quarta-feira, 9 de março de 2016

CURSO O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PAPEL NO ENSINO FUNDAMENTAL

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/03/2016 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 19, DE 07 DE MARÇO DE 2016

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA/BRASILÂNDIA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA - COPED COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO CURSO O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PAPEL NO ENSINO FUNDAMENTAL:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E A AMPLITUDE DE SUAS FUNÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO A DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA, FAZ-SE NECESSÁRIO MOMENTOS DE FORMAÇÃO ONDE SEJAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES POR ESTE PROFISSIONAL EM INTERCÂMBIO COM SEUS PARES E FORMADORES. ALGUNS TEMAS NORTEADORES DESSES ENCONTROS, ELENCADOS COM BASE NO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO COMO AS NOTAS TÉCNICAS QUE FORAM PRODUZIDAS EM CONSULTA PÚBLICA (PUBLICADAS EM 10 DE OUTUBRO DE 2013) E NA NECESSIDADE LEVANTADA PELOS PRÓPRIOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SÃO: CICLO DE ALFABETIZA- ÇÃO, CICLO INTERDISCIPLINAR, CICLO AUTORAL, CURRÍCULO, AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM, QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INTEGRAL. PARA TANTO, PROPOMOS ESTA FORMAÇÃO, VISANDO O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS DOS CPS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

II - OBJETIVOS: - DISCUTIR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, CICLO INTERDISCIPLINAR E CICLO AUTORAL; - OPORTUNIZAR REFLEXÕES SOBRE TEMAS BASEADOS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E NA NECESSIDADE LEVANTADA PELOS PRÓPRIOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS; - APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO POR MEIO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFISSIONAIS

III - CONTEÚDO: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO; DOCUMENTOS PUBLICADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, CICLO INTERDISCIPLINAR, CICLO AUTORAL, CURRÍCULO, AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM, QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INTEGRAL; FUNÇÕES E PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

IV - METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA, ANÁLISE DE TEXTOS E IMAGENS, USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, FÓRUNS DE DISCUSSÃO E ATIVIDADES.

V - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO QUE ATUE EM EMEF, CIEJA E EMEBS E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE EM DOT-P DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA.

VI - CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DIAS: 18/03, 15/04, 13/05 E 17/06/2016 HORÁRIO: 13H30 ÀS 17H30 LOCAL:DRE FREGUESIA/BRASILANDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 80 VAGAS

IX - REGENTE: MARA LOPES FIGUEIRA DE RUZZA – RF: 772.311.3/1

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES: SERÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO CURSO NO SETOR DE DOT-P. AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO FREGUESIA/ BRASILÂNDIA

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