sexta-feira, 25 de março de 2016

CURSO NAS ONDAS DA FOTOGRAFIA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/03/2016 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 328, DE 24 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA – COPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NAS ONDAS DA FOTOGRAFIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A FOTOGRAFIA É UMA IMPORTANTE FORMA DE COMUNICAÇÃO E TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA. ELA EDUCA O OLHAR E CONTRIBUI PARA A ANÁLISE CRÍTICA DO USO DAS IMAGENS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. DIANTE DAS NOVAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO, O CURSO DE FOTOGRAFIA SE PROPÕE A DESENVOLVER NOÇÕES BÁSICAS E ESCLARECER SUA IMPORTÂNCIA COMO ILUSTRAÇÃO DE UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA, ALÉM DE INSTIGAR A ANÁLISE CRÍTICA DE SUA UTILIZAÇÃO NA MÍDIA. DESSA FORMA, OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO TERÃO UM INSTRUMENTO A MAIS PARA DESENVOLVER OS PROJETOS DE EDUCOMUNICAÇÃO EM SUAS UNIDADES DE ENSINO.

II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DE EDUCOMUNICAÇÃO.

III - CONTEÚDO: HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA; CONCEITOS DE FOTOGRAFIA, COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE; - EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO (TIPOS, MODELOS, FABRICANTES, FUNCIONAMENTO); - LINGUAGEM FOTOGRÁFICA; CONDICIONAMENTO DO OLHAR. ENQUADRAMENTO E REGRAS DE COMPOSIÇÃO; - FOTOJORNALISMO; SAÍDA FOTOGRÁFICA PARA PRÁTICA; ANÁLISE DAS FOTOS PRODUZIDAS; - NOÇÕES GERAIS DE TRATAMENTO DIGITAL DAS IMAGENS; FORMAS E LOCAIS DE PUBLICAÇÃO DAS IMAGENS.

IV - METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS, ABORDANDO NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA, SUA IMPORTÂNCIA COMO ILUSTRAÇÃO DE UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA E A ANÁLISE CRÍTICA DE SUA UTILIZAÇÃO NA MÍDIA. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA ABSORÇÃO DO CONTEÚDO E SAÍDA FOTOGRÁFICA PARA PRODUÇÃO DE TRABALHO FINAL.

V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:

DRE PIRITUBA ( EMEF ALICE MEIRELES) – (TURMA 1) SÁBADOS: 09H ÀS 15H DATAS: 02/04 E 09/04/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EMEF ALICE MEIRELES, AVENIDA ELÍSIO TEIXEIRA LEITE, 7010 – SÍTIO MORRO GRANDE

DRE SÃO MIGUEL - (TURMA 2) TERÇAS-FEIRAS: 13H30 ÀS 17H30 DATAS: 29/03; 05/04 E 12/04/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE SÃO MIGUEL, SALA 218 – AV. NORDESTINA, 747 – SÃO MIGUEL

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTE: REGINA APARECIDA VILELA DOS SANTOS - RG Nº 9.278.921

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS SERVIDORES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO (PS).



XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário