sexta-feira, 11 de março de 2016

CURSO O LIXO NOSSO DE CADA DIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 11/03/2016 – PÁGINA 30
COMUNICADO Nº 09, DE 09 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O LIXO NOSSO DE CADA DIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: O DESAFIO DE MELHORAR E AMPLIAR O TRATAMENTO DE RESÍDUOS NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE, CONFORME A LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS 12.305/10, EXIGE UMA ARTICULAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM A SOCIEDADE CIVIL, NA BUSCA DE ALINHAR DISCURSOS, TEMPOS E PRÁTICAS. A RECICLAGEM, A SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS NA ORIGEM, A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DE COLETA SELETIVA E O TRABALHO DE TRIAGEM NAS CENTRAIS, CONSIDERANDO ATÉ MESMO A COMERCIALIZAÇÃO, ESTÃO IMBRICADOS E INTER-RELACIONADOS, SENDO A COMPATIBILIZAÇÃO DESSAS ETAPAS PRIMAZIA PARA A SUA GESTÃO. PARA SUA IMPLANTAÇÃO É CONDIÇÃO O ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE POR EXIGIR UMA NOVA POSTURA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS. CONFORME DESTACA O PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍ- DUOS SÓLIDOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM “INSTRUMENTO ESSENCIAL PARA IMPLANTAÇÃO DE MUDANÇAS E A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA NA GERAÇÃO, GESTÃO E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS”.

II - OBJETIVOS: - INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO E MANEJO DOS RESÍDUOS, TENDO COMO PRIORIZAÇÃO A NÃO GERAÇÃO, A REDUÇÃO, A REUTILIZA- ÇÃO, A RECICLAGEM E, POR FIM, O DESCARTE ADEQUADO DOS REJEITOS.

III - CONTEÚDO: - ECOLOGIA DAS CIDADES; CONSUMO E GERAÇÃO DE RESÍDUOS; - AS CARACTERÍSTICAS DO LIXO DA CIDADE DE SÃO PAULO; - TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS; - PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS DE SÃO PAULO; - RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

IV - METODOLOGIA: ENCONTROS COM MOMENTOS DIFERENCIADOS: O MOMENTO CONCEITUAL NO FORMATO DE APRESENTAÇÃO DIALÓGICA DE INFORMAÇÕES ACERCA DO TEMA RESÍDUOS E DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE E O MOMENTO FORMATO DE OFICINAS, NAS QUAIS SERÃO APRESENTADAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS E ANALISADAS. OBSERVAÇÃO: NO ULTIMO ENCONTRO, SERÁ REALIZADO ATIVIDADE DE ESTUDO DO MEIO NO PARQUE RAPOSO TAVARES, COM A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VISITA A CENTRAL DE TRIAGEM DO BUTANTÃ.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DATAS: 22 DE MARÇO; 05, 12 E 19 DE ABRIL DE 2016. HORÁRIO: 14H00 ÀS 17H00 LOCAL: RUA AZEM ABDALLA AZEM Nº 564 – JARDIM BONFIGLIOLI.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMA: 1

IX – REGENTES: RENÊ COSTA RF 605.326.2/2; SOLANGE CAVALCANTE DA SILVA REDOLFI RF 573.808.3/2

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) REFERENTE AOS TRABALHOS PESSOAIS SOLICITADOS NA FORMAÇÃO.

XI - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER PELO LINK HTTP://GOO.GL/FORMS/NBRVW09KJL


XII- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário