sábado, 19 de março de 2016

CURSO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RECUPERAÇÃO PARALELA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 19/03/2016 – PÁGINA 56
COMUNICADO Nº 20 DE 16 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA/BRASILÂNDIA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RECUPERAÇÃO PARALELA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O DISPOSTO NO DECRETO Nº 54.454 QUE FIXA AS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DOS REGIMENTOS EDUCACIONAIS DAS UNIDADES INTEGRANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO HÁ A NECESSIDADE DE OFERECER APOIO PEDAGÓGICO AOS ALUNOS DOS TRÊS CICLOS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE APRESENTAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO É ESSENCIAL PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL QUE IRÁ DESENVOLVER O TRABALHO PEDAGÓGICO DE RECUPERAÇÃO PARALELA. BUSCA-SE COM ESSA AÇÃO, REFLETIR SOBRE O ENSINO DE CONTEÚDOS (LEITURA E ESCRITA E DA MATEMÁTICA) QUE REQUEREM MAIOR INVESTIMENTO E APROFUNDAMENTO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS INTEGRANTES DO PROGRAMA RECUPERAÇÃO PARALELA.

II - OBJETIVOS: - CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO PROFESSOR DE RECUPERAÇÃO PARALELA; - POSSIBILITAR UMA PARCERIA ENTRE O NÚCLEO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PARA A APRENDIZAGEM (NAAPA) E AS EQUIPES DOCENTES PENSANDO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POTENCIALIZEM AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, DECORRENTES DE SUAS CONDIÇÕES INDIVIDUAIS, FAMILIARES OU SOCIAIS QUE IMPLIQUEM EM PREJUÍZO SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; - CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, DE MODO QUE CONSOLIDEM A ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E A LINGUAGEM MATEMÁTICA; - PROPORCIONAR ESTUDOS E ANÁLISES DOS ESTRATÉ- GIAS DE LEITURA E ESCRITADE ESCRITA NO PROCESSO DE LETRAMENTO; - PLANEJAR SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE CONTRIBUAM PARA O AVANÇO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS A PARTIR DA COMPREENSÃO DAS SUAS DIFICULDADES.

III - CONTEÚDO: - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POTENCIALIZEM AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, - PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM SALAS DE AULA, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS PROPOSTAS DIDÁTICAS PRESENTES NAS PUBLICAÇÕES: RECUPERAÇÃO PARALELA E NA PORTARIA Nº 1.084 DE 31/01/2014. - CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CRÍTICO E O PLANEJAMENTO - O AVANÇO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS A PARTIR DA COMPREENSÃO DAS SUAS DIFICULDADES - ANÁLISE E REFLEXÃO PERMANENTE DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUE REVELEM AOS PROFESSORES O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E INDIQUEM COMO ESSE SABER PODE SER O PONTO DE PARTIDA PARA A MELHORIA E A AMPLIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.

IV - METODOLOGIA: DINÂMICAS DE GRUPO; AULAS EXPOSITIVAS; RODAS DE CONVERSA; USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS (VÍDEOS E MÚ- SICAS); ATIVIDADES EM GRUPOS

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE COMO PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA E REGÊNCIA EM PROJETOS DE RECUPERAÇÃO NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE EM DOT-P DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA A: DIAS: 28/03; 11/04; 09/05 E 13/06/2016 HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H TURMA B: DIAS: 28/03; 11/04; 09/05 E 13/06/2016 HORÁRIO: DAS 13H ÀS 17H LOCAL: DRE FREGUESIA/BRASILANDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 70 VAGAS

IX - REGENTES: SUELI RAMOS LEITE - RF 543.766.1/2 LUCIANA SILVA PESSOA – RF: 776.278.0/1 MILENA CALISEO PIMENTEL ANDRADE – RF: 740.134.5/1 TÂNIA REGINA RODRIGUES DINIZ – RF: 796.044.1/1

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI – INSCRIÇÕES: SERÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO CURSO NO SETOR DE DOT-P. AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO FREGUESIA/BRASILÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário