quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO LITERATURA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 50
COMUNICADO Nº 370, DE 30 DE MARÇO DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LITERATURA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – MÓDULO I, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: NÃO HÁ NEUTRALIDADE NOS AMBIENTES EDUCATIVOS, OS QUAIS NECESSITAM O TEMPO TODO QUEBRAR AUTOMATISMOS, SUPERAR CLICHÊS E DESAFIAR A PRONTIDÃO PARA A PESQUISA PROMOTORA DO CONHECIMENTO. A ÁREA DE LITERATURA, A SABER, A BIBLIOTECA VOLTADA PARA O LEITOR INFANTIL E JUVENIL É POTENCIAL MEDIADORA PARA A REFLEXÃO ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, SOBRETUDO PARA A FORMAÇÃO DE GERAÇÕES DISCENTES E DOCENTES EM UNIDADES QUE BUSQUEM A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DEMOCRÁTICAS E QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DAS MÚLTIPLAS IDENTIDADES DE ESTUDANTES E ESPECIFICAMENTE A ÉTNICO-RACIAL, EM CONSONÂNCIA COM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, O QUAL PONTUA A CENTRALIDADE DO QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO COMO ORIENTAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNÍCIPIO. ALÉM DISSO, O CURSO CONFORME PREVISTO NAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08, PROCURA CONTRIBUIR PARA VALORIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANA, AFROBRASILEIRA E INDÍGENA.

II - OBJETIVOS: APRESENTAR, CONTEXTUALIZAR E ANALISAR PRODUÇÕES DAS LITERATURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. DISCUTIR QUESTÕES SOBRE IDENTIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LITERATURA.

III - CONTEÚDO: - MODELOS DE HUMANIDADE ASSOCIADOS A ORIGENS CONTINENTAIS: PERSONAGENS DO MUNDO LITERÁRIO - “BRANQUITUDE”: APRENDENDO A LER ILUSTRAÇÕES - RACISMO INSTITUCIONAL E A BIBLIOTECA - O “POLITICAMENTE CORRETO” COMO NARRATIVA OU LIVROS DO PASSADO E SUA CIRCULAÇÃO NO PRESENTE - FADAS, PRÍNCIPES, PRINCESAS E O CABELO DA PROTAGONISTA. - BIBLIODIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NEGRA NA PRODUÇÃO EDITORIAL BRASILEIRA: O CASO DOS INFANTO-JUVENIS.

IV - METODOLOGIA: MODALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: 01. SENSIBILIZAR; 02. INFORMAR; 03. INTERAGIR; 04. MEDIR. O PARTICIPANTE VIVENCIARÁ DINÂMICAS DE GRUPO, ASSIM COMO TERÁ CONTEMPLADO O ASPECTO FORMATIVO/ CONCEITUAL E NA PERSPECTIVA DE PENSAR AÇÕES NO COTIDIANO DOS AMBIENTES EDUCATIVOS, TAMBÉM SERÁ EXPOSTO A MATERIAIS INOVADORES.

V - PÚBLICO ALVO: TURMAS 01 E 02 – DRE BUTANTÃ E DRE GUAIANASES ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÔES CULTURAIS E DESPORTIVOS – BIBLIOTECA/ EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR. AS VAGAS SERÃO PRIORITARIAMENTE PARA PROFISSIONAIS EM EXERCÍCIO NAS DRES BUTANTÃ E GUAIANASES, HAVENDO VAGAS REMANESCENTES SERÃO INSCRITOS PROFISSIONAIS DE OUTRAS DRES, OBEDECENDO À ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES. TURMAS 03 E 04: DRE SÃO MATEUS PROFESSORES ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA EM EXERCÍCIO NA DRE SÃO MATEUS. HAVENDO DISPONIBILIDADE DE VAGAS PODERÃO INSCREVER-SE OS PROFISSIONAIS DISCRIMINADOS ACIMA, OBEDECENDO À ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS, SENDO 18 (DEZOITO) PRESENCIAIS, DIVIDIDAS EM 06 ENCONTROS (TURMAS 01) E 05 ENCONTROS (TURMAS 02 A 04), E 02 (DUAS) HORAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS NO CURSO.

VII - CRONOGRAMA: TURMA 01 – DRE BUTANTÃ 12/04/2016 - 19/04/2016 - 26/04/2016 - 03/05/2016 - 10/05/2016 - 17/05/2016 - DAS 19H ÀS 22H LOCAL: DRE BUTANTÃ - AUDITÓRIO - ENDEREÇO: RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 - JARDIM BONFIGLIOLI TURMA 02 – DRE GUAIANASES 30/04/2016 – 07/05/2016 - 21/05/2016 – 11/06/2016 – 25/06/2016 – DAS 08H30 ÀS 12H30. LOCAL: DRE GUAIANASES – ENDEREÇO: R. AGAPITO MALUF, 58 - VILA PRINCESA ISABEL. TURMA 03 – DRE SÃO MATEUS 31/05/2016 – 14/06/2016 – 28/06/2016 – 05/07/2016 – 26/07/2016 – DAS 08H ÀS 12H. TURMA 04 – DRE SÃO MATEUS 31/05/2016 – 14/06/2016 – 28/06/2016 – 05/07/2016 – 26/07/2016 – DAS 13H30 ÀS 17H30. LOCAL: DRE SÃO MATEUS - ENDEREÇO: AV. RAGUEB CHOHFI, 1550 - JARDIM TRÊS MARIAS.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 04

IX - REGENTE: HELOISA PIRES LIMA

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S) AO REALIZAREM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O CURSO.

XI – INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS EM INSCREVER-SE NO CURSO DEVERÃO PREENCHER O FORMULÁRIO COM OS SEGUINTES DADOS: NOME COMPLETO; RF; VÍNCULO; RG; CPF; PADRÃO; HORÁRIO DE TRABALHO; CARGO E FUNÇÃO; UNIDADE DE EXERCÍCIO E UNIDADE DE LOTAÇÃO, A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE COMUNICADO, DISPONÍVEL NO LINK: DRE BUTANTÃ: http://goo.gl/forms/rG3OQoO8XB  DRE GUAIANASES: http://goo.gl/forms/6MP84zYGiQ  DRE SÃO MATEUS: http://bit.ly/1Si4ZXt  


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, EM PARCERIA COM AS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO – DIPED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário