 E 19 JUNHO 02 E 09 HORÁRIO: 19H ÀS 23H AUDITÓRIO DA DRE PJ R. AURÉLIA, 996 - VILA ROMANA, 11. SANTO AMARO MAIO 02, 09, 16,23 E 30 HORÁRIO: 18H30 ÀS 22H30 AUDITÓRIO/DRE SA RUA DOUTOR ABELARDO VERGUEIRO CESAR, 370 -VILA ALEXANDRIA 12. SÃO MATEUS ABRIL 02, 16 E 30 MAIO 07 E 14 HORÁRIO: 08H30 ÀS 12H30 DRE SÃO MATEUS AV. RAGUEB CHOFFI, 1550 - SÃO MATEUS 13. SÃO MIGUEL PAULISTA MAIO 02, 05, 09, 12 E 16 HORÁRIO: 19H ÀS 23H DRE SÃO MIGUEL PAULISTAAV. NORDESTINA, 747 -VILA AMERICANA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 572 VAGAS, SENDO 44 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 13 TURMAS

IX - REGENTES: CÁSSIA GIMENES PEREIRA - CPF 323.885.668-51; FLÁVIA BLIKSTEIN - CPF 304.111.638-33; GABRIELA GRAMKOW - CPF 885.604.811-68; LUIS FERNANDO DE OLIVEIRA SARAIVA – CPF 305.671.858-93 E PAULA FONSECA – CPF 193.914.108-71

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES : AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS CONFORME CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELOS NAAPAS DAS DRES DE SUA LOTAÇÃO.


XII- ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: SME / COPED – NÚCLEO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PARA APRENDIZAGEM / NAAPA E FUNDAÇÃO DE APOIO À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FAFE – USP)

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