quarta-feira, 9 de março de 2016

CURSO OPTATIVO ÁGUA EM CURSO MULTIPLICADORES – MÓDULO I

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/03/2016 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 224, DE 08 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA - COPED, COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO ÁGUA EM CURSO MULTIPLICADORES – MÓDULO I:, CONFORME SEGUE:

I - JUSTIFICATIVA: A SME, EM PARCERIA COM A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, ALINHADA AOS IDEAIS, OBJETIVOS E METODOLOGIAS DEFINIDAS PELA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PELA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO PAULO, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE SENSIBILIZAR A COMUNIDADE EDUCATIVA PARA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO COTIDIANO, ASSIM COMO INCENTIVAR A ADOÇÃO DE ATITUDES RESPONSÁVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DESTE RECURSO, ESTÁ PROPONDO A CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, VISANDO A FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCACIONAL PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA.

II - OBJETIVO: FORMAÇÃO DOCENTE VISANDO O USO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARTICIPATIVAS E INTEGRADAS QUE POTENCIALIZEM A SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA O USO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS.

III - CONTEÚDO: UNIDADE 1: ÁGUA: CONSUMO SUSTENTÁVEL E SEUS USOS MÚLTIPLOS 1.1- ÁGUA: A NECESSIDADE DE SANEAMENTO (ÁGUA E ESGOTO); 1.2 OS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA; 1.3 A VIDA INDUSTRIAL: DIVERSOS SISTEMAS PRODUTIVOS E AÇÕES QUE COMPROMETEM A QUALIDADE DA ÁGUA; 1.4 A ÁGUA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS (ANA, ÁGUA NA MEDIDA CERTA); 1.5 O POTENCIAL HIDRELÉTRICO; 1.6 A VIDA AGRÍCOLA; 1.7 EVENTO CRÍTICO: ENCHENTE; 1.8 TRANSPORTE AQUAVIÁRIO;. 1.9 EVENTO CRÍTICO: SECA; 1.10 ÁGUA: DIFICULDADES DE ACESSO. A ÁGUA, 1.11 REDUÇÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA E IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE ÁGUA E 1.12 AÇÕES QUE COMPROMETEM A QUALIDADE DA ÁGUA: OS DEFENSIVOS AGRÍCOLAS. UNIDADE 2: SITUAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL 2.1- ÁGUA E POPULAÇÃO: OS CONTRASTES (MUITA ÁGUA E POUCA GENTE E POUCA GENTE E MUITA ÁGUA); 2.2 ÁGUA E QUALIDADE: ONDE ESTÁ A CONVERGÊNCIA? (NEM SEMPRE DISPONÍVEL POR CONTA DA QUALIDADE); 2.3 ÁGUA: USOS CONFLITANTES; 2.4 SITUAÇÕES QUE GERAM GERADORAS DE VULNERABILIDADE NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DA ÁGUA: REDUÇÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA, ESCASSEZ DE ÁGUA, ENCHENTES, 2.5 REGIÕES HIDROGRÁFICAS E 2.6 DISPONIBILIDADE HÍDRICA: USOS MÚLTIPLOS E VULNERABILIDADES – OS CONCEITOS E EXEMPLOS.

IV - PÚBLICO ALVO: O PROJETO DESTINA-SE FORMADORES, GESTORES E PROFESSORES DOS CICLOS INTERDISCIPLINAR, AUTORAL E ENSINO MÉDIO.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 25 HORAS - CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 05 HORAS - CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA: 20 HORAS

VI - CRONOGRAMA: FORMAÇÃO PRESENCIAL: DATA: 29 DE MARÇO DE 2016 HORÁRIO: 08H ÀS 13H LOCAL: UNINOVE. RUA VERGUEIRO, 235/249 – LIBERDADE – SÃO PAULO, BRASIL.

VII - TOTAL DE VAGAS: 330 VAGAS 11 TURMAS

VIII - REGENTES: ANDREIA MEDO LAGO DE MEDEIROS - R.F 792375-9 E EQUIPE DE FORMADORES DA FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPÚ, DESIGNADOS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS PARA FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO CURSO.

IX – CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUZ AO CERTIFICADO FORMADORES, GESTORES E EDUCADORES QUE PARTICIPAREM DE 100% DAS ATIVIDADES DO PROJETO E OBTEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

X - RECURSOS MATERIAIS: TEATRO PARA PARA REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PRESENCIAL; PLATAFORMA DIGITAL; MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DESTINADO AOS EDUCADORES E EDUCANDOS.

XI – INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO link http://goo.gl/forms/R1ggIphKfk  APÓS REALIZAR A INSCRIÇÃO, ACESSAR O link https:// www.aguaegestao.com.br/br/curso/361  PARA EFETUAR O CADASTRO NO CURSO.


XII- ÁREA PROMOTORA: / COORDENADORIA PEDAGÓGICA - SME - DOT EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário