quinta-feira, 31 de março de 2016

CURSO PRESENÇA DA LITERATURA NA MÚSICA BRASILEIRA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2016 – PÁGINA 49
COMUNICADO Nº 367, DE 30 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA PEDAGÓGICA - COPED - ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS – AEL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO PRESENÇA DA LITERATURA NA MÚSICA BRASILEIRA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 

I - JUSTIFICATIVA: A MÚSICA HUMANIZA, SOCIABILIZA, AJUDA A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA, O RACIOCÍNIO E É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZADO ESCOLAR. O CURSO PRETENDE TRAZER UM PANORAMA HISTÓRICO DA MÚSICA BRASILEIRA E REPERTORIAR OS PROFESSORES, APRESENTANDO OBRAS PRIMAS DO CANCIONEIRO NACIONAL E DESENVOLVER POSSIBILIDADES DE TRABALHO, RELACIONANDO MÚSICA DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR. A PARTIR DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, PRESENTE NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, BUSCAMOS COM O CURSO VALORIZAR A POSSIBILIDADE DE UM CURRÍCULO AMPLIADO, DESENVOLVER PROJETOS, VALORIZAR A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PARA AÇÕES QUE PROPICIEM SOLUÇÕES ARTICULADAS E FUNDAMENTADAS. QUE O CURSO VALORIZE UM TRABALHO QUE DESPERTE A CURIOSIDADE, A INVENTIVIDADE, A PARTICIPAÇÃO E A VONTADE DE APRENDER.

II - OBJETIVOS: AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS, UTILIZANDO A MÚSICA BRASILEIRA; REPERTORIAR AOS EDUCADORES QUANTO À DIVERSIDADE E PRECIOSIDADE DO ACERVO MUSICAL BRASILEIRO; PROPICIAR A APRECIAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PRESENTES NA MÚSICA; FAVORECER A COMPREENSÃO DE ASPECTOS POLÍTICOS, CULTURAIS E SOCIAIS PRESENTES NO IMAGINÁRIO LITERÁRIO DAS CANÇÕES E DO CONTEXTO QUE GERARAM AS CANÇÕES; PROMOVER O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES (AUTORIA), A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ATIVIDADES LÚDICAS DE MOTIVAÇÃO, QUE LEVEM AO ENCANTAMENTO PELA LEITURA E PELA LITERATURA.

III - CONTEÚDO: A CADA ENCONTRO SERÃO APRESENTADAS OBRAS DE ARTISTAS DE DETERMINADAS ÉPOCAS QUE FORAM DETERMINANTES NO IMAGINÁRIO COLETIVO. O CURSO TERÁ AUDIÇÕES E ANÁLISE DE MÚSICAS, ACOMPANHADO DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM SEUS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS. CADA ENCONTRO CONTARÁ TAMBÉM COM UM SEGUNDO MOMENTO, COM A PRESENÇA DE UM CONVIDADO, TRAZENDO A ABORDAGEM TEÓRICA E ARTÍSTICA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE MÚSICA E LITERATURA.

IV - METODOLOGIA: APRESENTAÇÃO DE TRECHOS LITERÁRIOS E TEÓRICOS QUE SITUAM A RELAÇÃO ENTRE MÚSICA E LITERATURA; UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS E ÁUDIOS DE MÚSICAS PARA SENSIBILIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PANORAMA HISTÓRICO MUSICAL BRASILEIRO.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, BIBLIOTECÁRIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVA - BIBLIOTECA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS, SENDO 20 HORAS PRESENCIAIS E 04 HORAS PARA ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM LOCAL DE LIVRE ESCOLHA.

VII - CRONOGRAMA: CRONOGRAMA: 09/04, 16/04, 30/04, 14/05 E 21/05/2016 HORÁRIO DE TODAS AS TURMAS DAS 09H00 ÀS 13H00 LOCAL: AUDITÓRIO DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS. LARGO DO AROUCHE, 324 - REPÚBLICA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6

IX - REGENTES: SAMIR AHMAD DOS SANTOS - RF: 794.413.6; MARIA SUELI FONSECA GONÇALVES - RF: 669.209.5; SUELI APARECIDA VAZ - RF: 591.086.2 E SOLANGE ROMAGNOLI DE ANDRADE - RF: 606.912.6 OBSERVAÇÃO: HAVERÁ REGENTES CONVIDADOS PARA CONDUZIR A FORMAÇÃO EM CADA UMA DAS TURMAS.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA IGUAL OU SUPERIOR A 80% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES A PARTIR DE 29/03/2016, ATÉ O PREENCHIMENTO DO LIMITE DE VAGAS, POR MEIO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, PELO LINK : http://goo.gl/forms/gCgPjFVFHr  


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/GABINETE/COPED - ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS – AEL

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