sexta-feira, 25 de março de 2016

DRE ITAQUERA: CURSO OS BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/03/2016 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 01, DE 22 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OS BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, QUE DESTACA QUE A INCLUSÃO “SE ORGANIZA EM TORNO DE TEMPOS, RITMOS E CARACTERÍSTICAS DE TODAS AS CRIANÇAS, (SME ANEXO I/SÃO PAULO, 2013, P, 29), E QUE NO PROCESSO INCLUSIVO “NÃO É POSSÍVEL ESTABELECER MEDIAÇÃO SEM SABER COM QUEM SE ESTÁ FALANDO (...)” (SME/ SÃO PAULO, 2013, P.10). FAZ-SE NECESSÁRIA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE FORMA A CONTRIBUIR COM SUAS PRÁTICAS DIANTE DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS PRESENTES NO SEU COTIDIANO, TENDO EM VISTA, A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO – MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO”, A REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL POR INTERMÉ- DIO DA “ ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013 – AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRIMORANDO OLHARES” E A CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS DEFENDIDOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A CIDADE DE SÃO PAULO ( 2013-2016).

II - OBJETIVOS: -PROMOVER O RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. -AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O DIREITO E ESPECIFICIDADES DOS BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. - ASSEGURAR O RESPEITO A DIGNIDADE DOS BEBÊS E CRIANÇAS COMO PESSOA HUMANA.

III - CONTEÚDO: - HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A POLÍTICA PÚ- BLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA OS BEBÊS E CRIAN- ÇAS COM DEFICIÊNCIA. - ASPECTOS RELATIVOS ÀS DEFICIÊNCIAS: INTELECTUAL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA E MÚLTIPLA. - O BEBÊ E A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

IV - METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS: PRESENCIAL, LEITURA, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ÁUDIO VISUAIS, EXPOSIÇÃO DIALOGADA, ATIVIDADE PRÁTICA E REFLEXÃO DE SITUAÇÕES EM QUE A CRIANÇA ENQUANTO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE APRENDIZADO CONSTRUÍDO PELA MEDIAÇÃO COM O PROFESSOR.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA 1: 18/04, 20/04, 25/04 E 27/04/2016 DAS 19H ÀS 22H TURMA 2: 19/04, 26/04, 28/04 E 03/05/2016 DAS 19H ÀS 22H LOCAL: CEFOR DRE IQ - AVENIDA MARIA LUIZA AMERICANO, 2021

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: ALESSANDRA REIS NUNES RF:737.231.1; SANDRA REGINA PETRONE MOLLA RF: 781.768.1

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S) E FREQUÊNCIA DE 100%.

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS DAS 8H00 DO DIA 02/04/2016 ATÉ ÀS 17H00 DO 04/04/2016 OU TÉRMINO DAS VAGAS VIA LINK:
TURMA 1 (REDE DIRETA) http://goo.gl/forms/ePpuKXVprr
TURMA 2 (REDE INDIRETA) http://goo.gl/forms/BiLvR2kdDi
NÃO SERÃO CONSIDERADAS INSCRIÇÕES FORA DO PERÍODO E HORÁRIO ESTABELECIDO.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ITAQUERA

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