terça-feira, 22 de março de 2016

CURSO JORNAL COMUNITÁRIO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 22/03/2016 – PÁGINA 49
COMUNICADO Nº 02, DE 18 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCACAO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO JORNAL COMUNITÁRIO: COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO FRENTE A QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: DENTRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS PESSOAS NAS AÇÕES PROPOSTAS. O JORNAL COMUNITÁRIO, ENQUANTO UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PODE SER UM IMPORTANTE ALIADO NO ENFRENTAMENTO DESTE DESAFIO. ISSO PORQUE, POR SUAS CARACTERÍSTICAS, O JORNAL COMUNITÁRIO PODE ESTIMULAR A REFLEXÃO CRÍTICA, A COOPERAÇÃO, A MOBILIZAÇÃO, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E A CRIATIVIDADE, ELEMENTOS ESSENCIAIS EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, OS QUAIS DEMANDAM O ENVOLVIMENTO DE DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, COMO COMUNIDADE ESCOLAR, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, LIDERANÇAS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, SETOR PÚBLICO, PRIVADO E TERCEIRO SETOR, EM TODAS AS ETAPAS DE SEU DESENVOLVIMENTO.

II - OBJETIVOS: FORMAR OS PARTICIPANTES PARA O PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE UM JORNAL COMUNITÁRIO E SENSIBILIZÁ- LOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE INSTRUMENTO PARA A COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL FRENTE À QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS.

III - CONTEÚDO:
ENCONTRO 1: A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. JORNAL COMUNITÁRIO: DEFINIÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE. ÉTICA NO JORNALISMO COMUNITÁRIO.
ENCONTRO 2: TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO DO JORNAL COMUNITÁRIO: COMPOSIÇÃO DO JORNAL; ELEMENTOS DA NOTÍCIA; BUSCANDO INFORMAÇÕES. ENCONTRO 3: ETAPAS DE PLANEJAMENTO: DEFINIÇÃO COLETIVA DE FORMATO, EQUIPE E ATRIBUIÇÕES.
ENCONTRO 4: AVALIAÇÃO – CONFECÇÃO COLETIVA DO JORNAL COMUNITÁRIO.

IV - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVO-DIALOGADAS; DEBATES; REFLEXÕES; OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL COMUNITÁRIO.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇAO INFANTIL; PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MEDIO; COORDENADOR PEDAGÓGICO; DIRETOR DE ESCOLA; SUPERVISOR ESCOLAR E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO.

VI - CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 04/05/2016; 11/05/2016; 18/05/2016 E 25/05/2016 - DAS 8HORAS ÀS 12HORAS LOCAL: PQ. PINHEIRINHO D’ÁGUA SITUADO À AV AMADOR AGUIAR, 700 – TAIPAS – SÃO PAULO - SP

VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTE: RENATA FERRAZ DE TOLEDO RG: 23.545.067-4

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTE SQUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS MEDIANTE O PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO ENVIADO ÁS UNIDADES ESCOLAS POR CORREIO ELETRÔNICO.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO DE PIRITUBA/JARAGUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário